Cuidados a ter com o sol no Elvas Mais Solidária

Verão é sinónimo de liberdade, dias compridos, praia, diversão e muito Sol. Mas, apesar do sol trazer benefícios como ajudar na síntese da Vitamina D que é necessária para a fixação de cálcio nos ossos, devemos estar alerta para os cuidados a ter com este e com a exposição excessiva.

Na edição desta semana do programa Elvas Mais Solidária, Jéssica Timóteo (na foto), enfermeira no Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, aborda os riscos da exposição excessiva ao sol e ao calor intenso uma vez que “é perigoso para a saúde, porque potencia o envelhecimento precoce da pele, o aparecimento de queimaduras assim como também de lesões pré-cancerosas e neoplasias, temos os conhecidos golpes de calor e ainda o agravamento de doenças crónicas”.

A exposição solar proporciona benefícios para a saúde, desde que esta exposição seja feita, segundo Jéssica Timóteo “adequadamente, ou seja, antes das 10h da manhã e após as 17h”. Esta acrescenta ainda que “devemos ter em conta que quando estamos na praia, o facto de estarmos debaixo do chapéu de sol, a água do mar e a areia refletem os raios solares, assim como o facto de estarmos dentro de água não evita as queimaduras solares das zonas corporais que estão expostas. Devem, então, aplicar protetor solar com um índice de proteção adequado ao fototipo de cada pele, 20 a 30 minutos antes da exposição solar e renovar a aplicação de  2 em 2 horas”.