Câmara de Vila Viçosa lança prémio de Pintura Henrique Pousão

premio henrique pousaoEstão abertas, até 30 de setembro, as candidaturas ao Prémio de Pintura Henrique Pousão, promovido pela Câmara Municipal de Vila Viçosa instituiu, Na sequência da promoção de projetos de natureza artística e cultural,

O prémio tem como objetivo estimular os artistas locais e regionais e a atividade cultural na área da pintura e, sobretudo, evocar as grandes figuras calipolenses, como é o caso de Henrique Pousão, ilustre pintor calipolense e proeminente figura da Arte e da Cultura do século XIX.

O concurso tem um prémio de 2.500 euros e contempla total liberdade temática, admitindo-se todas as tendências e correntes estéticas, desde que se enquadrem na disciplina de pintura.

A entrega das obras a concurso deverá ser feita na Câmara Municipal de Vila Viçosa, até ao dia 30 de setembro.

Ao Prémio de Pintura Henrique Pousão poderão concorrer todos os artistas naturais e ou residentes no Alentejo. Cada participante poderá concorrer com o máximo de duas obras, inéditas e originais, da sua exclusiva propriedade, sendo condição indispensável que não tenham sido apresentadas a nenhum outro prémio ou concurso e que não estejam incluídas em catálogo ou publicações.

As obras deverão ter sido concluídas nos dois anos anteriores ao da sua apresentação a concurso, devem estar devidamente identificadas com o título no verso. Pode consultar o regulamento completo, do concurso em : https://www.cm-vilavicosa.pt/wp-content/uploads/2021/01/Regulamento-Premio-Henrique-Pousao-2021.pdf

A entrega do prémio será feita, durante um ato público, a realizar durante o mês de novembro, que será comunicado previamente aos interessados.

Governo reforça medidas de apoio à economia e emprego

Apresentação medidasO Governo apresentou, esta sexta-feira, dia 12, novas medidas de apoio à economia e ao emprego devido às restrições impostas pela Covid-19. As medidas dirigem-se, sobretudo, a empresas cuja atividade tenha sido particularmente afetada pelo confinamento.

Na conferência de imprensa, o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, referiu que estes apoios representam um valor de mais de 7 mil milhões, 1160 dos quais a fundo perdido. Pedro Siza Vieira referiu que, a este valor, «acrescem apoios importantes nos setores do desporto e da cultura».

A Ministra da Cultura, por sua vez, disse que o apoio de 438,81 euros para trabalhadores da cultura vai ser estendido até maio.

Sobre os novos apoios ao Desporto, no total de 65 milhões de euros, Tiago Brandão Rodrigues relembrou que este é um sector «que está a ser fortemente afetado pela pandemia» e que, «apesar de toda a flexibilização da utilização dos fundos», é importante acrescentar um «robusto» e «significativo apoio».

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O Ministro explicou também que este fundo de apoio assenta em três «submedidas»: programa Reativar Desporto, reforço do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas e reforço do Programa Nacional de Desporto para Todos.

No que se refere ao setor social, Ana Mendes Godinho disse que o Governo vai reforçar a linha de financiamento com 62 milhões de euros. A medida será prorrogada até ao final de 2021.

A Ministra referiu também que o programa de testagem preventiva aos trabalhadores dos lares estende-se até ao final de junho porque, «independentemente dos funcionários já terem sido vacinados», é importante «garantir os elevados meios de controlo e monitorização da situação nos lares», acrescentou.

Ana Mendes Godinho disse ainda que será prolongado, até 30 de dezembro, o apoio de reforço à contratação de recursos humanos no setor social (MAREESS), uma vez que o programa tem tido «uma fortíssima adesão», havendo «mais de 17 mil e quinhentos trabalhadores abrangidos».

O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, por sua vez, afirmou que as empresas da restauração, alojamento e cultura e as micro pequenas e médias empresas vão poder pagar o IVA trimestral de fevereiro e maio em prestações de três ou seis meses.

António Mendonça Mendes disse que esta medida não representa «qualquer acréscimo de juros» do IVA trimestral relativo aos meses de fevereiro e maio.

Em relação ao IVA mensal, o Secretário de Estado disse que será permitida a entrega ao Fisco também em três ou seis prestações, sem juros quanto aos meses de janeiro a junho.

Esta medida é dirigida às micro empresas com quebras de faturação superiores a 25% em 2020 face a 2019.

Veja aqui todas as medidas anunciadas

[/shc_shortcode]

Mais 79 casos positivos de Covid-19 na Estremadura espanhola

MascaraCoronavirusA Estremadura espanhola regista, esta sexta-feira, dia 12, mais 79 casos positivos de Covid-19. Não há hoje, contudo, vítimas mortais a lamentar.

Nos hospitais da região, estão, atualmente, internadas 44 pessoas, dez nos Cuidados Intensivos.

Nas últimas 24 horas, 77 doentes foram dados como recuperados, num total de 68.483 altas.

Desde o início da pandemia, na Estremadura espanhola, já morreram 1.715 pessoas.

Elvas com mais dois doentes Covid recuperados

ElvasCovid12MarcoO concelho de Elvas regista, esta sexta-feira, dia 12 de março, dois novos casos de recuperação de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, não foram reportados novos casos de infeção no concelho, havendo agora 14 casos ativos.

Da doença, em Elvas, morreram 28 pessoas e recuperaram 1297, num total de 1339 casos registados, desde o início da pandemia.

Idade de reforma sobe em 2022, mas pode descer em 2023

ReformaA idade de reforma vai voltar a subir no próximo ano, passando a ser de 66 anos e sete meses, segundo um diploma publicado em Diário da República.

A idade da reforma para 2022 é calculada com base no indicador da esperança média de vida aos 65 anos de idade relativo ao ano de 2020.

Contudo, e devido à pandemia, há a expectativa de que a idade de reforma possa descer em 2023. Com o aumento do número de mortos devido à pandemia, a esperança média de vida vai baixar e a idade de acesso à pensão de velhice deve acompanhar esse decréscimo.

Mais 14 casos de Covid-19 identificados no Alentejo

CovidNas últimas 24 horas, foram identificados, no Alentejo, 14 novos casos de Covid-19.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS) não há, hoje, 12 de março, vítimas mortais, associadas à doença, a lamentar.

Na região, desde o início da pandemia, foram reportados 28.700 casos de infeção e declaradas 961 mortes.

Portugal com mais 577 novos casos Covid e 15 óbitos

Covid19Portugal regista esta sexta-feira, 12 de maro, mais 15 mortes por Covid-19 e 577 novos casos. Hoje, há ainda registo de 5.574 recuperados.

Estão agora 1.046 pessoas internadas em enfermarias (menos 56 que ontem) e 266 doentes (menos sete) em cuidados intensivos.

No total, o país contabiliza 16.650 óbitos e 813.152 casos desde o início da pandemia. Da doença, já recuperaram 749.770 pessoas.

Mais três doentes Covid recuperados em Estremoz

EstremozCovid12MarcoEstremoz regista esta sexta-feira, 12 de março, mais três casos de recuperação de Covid-19. Nas últimas 24 horas, não foram reportados novos casos de infeção.

No concelho, há agora três casos ativos, num total de 1088 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Estremoz, morreram 35 pessoas e já recuperaram 1050.

Sem contacto com o exterior, utentes da APPACDM protegidos contra a Covid

Luis Mendes Março 2021A vida de uma pessoa com deficiência deu uma grande volta  quando, no dia 16 de Março, encerraram escolas e centros de atividades ocupacionais e as terapias foram reduzidas ou suspensas. No último ano, verificaram-se avanços e recuos mas a verdade é que o dia a dia destes utentes e das instituições que os acolhem nunca mais foi a mesma.

No caso da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas, “a inclusão na sociedade sempre foi a sua missão. As restrições vieram cortar totalmente a relação entre os utentes e a comunidade o que provoca danos muito grandes”, de acordo com Luís Mendes, presidente da instituição.

Appacdm 4O plano de contingência da instituição está em vigor e os colaboradores estão a trabalhar em espelho no lar residencial. Os colaboradores das valências que ficaram encerradas, foram afetos às que estão em funcionamento e é com muito agrado que vemos o espirito de equipa e a disponibilidade de todos para trabalhar em todas as valências”, referiu o responsável.

Luís Mendes refere que decidiram colocar os trabalhadores noutras valências para que “no final do mês não tenham cortes nos seus vencimentos, uma vez que a Segurança Social continua a cumprir com os pagamentos de todas as respostas sociais, como é de conhecimento público”.

Appacdm 2Por outro lado, a creche “O sitio dos pequenotes”, da responsabilidade da APPACDM de Elvas, continua a funcionar “como estabelecimento de referência para crianças cujos pais são trabalhadores da linha da frente. Também o serviço de intervenção precoce continua a funcionar. Recebemos indicação parta que os nosso técnico continuassem a prestar esse apoio e como temos o espaço físico disponível, as famílias podem continuar a deslocar-se à instituição em segurança”.

Luís Mendes mostra-se bastante satisfeito pelo facto de todos os utentes do lar residencial e os colaboradores que com eles trabalham diretamente já terem recebido as duas doses da vacina. O presidente da direção da instituição refere ainda que, até ao momento, não registaram “nenhum caso de infeção. Temos desenvolvido muitos esforços nesse sentido e, como é óbvio, também temos tido sorte”.

appacdm 3Apesar da vacinação, o responsável garante que “as medidas de contingência continuam a ser as mesmas”.

Lares residenciais fecharam portas ao exterior e quase todas as instituições tiveram de se reinventar por causa da pandemia da COVID-19. Atividades, terapias e apoio familiar realizam-se agora à distância.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

CampoMaiorCovid12MarcoCampo Maior não regista esta sexta-feira, 12 de março, novos casos de infeção por Covid-19.

Mantém-se ativo, no concelho, um único caso ativo, num total de 639 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Campo Maior, morreram 11 pessoas e recuperaram 627.