António Costa, primeiro-ministro português, informou hoje o páis que se pode “dar o passo de avançar”, com as medidas de desconfinamento previstas para a próxima segunda-feira, dia 19 de abril, mas há sete concelhos no continente acima do limiar de risco de incidência da Covid-19, que não avançam no desconfinamento.
Após o Conselho de Ministros, António Costa, na conferência de imprensa, disse que há sete concelhos que ficam na segunda fase de desconfinamento: Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela.
Mais grave é a situação para quatro concelhos, que recuam e voltam ao confinamento: Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior.
Outros treze concelhos (Alzejur, Almeirim, Barrancos, Mêda, Miranda do Corvo, Miranda do Douro, Olhão, Paredes, Penalva do Castelo, Resende, Valongo, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Famalicão) desconfinam, mas assim que fiquem acima dos 120 mil casos por 100 mil habitantes “têm de ter particular atenção sobre a forma como controlam a pandemia no seu território durante os próximos 15 dias”.

Apesar de Portugal avançar para a terceira fase de desconfinamento e da melhoria da evolução da pandemia também em Espanha, as fronteira terrestres com Espanha vão continuar fechadas, até ao final do mês de abril.
O primeiro-ministro anunciou esta tarde que segunda-feira, dia 19 de abril, se inicia a terceira fase do desconfinamento, embora haja sete concelhos que não avançam, entre eles Alandroal e Beja, e quatro concelhos, como Moura e Odemira, que retrocedem para a fase anterior.
A Estremadura espanhola regista esta quinta-feira, 15 de abril, mais 133 casos de Covid-19 e dois óbitos.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) abriu o procedimento concursal para a constituição de uma reserva de recrutamento de, no máximo 2000 candidatos, para o preenchimento das vagas para admissão ao Curso de Formação de Guardas (CFG) da GNR que vierem a ser definidas por despacho conjunto dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da administração interna, encontrando-se o concurso aberto por um período de 10 dias úteis (até dia 22 de abril).
No decorrer da alteração do Código da Estrada, que proíbe a pernoita e o aparcamento de autocaravanas ou similares fora dos locais expressamente autorizados para o efeito, o Município de Montemor-o-Novo, como medida de apoio ao turismo, procedeu à instalação de sinalização na zona do Rossio, em frente à Praça de Touros.
Foram identificados, nas últimas 24 horas, 21 novos casos de Covid-19 no Alentejo, de acordo com o boletim epidemiológico desta quinta-feira, dia 15 de abril, da Direção-Geral da Saúde.
Nas últimas 24 horas, Portugal registou duas mortes devido à pandemia e 501 novos casos de infeção. De ontem para hoje 542 pessoas recuperam da doença.
Um homem de 34 anos foi detido ontem, quarta-feira, dia 14, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Campo Maior, pelo Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Elvas.
A arte das flores de papel de Campo Maior está agora representada na Casa das Flores, instalada no antigo Edifício Militar do Assento, mais propriamente, numa sala onde estava o antigo cinema de Campo Maior.