Badajoz: “Do Inesgotável” de Pedro Calhau em exposição MEIAC

O Museu Estremenho e Iberoamericano de Arte Contemporânea (MEIAC), de Badajoz, acolhe, a partir desta quinta-feira, 15 de julho, a exposição “Do Inesgotável”, do artista Pedro Calhau.

A mesma mostra este patente ao público, até ao passado dia 4, no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida de Évora.

Esta exposição inclui-se no Projeto Campo Aberto, uma colaboração entre as duas instituições, com o objetivo de promover e dar a conhecer o trabalho de artistas originários da Extremadura e do Alentejo, assim como aprofundar a colaboração transfronteiriça e o diálogo entre territórios.

A exposição pode ser visitada de terça a sábado, das 10 às 14 horas e de 17.30 às 20 horas, aos domingos e feriados das 10 às 14 horas. A entrada é gratuita.

Número de novos casos Covid continua a aumentar na Estremadura

A Estremadura espanhola notificou esta quinta-feira, dia 15, 482 novos casos de Covid-19 não havendo mortes a lamentar.

Nos hospitais estremenhos estão internados 38 doentes, três em Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Badajoz, 133; Mérida, 88; Llerena – Zafra, 60; Cáceres, 53; Don Benito, 50; Plasencia, 48; Coria, 9 e Navalmoral de la Mata, 5.

Novas regras para Elvas que está em risco muito elevado

O concelho de Elvas faz parte da lista de 47 concelhos com risco muito elevado (ver mapa abaixo) por se encontrar acima de 480 casos por 100 mil habitantes, o limite aplicado aos territórios de baixa densidade. No Alentejo, fazem ainda parte desta lista Avis, no distrito de Portalegre, e Sines, no distrito de Setúbal.

O concelho de Elvas fica agora debaixo das seguintes restrições:

  1. O teletrabalho é obrigatório;
  2. Espetáculos culturais até às 22.30 horas;
  3. Casamentos e batizados com 25% da lotação do local;
  4. Restauração até às 22.30 horas;
  5. Comércio a retalho até às 21 horas durante a semana. Nos fins de semana e feriados, o retalho alimentar pode funcionar até às 19 horas e o não alimentar até às 15.30 horas;
  6. Limite de circulação a partir das 23 horas.

Na restauração e alojamentos, partir de sexta feira, é necessário apresentar certificado digital ou teste negativo, ao fim de semana e feriados.

Elvas com mais quatro casos Covid e 20 altas

Elvas regista, esta quinta-feira, dia 15 de julho, mais quatro casos de infeção por Covid-19 e a recuperação de 20 doentes.

Há, agora, 71 casos ativos de infeção no concelho.

Num total de 1533 casos registados, desde o início da pandemia, em Elvas, já recuperaram 1434 pessoas.

Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 28 pessoas.

Festival Internacional de Música de Marvão de 23 de julho a 1 de agosto

Entre os dias 23 de julho e 1 de agosto, irá realizar-se a 7ª edição do Festival Internacional de Música de Marvão, depois de ter sido adiado no ano passado, devido à pandemia.

Tem-se assistido ao cancelamento de festivais, mas será possível assistir via streaming e presencial a este Festival. Deste modo, a vila alentejana de Marvão volta a ser palco de diversos concertos de música clássica, com a participação de vários artistas nacionais e internacionais.

O dia 23 de julho, pelas 19.30 horas será marcado pela Gala de Abertura Grupo Ageas Portugal, com uma atuação da Orquestra de Câmara de Colónia, dirigida pelo maestro Christoph Poppen e com a participação de Horácio Ferreira, vencedor da 1ª edição do Prémio Novos Talentos Ageas, entre outros músicos de renome.

Portugal registou mais 3641 casos de Covid-19

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 3641 novos casos de infeção, cinco mortes e 2268 recuperados de Covid-19.

Esta quinta-feira, dia 15, 774 (+40) doentes estão internados, 174 (+3) em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.187 mortes, 920.200 casos de infeção e 854.537 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Alentejo com mais 97 casos Covid

A região Alentejo regista, esta quinta-feira, dia 15, mais 97 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 32.077 infetados e 976 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Escola de Verão da Comissão europeia já tem candidaturas abertas

Já estão abertas, até domingo, as candidaturas para a Escola de Verão, da Comissão Europeia, que vai decorrer na vila de Alcoutim, no Algarve.

Esta é a 4ª edição da Escola de Verão, e vai decorrer entre 27 e 30 de agosto, tendo como objetivo “promover o encontro de jovens, para debater, promover a sua participação e torná-los mais ativos nas questões da União Europeia”. Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, adianta que esta Escola irá reunir cerca de “30 estudantes, que frequentem um estabelecimento de ensino superior, até aos 30 anos de idade, e que venham das áreas das Relações Internacionais, Ciência Política, estudos europeus e jornalismo”.

A participação na Escola de Verão da Comissão Europeia é gratuita, estando as despesas a cargo da própria comissão, como alojamento e refeições do programa. Quem tiver interesse pode consultar a página do Europe Direct Alto Alentejo, ode podem consultar o regulamento, bem como efetuar a sua candidatura.

Esta escola de verão irá acontecer, se as condições relativas à pandemia o permitirem. A Escola de verão da Comissão Europeia é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”.

Campo Maior sem novos casos Covid esta quinta-feira

O concelho de Campo Maior não regista, esta quinta-feira, dia 15, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém com três casos ativos.

Desde o início da pandemia foram registados 658 casos de infeção, dos quais 644 já recuperaram e 11 perderam a vida.