Estão abertas, até 30 de setembro, as candidaturas ao Prémio de Pintura Henrique Pousão, promovido pela Câmara Municipal de Vila Viçosa instituiu, Na sequência da promoção de projetos de natureza artística e cultural,
O prémio tem como objetivo estimular os artistas locais e regionais e a atividade cultural na área da pintura e, sobretudo, evocar as grandes figuras calipolenses, como é o caso de Henrique Pousão, ilustre pintor calipolense e proeminente figura da Arte e da Cultura do século XIX.
O concurso tem um prémio de 2.500 euros e contempla total liberdade temática, admitindo-se todas as tendências e correntes estéticas, desde que se enquadrem na disciplina de pintura.
A entrega das obras a concurso deverá ser feita na Câmara Municipal de Vila Viçosa, até ao dia 30 de setembro.
Ao Prémio de Pintura Henrique Pousão poderão concorrer todos os artistas naturais e ou residentes no Alentejo. Cada participante poderá concorrer com o máximo de duas obras, inéditas e originais, da sua exclusiva propriedade, sendo condição indispensável que não tenham sido apresentadas a nenhum outro prémio ou concurso e que não estejam incluídas em catálogo ou publicações.
As obras deverão ter sido concluídas nos dois anos anteriores ao da sua apresentação a concurso, devem estar devidamente identificadas com o título no verso. Pode consultar o regulamento completo, do concurso em : https://www.cm-vilavicosa.pt/wp-content/uploads/2021/01/Regulamento-Premio-Henrique-Pousao-2021.pdf
A entrega do prémio será feita, durante um ato público, a realizar durante o mês de novembro, que será comunicado previamente aos interessados.


O Governo apresentou, esta sexta-feira, dia 12, novas medidas de apoio à economia e ao emprego devido às restrições impostas pela Covid-19. As medidas dirigem-se, sobretudo, a empresas cuja atividade tenha sido particularmente afetada pelo confinamento.
A Estremadura espanhola regista, esta sexta-feira, dia 12, mais 79 casos positivos de Covid-19. Não há hoje, contudo, vítimas mortais a lamentar.
O concelho de Elvas regista, esta sexta-feira, dia 12 de março, dois novos casos de recuperação de Covid-19.
A idade de reforma vai voltar a subir no próximo ano, passando a ser de 66 anos e sete meses, segundo um diploma publicado em Diário da República.
Nas últimas 24 horas, foram identificados, no Alentejo, 14 novos casos de Covid-19.
Portugal regista esta sexta-feira, 12 de maro, mais 15 mortes por Covid-19 e 577 novos casos. Hoje, há ainda registo de 5.574 recuperados.
Estremoz regista esta sexta-feira, 12 de março, mais três casos de recuperação de Covid-19. Nas últimas 24 horas, não foram reportados novos casos de infeção.
A vida de uma pessoa com deficiência deu uma grande volta quando, no dia 16 de Março, encerraram escolas e centros de atividades ocupacionais e as terapias foram reduzidas ou suspensas. No último ano, verificaram-se avanços e recuos mas a verdade é que o dia a dia destes utentes e das instituições que os acolhem nunca mais foi a mesma.
“O plano de contingência da instituição está em vigor e os colaboradores estão a trabalhar em espelho no lar residencial. Os colaboradores das valências que ficaram encerradas, foram afetos às que estão em funcionamento e é com muito agrado que vemos o espirito de equipa e a disponibilidade de todos para trabalhar em todas as valências”, referiu o responsável.
Por outro lado, a creche “O sitio dos pequenotes”, da responsabilidade da APPACDM de Elvas, continua a funcionar “como estabelecimento de referência para crianças cujos pais são trabalhadores da linha da frente. Também o serviço de intervenção precoce continua a funcionar. Recebemos indicação parta que os nosso técnico continuassem a prestar esse apoio e como temos o espaço físico disponível, as famílias podem continuar a deslocar-se à instituição em segurança”.
Apesar da vacinação, o responsável garante que “as medidas de contingência continuam a ser as mesmas”.
Campo Maior não regista esta sexta-feira, 12 de março, novos casos de infeção por Covid-19.