Alandroal e Beja não avançam para a terceira fase de desconfinamento

Antonio CostaAntónio Costa, primeiro-ministro português, informou hoje o páis que se pode “dar o passo de avançar”, com as medidas de desconfinamento previstas para a próxima segunda-feira, dia 19 de abril, mas há sete concelhos no continente acima do limiar de risco de incidência da Covid-19, que não avançam no desconfinamento.

Após o Conselho de Ministros, António Costa, na conferência de imprensa, disse que há sete concelhos que ficam na segunda fase de desconfinamento: Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela.

Mais grave é a situação para quatro concelhos, que recuam e voltam ao confinamento: Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior.

Outros treze concelhos (Alzejur, Almeirim, Barrancos, Mêda, Miranda do Corvo, Miranda do Douro, Olhão, Paredes, Penalva do Castelo, Resende, Valongo, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Famalicão) desconfinam, mas assim que fiquem acima dos 120 mil casos por 100 mil habitantes “têm de ter particular atenção sobre a forma como controlam a pandemia no seu território durante os próximos 15 dias”.

Fronteira terreste com Espanha continua fechada

FronteiraApesar de Portugal avançar para a terceira fase de desconfinamento e da melhoria da evolução da pandemia também em Espanha, as fronteira terrestres com Espanha vão continuar fechadas, até ao final do mês de abril.

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta tarde que “no âmbito do acordo com o País vizinho, para controlo da pandemia e por precaução, as fronteiras vão continuar fechadas”.

Desconfinamento avança, mas sete concelhos terão de esperar e quatro retrocedem

AntonioCostaO primeiro-ministro anunciou esta tarde que segunda-feira, dia 19 de abril, se inicia a terceira fase do desconfinamento, embora haja sete concelhos que não avançam, entre eles Alandroal e Beja, e quatro concelhos, como Moura e Odemira, que retrocedem para a fase anterior.

A partir de 19 de abril passa a haver ensino presencial para alunos do Secundário e Ensino Superior. Os restaurantes, cafés e pastelarias passam a poder servir no interior, em mesas até quatro pessoas, e no exterior em esplanadas até seis pessoas. Todas as lojas e centros comerciais podem abrir, tal como teatros, cinemas, auditórios e demais salas de espetáculos.

Os casamentos e batizados podem realizar-se com 25% da lotação. O desporto não terá espectadores e as modalidades de médio risco podem voltar à atividade. Ao ar livre podem praticar desporto grupos de até seis pessoas.

Mais 133 casos Covid e dois óbitos na Estremadura espanhola

CovidA Estremadura espanhola regista esta quinta-feira, 15 de abril, mais 133 casos de Covid-19 e dois óbitos.

Nos hospitais da região encontram-se agora internadas 89 pessoas, oito em Unidades de Cuidados Intensivos.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 78 doentes, num total acumulado de 70.644 altas.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1.740 pessoas.

GNR abre vagas para Curso de Formação de Guardas

Recrutamento GNRA Guarda Nacional Republicana (GNR) abriu o procedimento concursal para a constituição de uma reserva de recrutamento de, no máximo 2000 candidatos, para o preenchimento das vagas para admissão ao Curso de Formação de Guardas (CFG) da GNR que vierem a ser definidas por despacho conjunto dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da administração interna, encontrando-se o concurso aberto por um período de 10 dias úteis (até dia 22 de abril).

As candidaturas são efetuadas exclusivamente através do preenchimento de um formulário eletrónico, disponível no portal de recrutamento que pode ser acedido pelo link https://recrutamento.gnr.pt/, e onde também poderão ser consultadas as condições de admissão, documentação exigida e demais informações sobre o processo de seleção.

Após uma primeira fase documental, seguir-se-á a convocação para as provas de seleção, designadamente, de conhecimentos, físicas, de avaliação psicológica e exame médico.

Para esclarecimento de dúvidas sobre esta matéria a Guarda poderá ser contactada por email recrutamento@gnr.pt ou através do número 808 200 247.

Montemor com solução temporária até ter Área de Serviço para Autocaravanismo

AutocaravanismoMontemorNo decorrer da alteração do Código da Estrada, que proíbe a pernoita e o aparcamento de autocaravanas ou similares fora dos locais expressamente autorizados para o efeito, o Município de Montemor-o-Novo, como medida de apoio ao turismo, procedeu à instalação de sinalização na zona do Rossio, em frente à Praça de Touros.

Assim, garante a presidente da Câmara de Montemor, Hortênsia Menino, é permitido aos autocaravanistas aparcarem os seus veículos, possibilitando a sua visita ao concelho. “Esta sinalização ficará assim instalada apenas até à concretização da Área de Serviço para Autocaravanismo, que já tem financiamento aprovado pelo Turismo de Portugal e que está em fase contratação para a sua intervenção”, adianta.

O projeto carece agora de toda uma intervenção, para dotar o espaço das infraestruturas necessárias para o efeito. “O espaço em si carece de uma intervenção de obra para dotar o espaço das características técnicas, nomeadamente os locais de estacionamento e todas as áreas técnicas que são obrigatórias para este tipo de áreas de serviço e é essa fase de preparação do concurso para essa obra que estamos a fazer neste momento”, explica ainda.

Hortênsia Menino garante ainda que esta área de serviço vai permitir que mais turistas visitem o concelho de Montemor, tendo a perspetiva que, até então, já muita gente quer conhecer melhor a região. “Há de facto um interesse muito grande em conhecer, não só a região Alentejo, mas também o nosso concelho, pelo consideramos que esta resposta vai qualificar a oferta turística do nosso concelho e dar mais uma oportunidade de ficar cá alguns dias, frequentar o nosso comércio local e visitar os nossos monumentos”, remata.

Na obra da área de serviço, que ficará localizada junto à Piscina Coberta Municipal, será feito um investimento de cerca de 135 mil euros. Aquela infraestrutura, para além da pernoita e o aparcamento, permitirá abastecer as autocaravanas de água potável, carregar as baterias elétricas do veículo e proceder ainda ao despejo dos detritos que se acumulam nas viagens.

Mais 21 casos de Covid-19 no Alentejo

covid19-2-RCMForam identificados, nas últimas 24 horas, 21 novos casos de Covid-19 no Alentejo, de acordo com o boletim epidemiológico desta quinta-feira, dia 15 de abril, da Direção-Geral da Saúde.

Hoje, e à semelhança dos últimos dias, não há registo de vítimas mortais associadas à doença, na região.

Desde a chegada da Covid-19 ao Alentejo, foram registados 29.486 casos de infeção e 970 óbitos.

Portugal regista mais duas mortes e 501 novos casos

covid19-RCMNas últimas 24 horas, Portugal registou duas mortes devido à pandemia e 501 novos casos de infeção. De ontem para hoje 542 pessoas recuperam da doença.

Esta quinta-feira, dia 15, 423 (-24) doentes estão internados, 109 (-7) em unidades de cuidados intensivos (UCI).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 16.933 mortes, 829.358 casos de infeção e 787.011 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Homem detido por tráfico de estupefacientes em Campo Maior

GNR Portalegre - Apreensão cannabis Campo MaiorUm homem de 34 anos foi detido ontem, quarta-feira, dia 14, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Campo Maior, pelo Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Elvas.

No decurso de uma investigação por tráfico de estupefacientes, os militares da Guarda apuraram que o suspeito cultivava plantas de canábis num anexo à residência com o fim de as comercializar.

No seguimento das diligências policiais, foram efetuadas quatro buscas, uma domiciliária e três em veículos, que resultaram na apreensão de 492 doses de liamba; 567 doses de anfetaminas; onze plantas de canábis; dois quilos de tabaco em folha triturado; 20 sementes de canábis; 2 890 euros em numerário; diverso material relacionado com a preparação, tráfico e cultivo de estupefacientes; uma espingarda caçadeira de calibre 12; uma arma de ar comprimido de calibre .22; oito munições, de diversos calibres; e nove telemóveis e outros dispositivos eletrónicos.

O detido foi constituído arguido e permanecerá nas instalações da GNR até ser presente amanhã, dia 16 de abril, ao Tribunal Judicial de Elvas.

A operação contou com o reforço de militares das valências de investigação criminal, intervenção, proteção ambiental e cinotécnica do Comando Territorial de Portalegre.

Casa das Flores de Campo Maior permite visita interativa pelas Festas do Povo

casa flores campo maiorA arte das flores de papel de Campo Maior está agora representada na Casa das Flores, instalada no antigo Edifício Militar do Assento, mais propriamente, numa sala onde estava o antigo cinema de Campo Maior.

Para João Muacho, esta Casa das Flores permite uma visita pela arte de fazer flores de papel, característica dos campomaiorenses, num percurso interativo, em que o visitante pode ter uma experiência única, de perceber a forma como são feitas as Festas do Povo. “A visita é simples, e permite conhecer um pouco da história da arte do povo de Campo Maior, que é fazer flores de papel e oferecê-las ao mundo, ou seja, contar a sua história, desde o momento, em que se pensa como se faz a rua até ao momento da enramação”. O presidente explica que estarão também representadas “três gerações de campomaiorenses, que contam a história do que eram as Festas do Povo, desde os seus primórdios até a época mais recente, e ainda porque gostam tanto dessas festas”.casa flores campo maior 2

O espaço é dedicado aos campomaiorenses, mas também a quem o visita. No qual, adianta o presidente do município campomaiorense, o visitante, através de um cartão, “terá que construir a sua rua e uma flor de papel, e no final da visita saberá se o conseguiu cumprir todos os timings até ao momento de engalanar as ruas”.

Para além desta parte interativa, há várias imagens, antigas e recentes, e uma descrição da história das Festas do Povo, com gravações em vídeo a 360 graus. No espaço há também a recriação de uma rua engalanada de Campo Maior. Este espaço, está numa fase terminal, revela João Muacho, apontando a sua inauguração para quando há festas em Campo Maior, considerando ser “o momento oportuno para inaugurar este edifício”.

Casa das Flores, em Campo Maior, que permite a quem a visita, assim, que estiver concluída, experienciar aquilo que são as Festas do Povo em Campo Maior, que retratam a arte de fazer flores de papel, característica do povo campomaiorense.