Sozinha na Secundária D. Sancho II, Ana anseia pelo regresso das aulas presenciais

AnaCortesAumentam, a cada dia que passa, de acordo com os dados do Ministério da Educação, o número de alunos que frequentam as cerca de 700 escolas de acolhimento, abertas em todo o país.

Em média, nas últimas semanas, têm sido 12.500 os alunos que frequentam estes estabelecimentos escolares, na sua maioria, filhos de trabalhadores essenciais. Mas estas escolas de referência estão abertas também para alunos em risco, com necessidades educativas especiais ou que, simplesmente, não tenham as condições necessárias, em casa, para assistir às aulas, em regime de ensino à distância.

Em Elvas, na Secundária D. Sancho II, contudo, a realidade é um pouco diferente. Fomos até lá e encontrámos uma única aluna, de 11º ano, que frequenta um curso profissional. Ana Cortes (na imagem) vai todos os dias à escola, uma vez que tem um irmão também ainda em idade escolar, sendo que apenas têm um computador em casa.

“Lá em casa somos dois a ter aulas, mas só temos um computador. Como o meu irmão tem aulas a tempo inteiro, e eu só tenho ou à de manhã ou à tarde, venho eu para a escola”, explica à Rádio ELVAS num dos intervalos das suas aulas, à distância, a partir da biblioteca da secundária elvense.

Por se encontrar sozinha, todos os dias, na escola, a assistir às aulas através de um computador, esta aluna espera que o ensino presencial seja retomado o quanto antes. Para além disso, garante que este sistema de ensino não é o melhor e que em nada se compara às aulas em sala de aula, com os professores. “Mesmo em termos de atenção, acaba por ser prejudicial, porque com qualquer coisa nos distraímos”, garante.

SecundariaDSanchoIIElvasEsta estudante revela ainda que, por esta altura, os professores acabam por exigir uma maior quantidade de trabalhos aos alunos. “Somos sobrecarregados com trabalhos, pelos professores, mesmo que às vezes, sem noção”, alega, compreendendo, ainda assim, a situação: “temos que ter como ser avaliados”.

“Estou sozinha (na escola) e é horrível”, conta ainda, assegurando que, durante os intervalos, sai à rua apenas para “apanhar ar”.

As escolas de acolhimento no concelho de Elvas são as Escolas Básicas de Santa Luzia e da Boa-Fé para o pré-escolar e o primeiro ciclo e a Escola Secundária D. Sancho II para o segundo e terceiro ciclo e ensino secundário.

Os alunos beneficiários da Ação Social escolar, do pré-escolar ao ensino secundário, que estejam a frequentar as escolas de acolhimento, podem lá almoçar. Os restantes estão abrangidos por um serviço de take away.