Dia Mundial da Voz assinala-se esta sexta-feira

DiaMundialVozO Dia Mundial da Voz celebra-se hoje, dia 16 de abril, uma data que tem por objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar.

Este dia é celebrado em mais de 60 países no mundo, para tal a Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia, nomeadamente a comissão de voz e laringologia associam-se à Sociedade de Terapia da fala para dar mais ênfase a estas questões. Clara Capucho, especialista da voz profissional, médica Doutorada e Especialista em Otorrinolaringologista explica que se torna cada vez mais importante “fazer o rastreio da voz, que permite um diagnóstico precoce, de eventuais problemas, apesar de os rastreios ainda estarem condicionados devido à pandemia”. Este ano os rastreios na Unidade de voz em Lisboa voltaram a ser presenciais.

Fatores como tabagismo e excesso de álcool contribuem para problemas na voz. Para evitar problemas na voz, a médica Clara Capucho aconselha a “beber água, não pigarrear, uma vez que provoca o refluxo, que vai prejudicar a voz”, não comer e ir diretamente para a cama, para contrariar refluxo laríngeo e diminuir a ansiedade, que atraiçoa a voz, e muitas vez os profissionais de voz, quando falam, emocionalmente, podem perder a voz”.

Clara Capucho dá ainda alguns exemplos de formas de preparação e aquecimento de voz, como “exercícios vocais, bocejar, porque baixa a laringe e coloca-a no sítio, comer uma maçã é das melhores coisas para ajudar nas cordas vocais e aquecimento vocal, uma vez que os músculos mastigadores estão lá todos, também a ingestão de infusões de plantas, ajuda”. “Temos que defender a voz, e para além de defender este dia, é importante fazer rastreios e diagnósticos precoces, de forma a evitar o pior: o cancro da laringe”, alerta a médica..

Este ano o tema para o Dia Mundial da Voz é “Um Mundo, muitas vozes”, que é dado pela Academia Americana, que para a médica Clara Capucho lembra que, “cada um tem uma voz que é a sua impressão digital vocal, que é insubstituível, podemos ter um mundo mas cada um tem a sua voz que deve cuidar e preservar”.

A má utilização da voz leva a lesões, por exemplo, se notar uma rouquidão ou alterações da voz, que duram mais de três semanas, deve dirigir-se a um médico especialista otorrinolaringologista. Neste dia Mundial da Voz, alguns centros hospitalares realizam rastreios no sentido de prevenir algum tipo de problema.

O Dia Mundial da Voz foi comemorado pela primeira vez em 2003, por sugestão de Mário Andrea, professor de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Lisboa.