Semana das sopas de 5 a 11 deste mês em Vila Viçosa

A Semana das Sopas, integrada no Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa”, decorre entre os dias 5 e 11 de Julho.

O pão é um elemento obrigatório da “dieta alentejana”, ao qual é dado um tratamento de rei, comprovado na grande variedade de sopas, açordas, migas e ensopados.

As sopas de origem pobre e rural, dos tempos em que a alimentação das famílias estava limitada ao que era cultivado, enriqueceram a gastronomia alentejana através dos sabores singelos que se encontrou com a adição do pão (preferencialmente duro) a uma mão cheia de ervas aromáticas, que garantem o sabor típico das sopas alentejanas, saber e arte transmitidos ao longo de várias gerações. Estes fatores tornaram a gastronomia alentejana simples e imaginativa, onde podemos encontrar os ingredientes de cada época.

Os apreciadores poderão degustar, num dos restaurantes aderentes, uma das receitas de sopa alentejana, como a sopa de tomate, de feijão com repolho, de beldroegas, de cação, o gaspacho simples, a açorda de bacalhau ou a sopa da panela.

O Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa” decorre durante o ano na primeira semana de cada mês, dá corpo e alma à oferta gastronómica do concelho e pretende elevar mais alto esta oferta, aliciar e levar aos estabelecimentos de restauração do concelho os muitos turistas e visitantes que procuram a vila, com ofertas gastronómicas temáticas que evidenciam o melhor que há para degustar em Vila Viçosa.

Mais 250 casos de Covid-19 identificados na Extremadura

A Estremadura espanhola regista, este sábado, dia 3 de julho, mais 250 casos de Covid-19 e nenhuma vítima mortal, associada à doença.

Destes novos casos, 88 foram registados na área de Saúde de Badajoz.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1768 pessoas.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 64 doentes, num total de 76.253 recuperações.

Nos hospitais da região, encontram-se agora internadas 14 pessoas, quatro em Unidades de Cuidados Intensivos.

Elvas regista mais sete casos de Covid-19

Elvas regista, este sábado, 3 de julho, sete novos casos de Covid-19, havendo agora 63 casos ativos de infeção no concelho.

Num total de 1450 casos registados, desde o início da pandemia, em Elvas, já recuperaram 1359 pessoas.

Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 28 pessoas.

Saiba onde se encontram os radares da PSP este mês

Muitos portugueses estão de férias neste mês de julho, o que é sinónimo, muitas vezes, de viagens mais longas nas estradas.

Para que se evitem multas, ou situações mais graves, é importante que os limites de velocidade sejam cumpridos. Como tal, a PSP, como já vem sendo hábito, anuncia onde vão estar colocados os radares de controlo de velocidade, em cada um dos distritos do país.

Saiba onde se encontram, e em que datas, em Portalegre e Évora:

PORTALEGRE

20/jul/21 08H00 Av. Extremadura Espanhola – Portalegre

22/jul/21 18H00 Zona Industrial – Portalegre

27/jul/21 08H00 EN 246 – Portalegre

ÉVORA

06/jul/21 10H00 EN 18 ao Gil – Estremoz

12/jul/21 09H00 EN Bairro Frei Aleixo – Évora

15/jul/21 09H00 EN 114 – Avenida Túlio Espanca (Montemor/Évora) – Évora

20/jul/21 09H00 Av. D. Manuel Trindade Salgueiro – Évora

21/jul/21 10H00 EN 18 ao Gil – Estremoz

28/jul/21 09H00 CM 1094 – Estrada do Bairro de Almeirim – Évora

Covid-19: 78 novos casos identificados no Alentejo

O Alentejo regista este sábado, 3 de julho, 78 novos casos de Covid-19, mas nenhum óbito associado à doença, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Desde o início da pandemia, na região, foram reportados 31.220 casos de infeção e 973 mortes.

Mais 2.605 casos Covid e quatro óbitos em Portugal

Portugal regista este sábado, 3 de julho, 2.605 novos casos de infeção por Covid-19 e mais quatro mortes associadas à doença.

Mantendo-se a tendência registada nos últimos dias, regista-se hoje um aumento do número de internamentos. Há hoje mais 11 pessoas internadas, num total de 543. Em Unidade de Cuidados Intensivos há mais quatro doentes, num total de 122.

Nas últimas 24 horas, foram reportados pela Direção-Geral da Saúde mais 1.718 casos de recuperação da doença.

A área de Lisboa e Vale do Tejo volta a ser a que mais novos casos de infeção reporta no país, com 52,2% do total das novas infeções, concentrando um total de 1.362 novos casos.

Desde março do ano passado, Portugal registou um total de 17.112 óbitos, 887.047 casos de infeção e 833.197 recuperações.

Governo antecipa toma da segunda dose da vacina da AstraZeneca

O Governo decidiu acelerou o processo de antecipação da tomada da segunda dose da vacina da AstraZeneca.

Os utentes que tomaram a primeira dose desta vacina até 25 de abril devem tomar a segunda dose até amanhã, 4 de julho.

Já quem tomou a primeira dose de 26 de abril a 16 de maio deve tomar a segunda entre 5 e 11 de julho. Os utentes que tomaram a primeira entre 17 e 23 de maio devem tomar a segunda a partir de 12 de julho.

Os utentes devem apresentar-se no centro de vacinação onde tomaram a primeira dose. No Centro Comunitário de Campo Maior, a vacinação destes utentes realiza-se às terças, quartas e sextas-feiras,  entre as 11 horas e o meio-dia. Já no caso de Elvas, estes utentes devem apresentar-se, entre segunda a sexta-feira, no Centro de Negócios Transfronteiriço, também entre as 11 horas e o meio-dia.

“Alunos já estão sensibilizados para a reciclagem”, diz professora de Monforte

A Escola Básica n.º1 de Monforte obteve a melhor pontuação do distrito de Portalegre no concurso Academia Ponto Verde (APV), com quase sete mil pontos.

Esperança Pinto, professora de inglês no Agrupamento de escolas de Monforte, refere que “a preocupação ambiental faz já parte da consciência dos alunos que se empenharam muito nas atividades propostas. Nós somos uma eco escola e fazemos imensas atividades a favor do ambiente e então eles já estão sensíveis a estas questões.

O desafio Ponte Verde teve início, em Monforte, “com um debate organizado pelos alunos com o objetivo de trocar ideias, no sentido de melhorar as questões ambientais na escola. Contaram também com jogos relacionados com a reciclagem e outras atividades”.

Esperança Pinto diz ainda que só se aperceberam do concurso “a meio do ano letivo e mesmo assim decidiram inscrever-se. A nível nacional ficámos em quinto lugar , o que é bastante bom também”.

As 20 escolas com maior pontuação, uma por cada distrito, recebem um conjunto de ecopontos em plástico reciclado e um prémio monetário de 100 euros.

O desafio da Sociedade Ponto Verde que procura incentivar a adopção de boas práticas de reciclagem nas escolas de todo o país mobilizou neste ano lectivo mais de 200 escolas e milhares de alunos de norte a sul.

Mais um dia sem novos casos de Covid-19 em Campo Maior

Campo Maior não regista este sábado, dia 3 de julho, novos casos de Covid-19.

Desde o dia 23 de junho que o concelho se encontra sem qualquer caso ativo de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 655 casos de Covid-19, dos quais 644 já estão curados. Da doença, no concelho, morreram 11 pessoas.

Gala do Património decorre no MAEE

A Câmara Municipal de Elvas vai organizar hoje uma Gala do Património para comemorar o 9º aniversário da classificação da “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações” como Património Mundial.

A Gala “vai contar com a presença da cantora Cuca Roseta, Rui Drumond, e a participação especial de Ruy de Carvalho. Em palco vai estar também a Orquestra Ibérica”, de acordo com Luís Zagalo, diretor musical do evento.

O músico refere que este concerto pretende recuperar “o entusiasmo de todos aquando da classificação da UNESCO. Este concerto pretende associar a monumentalidade do património de Elvas ao património imaterial e, ao mesmo tempo, aliar a música dando origem ao património dos afetos e dos sentimentos”.

A evento está inserido no programa do Cultura em Rede, da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, com financiamento do Programa Operacional do Alentejo 2020, e conta com o apoio da Academia de Música de Elvas e Pautas e Melodias.