Alandroal sem novos casos de covid-19

covidAlandroal17fevA situação epidemiológica, no concelho de Alandroal mantém-se, depois de, nas últimas 24 horas, não se terem registados nem novos casos de infeção por covid-19, nem recuperações da doença.

Desta forma, dos 297 casos confirmados, desde o início da pandemia, estão ativos 15 casos, e 279 já foram dados como recuperados.

Da doença, em Alandroal, morreram três pessoas.

Linha da Segurança Social com horário alargado até sexta-feira

linha segurança socialA linha da Segurança Social está a funcionar com horário alargado esta semana até às 20 horas, anunciou o Instituto da Segurança Social (ISS).

Este alargamento de horário tem como objetivo “apoiar os trabalhadores e esclarecer dúvidas relacionadas com o apoio extra ao rendimento”.

A Linha da Segurança Social vai funcionar, excecionalmente, com este horário, nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, para chegar a um maior número de destinatários do Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores”.

Os beneficiários com dúvidas sobre este apoio podem ligar para o 300 502 502, das 9 horas às 20 horas.

De recordar que o apoio extraordinário ao rendimento “é destinado aos trabalhadores em particular desproteção económica causada pela Covid-19. O prazo para pedir este apoio foi prolongado até sexta-feira, dia 19, e deve ser solicitado através da Segurança Social Direta.

Elvas com mais oito recuperados da covid-19

covidelvas17fevO concelho de Elvas regista esta quarta-feira, dia 17, mais oito recuperados da Covid-19, num total de 1238 pessoas que já recuperaram da doença.

Nas últimas 24 horas, não se registaram novos casos de infeção, pelo que há agora 44 casos ativos, dos 1309 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Elvas, já morreram 27 pessoas.

Alandroal: praia fluvial de Azenhas d’el Rei deve estar pronta este verão

PraiaFluvialAzenhasDElReiA Câmara Municipal de Alandroal perspetiva ter já este verão pronta a nova praia fluvial de Azenhas d’el Rei, em Montejuntos.

Este é um projeto financiado pelo Turismo de Portugal, em 300 mil euros, sendo que o novo concurso público para a obra foi lançado recentemente, após algumas reformulações e depois de um primeiro não ter tido sucesso, recorda o presidente da câmara, João Grilo.

“É um projeto dos serviços do município, portanto, desenvolvido internamente. Foi lançado o concurso público, mas numa primeira tentativa, o mercado não correspondeu”, adianta o autarca, explicando que, perante a situação, o projeto e os orçamentos foram revistos. “Lançámos novamente, esperando que já venha a ter interesse para as empresas”, acrescenta.

O autarca adianta que a obra deve ter início em breve, esperando que esteja concluída a tempo da época balnear. “A obra foi já adjudicada. O nosso objetivo era ter a obra concluída a tempo da época balnear deste ano, admitindo que as condições melhoram”, revela.

A praia, que se situa na freguesia de Capelins, terá como público-alvo, não só o concelho de Alandroal, mas os concelhos vizinhos, como Elvas, e a população da Estremadura espanhola. “Achamos que todas as praias do Alqueva merecem ser visitadas e temos aqui o objetivo de contribuir para mais essa dinâmica”, assegura João Grilo.

O valor total da obra é de cerca de 670 mil euros, contemplando “todas as valências típicas de uma praia fluvial”: centro náutico, restaurante, “a praia propriamente dita” e um parque de merendas.

Esta será mais uma das praias fluviais na Barragem do Alqueva, onde já estão em funcionamento as de Monsaraz, Mourão e Amieira.

Vila Viçosa com mais oito recuperados da Covid-19

vilaviçosacovid17fevO concelho de Vila Viçosa regista esta quarta-feira, dia 17, mais oito recuperações da covid-19, num total de 419 pessoas que já recuperaram da doença.

Não se registaram novos casos de infeção, pelo que há agora 22 casos ativos, dos 451  confirmados, desde o início da pandemia.

Vítimas da covid-19, já morreram dez pessoas, em Vila Viçosa.

Mais um óbito provocado pela Covid-19 no lar de Degolados

LarDegoladosExteriorMorreu esta quarta-feira, 17 de fevereiro, mais um utente do lar de Nossa Senhora da Graça de Degolados, devido à Covid-19, informa a direção da instituição, em comunicado.

Um dos idosos ainda se mantém em internamento hospital, enquanto os restantes, no lar, se encontram “estáveis e a regressar progressivamente às suas rotinas diárias”.

Segundo a apreciação feita pelos profissionais de saúde, informa ainda a direção, “o surto na instituição já se pode considerar ultrapassado”.

Para além disso, foi hoje administrada a segunda dose da vacina a todos os utentes e funcionários que nunca testaram positivo à Covid-19, depois de ontem, a título preventivo, a instituição ter promovido a realização de testes de antigénio a todos os utentes e funcionários que foram vacinados. Todos os resultados foram negativos.

Borba com mais um caso covid e cinco recuperados

borbacovid217fO concelho de Borba regista esta quarta-feira, dia 17, mais um caso de infeção por Covid-19 e também mais cinco pessoas recuperaram da doença.

Dos 476 casos confirmados, desde o início da pandemia, estão agora quatro casos ativos e 462 já foram dados como recuperados.

Há ainda registo de dez vítimas mortais, em Borba, devido à infeção pelo novo coronavírus.

Pais com filhos até ao 4º ano vão poder trocar teletrabalho por apoio

EnsinoDistanciaOs pais com filhos até ao 4.º ano vão poder trocar o teletrabalho pelo apoio, a propósito do fecho das escolas. Quem alternar o apoio dado aos filhos em casa vai poder receber os seus salários a 100%, segundo avança o Jornal Público.

A proposta será apresentada esta quarta-feira, dia 17, pelo Governo, que procura antecipar-se a uma coligação negativa no Parlamento.

Os pais que alternem o apoio dado aos filhos em casa devido ao encerramento das escolas vão poder receber os seus salários a 100%. Da mesma forma, “também os pais de famílias monoparentais poderão ficar em casa a acompanhar os filhos, sem que o seu rendimento sofra qualquer corte. O pacote inclui também o alargamento do apoio aos pais que estão em teletrabalho, que até agora não podiam escolher ficar em casa a acompanhar os filhos (mas não será para todos). Estes poderão receber o apoio dado pelo Governo, correspondente a 66% da sua remuneração base”.

“O trabalhador, para manter o direito ao apoio à família, terá de cumprir um destes três requisitos: ter um filho que frequente até ao final do primeiro ciclo do ensino básico, incluindo creche e pré-escolar; um dependente com deficiência e incapacidade igual ou superior a 60%, independentemente da idade; ou se a família for monoparental”, escreve o jornal.

Citando uma fonte do Governo, o Público afirma que “esta é uma medida de política pública que pretende proteger as famílias, particularmente as que se encontrem em situação de pobreza”.

Arronches com mais um caso covid e cinco recuperados

arronches covid17fevO concelho de Arronches regista esta quarta-feira, dia 17, mais um caso de infeção por Covid-19 e também mais cinco pessoas recuperaram da doença.

Desde o início da pandemia, foram confirmados 182 casos de infeção, dos quais 34 estão ativos e 144 já foram dados como recuperados.

Vítimas do novo coronavírus, em Arronches, morreram quatro pessoas.

O trabalho de inclusão social da Arkus no “Elvas + Solidária”

RaquelPirotaA associação juvenil elvense Arkus tem tido, ao longo dos anos, a preocupação em chegar perto de crianças e jovens, com o objetivo de os sensibilizar para problemáticas como a exclusão social.

Na edição desta semana do programa “Elvas + Solidária”, Raquel Pirota (na foto), membro da associação, revela que, do ponto de vista da Arkus, este é um assunto que “deve ser debatido diariamente”, sendo que é de “uma forma indireta” que tentam chegar aos mais novos, no sentido de também ajudar os pais, uma vez que alguns temas são mais difíceis de abordar em família.

“As crianças, às vezes com maldade, outras vezes não, não sabem o que é certo e errado. E é com algumas ações de sensibilização que nós fazemos nas escolas, do primeiro ao sexto ano, que explicamos a importância de partilhar, como brincar”, revela Raquel.

O teatro e alguns jogos também são usados pela associação para explicar às crianças, de uma forma simples, que “não é a classe social do outro que interessa”, porque, garante, exclusão social não diz apenas respeito a bullying físico e psicológico. “O importante é entrar no coração das crianças”, garante ainda.

Para além do combate à exclusão social e das peças de teatro que promovem, também com o intuito de dar a conhecer a cidade de Elvas a quem a visita, a Arkus tem disponível algumas respostas de apoio às famílias, através dos ATL e centros de estudo.

Para além do combate à exclusão social e das peças de teatro que promovem, também com o intuito de dar a conhecer a cidade de Elvas a quem a visita, a Arkus tem disponível algumas respostas de apoio às famílias, através dos ATL e centros de estudo. Por esta altura de pandemia, a associação elvense leva ainda a cabo o programa “Saber +”, através das plataformas digitais.