BIME decorre em Évora de 1 a 6 de junho

BIMEA 15.ª edição da Bienal Internacional de Marionetas de Évora decorre entre os dias 1 e 6 de Junho com um encontro exclusivamente dedicado à marioneta portuguesa.

Como é tradição desde a 1.ª edição da BIME, em 1987, os anfitriões desta celebração da marioneta são os Bonecos de Santo Aleixo e na 15.ª edição vão-se-lhes juntar 22 companhias nacionais, vindas de norte a sul do país.

Nesta Bienal “de pernas para o ar” os espetáculos de rua ficaram de fora da programação, mas há espaço para três sessões itinerantes. Estas serão protagonizadas pela Companhia Marimbondo, pela Boca de Cão e pela parceria entre o Delphim Miranda, os GiGaBombos do Imaginário e o Curso Profissional de Artes do Espetáculo da Escola Secundária André de Gouveia, e irão percorrer diariamente a calçada eborense para animar as ruas. Ainda que sem as habituais paragens.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Ao todo, a BIME 2021 terá 24 espetáculos, repartidos por 78 sessões, que irão decorrer em 13 espaços da cidade de Évora, incluindo o Teatro Garcia de Resende que reabre as suas portas depois das obras de remodelação iniciadas em Maio de 2020.

Nesta BIME os bilhetes são gratuitos mas a reserva é obrigatória. De segunda a domingo, entre as 10h e as 18h, as reservas de bilhetes estão disponíveis através dos contactos 913 610 202 ou 913 610 194.

Ainda assim, algumas das sessões vão ser transmitidas em direto, através da página de Facebook da BIME:

DIA 1 – 17H00 – Delphim Miranda + GiGaBombos do Imaginário + Curso Profissional de Artes do Espetáculo da Escola Secundária André de Gouveia;

DIA 2 – 10H00 – Marionetas Rui Sousa no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo;

DIA 4 – 11H00 – Teatro e Marionetas de Mandrágora no Pátio do Antigo Edifício da EDP (Largo Alexandre Herculano);

DIA 6 – 22H00 – Encerramento no Jardim das Canas com fogo preso.

[/shc_shortcode]

Estremadura espanhola regista 51 novos casos de Covid-19

Praça Alta BadajozA Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 51 novos casos de Covid-19 não havendo mortes a lamentar, pelo quarto dia seguido.

As autoridades de saúde registam este sábado, dia 29, 22 pessoas internadas, 10 nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Badajoz, 17; Llerena – Zafra, 8; Navalmoral de la Mata, 7; Cáceres, 7; Plasencia, 4; Don Benito, 4; Mérida, 3 e Coria, 1.

Elvas sem novos casos de Covid-19

Castelo ElvasO concelho de Elvas não regista novos casos de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1377 casos de infeção, sendo que cinco estão ativos, 1344 recuperaram e 28 pessoas morreram.

Portugal sem óbitos tem 609 casos Covid

covid19-2-RCMPortugal registou, nas últimas 24 horas, 609 novos casos de infeção, zero óbitos e a recuperação de 510 doentes.

Os 609 novos casos das últimas 24 horas concentraram-se em Lisboa e Vale do Tejo, com 327 (54%), e Norte, com 164 (27%). O número de casos ativos subiu: são 22.633, mais 99 que ontem

Este sábado, dia 29 de maio, 244 doentes estão internados ( menos dois que ontem), dos quais 49 em unidades de cuidados intensivos (menos três de sexta-feira para sábado).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.023 mortes, 848.213 casos de infeção e 808.557 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 559 casos na sexta-feira 21 de maio; 523 casos no sábado 22 de maio; 413 casos no domingo 23 de maio; 241 casos na segunda-feira 24 de maio; 375 casos na terça 25 de maio; 594 casos na quarta-feira 26 de maio; 572 casos na quinta 27 de maio; e 598 casos na sexta-feira 28 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Envolvente ao Santuário de N. Senhora d’Aires requalificado por 800 mil euros

ObrasExteriorSantuarioNossaSenhoraDAiresDepois de requalificado o Santuário de Nossa Senhora d’Aires, em Viana do Alentejo, que entretanto já reabriu para receber os fiéis, a Câmara Municipal tem vindo agora a realizar um conjunto de obras de requalificação paisagística e ambiental da envolvente àquele espaço religioso.

O objetivo, garante o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, é tornar o espaço “mais agradável e harmonioso”, sendo o Santuário um forte motivo para conduzir turistas ao concelho, que, de alguma forma, acabam por ajudar a economia local. “Procedemos ao enterramento das infraestruturas de comunicações, abastecimento de água, estamos a tratar da drenagem do espaço”, revela.

Também foi criado “um ordenamento para estacionamento e para espaços pedonais”. “Tentámos que ficasse tudo harmonioso, para que o espaço ficasse ainda mais acolhedor”, comenta ainda o autarca.

Nesta requalificação foram investidos cerca de 800 mil euros, com comparticipação de fundos comunitários, em 600 mil.

Campo Maior regista uma recuperação de Covid-19

Campo MaiorDe acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, o concelho de Campo Maior registou a recuperação de um doente.

Este sábado, dia 29, Campo Maior tem cinco casos ativos, sendo que dos 654 casos confirmados, 638 já recuperaram e 11 pessoas perderam a vida.

Câmara de Elvas investe 190 mil euros na Av. 14 Janeiro

AutoConsignacao10Maio2021ElvasO auto de consignação da segunda fase da obra de requalificação da Avenida 14 de Janeiro, em Elvas, já foi assinado.

Trata-se da última intervenção naquela avenida que, de acordo com o presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, irá incidir na zona em frente ao mercado municipal da Casa das Barcas, depois das obras já feitas junto ao hotel Villa Galé, do meio baluarte até à Casa das Barcas e do arranjo do parque do fosso.

“Estamos perante mais uma fase, o que quer dizer que a obra não começou hoje. Por acaso a designação é segunda fase, mas poderíamos considerá-la quase como a quarta fase”, garante Mocinha. Neste última intervenção, será levada a cabo a requalificação dos pisos e uma reorganização do espaço, com o objetivo de deixar aquela zona “mais agradável para quem ali vive e para quem visita a cidade”.

O autarca recorda ainda que esta obra está incluída no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), lançado há mais de quatro anos, pelo que desmente quem diz “que a Câmara nada faz”. “Contrariamente àquilo que eu vou ouvindo e lendo, este plano não foi feito este ano, na semana passada, nem se inventa uma obra hoje. Tem sido gerido e tem-se feito as obras, ao longo do tempo”, revela.

No PEDU, lembra Nuno Mocinha, “constava, por exemplo, a faceira da Cisterna – que já está feita há algum tempo”. Para além disso, “consta arranjar os largos de São Domingos, dos Combatentes e o dos Terceiros” e um outro conjunto de obras. “Está tudo programa”, assegura.

“As obras não surgem de um dia para o outro e para quem está, minimamente atento, sabe que a Câmara tem feito obras desde há muitos anos a esta parte. Basta conhecer Elvas para saber que Elvas de hoje é diferente de Elvas de há 28 anos”, remata Mocinha.
Esta última intervenção na Avenida 14 de Janeiro resulta de um investimento de cerca de 190 mil euros. Prevê-se que a obra possa estar concluída nos próximos três meses.

Espetáculo de Stand-up Comedy esta noite de sábado em Campo Maior

imperfectus Campo Maior dia 29Um espetáculo de Stand Up Comedy, com os Imperfecthus tem lugar hoje, sábado, dia 29, no Centro Cultural de Campo Maior.

Trata-se de um espetáculo onde os Imperfecthus partilham os seus conflitos, os seus vícios e o que vai na mente. As personagens também se destacam em épicas batalhas de rimas.

Com o processo de desconfinamento, e tal como refere Vanda Alegria, vereadora na Câmara de Campo Maior, “o Centro Cultural volta a ter vida”, com o retomar da programação cultural. Para tal a vereadora convida a população para assistir a este espetáculo, de uma dupla com “muito sucesso no youtube”, e apela a que “comprem os bilhetes antecipadamente, uma vez que a lotação será reduzida”, e relembra que é obrigatório o uso de máscara ou viseira.

Os bilhetes para o espetáculo dos Imperfecthus estão à venda no Centro Cultural, no Posto de Turismo e em Ticket Line. O espetáculo está marcado hoje, às 21 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.

Euromilhões com jackpot de 88 milhões de euros

euromilhoesRCM.pngO próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai ter um jackpot de 88 milhões de euros uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 198 mil euros, vai ser entregue a quatro jogadores com aposta registada no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, no valor de 23 mil euros, vai contemplar oito apostadores, também no estrangeiro. Em Portugal, ficaram três quartos prémios no valor de 2.500 euros.

A chave vencedora do concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 11 – 13 – 16 – 34 – 40 e pelas estrelas 1 e 12.