Ciclo de Teatro Radiofónico quer contar com novas vozes e textos em 2021

Transmissão_IMG_2021A Associação UMCOLETIVO, em parceria com AS CRIANÇAS LOUCAS, pretende, através de uma convocatória, estimular autores para a escrita de textos originais para teatro radiofónico, que possam ser gravados e emitidos no contexto de TRANSMISSÃO Ciclo de Teatro Radiofónico, que teve a sua primeira edição em 2020, numa parceria com a Antena 2 e cerca de quinze rádios locais, regionais e internacionais.

Em 2021, TRANSMISSÃO vai para o ar em novembro e quer contar com novas vozes e novas letras para uma nova escuta. A convocatória está aberta à participação, independentemente da nacionalidade, do género, da idade e da residência, sendo necessário que os participantes enviem uma sinopse e um excerto ou uma cena do texto em língua portuguesa.

Os trabalhos deverão ser inéditos, havendo liberdade para a escolha do tema e do género textual, e enviados até 28 de fevereiro para transmissao.no.ar@gmail.com.

De forma a conseguir-se apoiar a criação literária, está prevista uma bolsa de trabalho de 300 euros para cada autor selecionado, tendo em conta que o júri selecionará dois bolseiros.

Na edição de TRANSMISSÃO do ano passado, foi estabelecida uma ponte com Cabo Verde e este ano pretende-se manter essa ponte e, como tal, foi convidado para integrar o quadro do júri o dramaturgo e encenador cabo-verdiano Caplan Neves. A ele, juntam-se os jurados Raquel Oliveira e José Pinto, por parte d’AS CRIANÇAS LOUCAS e do UMCOLETIVO, respetivamente.

Junto ao envio da sinopse e do excerto ou cena do texto, deverá ser enviada uma nota a mencionar se o trabalho enviado é dirigido ao público infantil ou ao público em geral, de modo a que possa ser integrado adequadamente na programação deste ciclo de teatro radiofónico e fazê-lo chegar aos ouvidos das pessoas certas.

O regulamento completo pode ser consultado em www.umcoletivo.pt/transmissao. Para quaisquer esclarecimentos, estão disponíveis os seguintes contactos: 912 281 068 e 912 533 539.

Pensões com aumento de dez euros começam a ser pagas esta segunda-feira

PensãoAs pensões começam a ser pagas, esta segunda-feira, 8 de janeiro, por transferência bancária, sendo que o aumento extraordinário, este ano, é de dez euros para todos os pensionistas que recebem até 658,2 euros. Com este aumento, o Governo prevê que saiam beneficiados 1,9 milhões de pensionistas.

As tabelas de retenção na fonte para 2021 que devem ser aplicadas no continente foram divulgadas a 3 de dezembro, colocando nos 686 euros o valor até ao qual os salários e pensões estão isentos deste desconto mensal do IRS, o que traduz um aumento de 27 euros face ao valor isento em 2020.

As tabelas de 2021 contemplam ainda uma descida das taxas para as reformas de valor mensal até 765 euros.

Com esta medida, procura-se salvaguardar o rendimento líquido dos pensionistas que vão ter o aumento extraordinário de dez euros.

Elvas com mais um caso Covid e 15 altas

ElvasCovid8FevO concelho de Elvas regista esta segunda-feira, dia 8, um novo caso de infeção por Covid-19 e também mais 15 recuperações.

Há, agora, 157 casos ativos, dos 1301 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Elvas já recuperaram 1123 pessoas e morreram 21.

Município de Monforte continua a promover Centro de Estudos no concelho

CentroEstudosMonforteO Município de Monforte procedeu, recentemente, à renovação do protocolo relativo ao Centro de Estudos, dinamizado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas.

Este é um serviço gratuito, de apoio às famílias, através de um centro de explicações, que abrange todas as freguesias do concelho, e que de acordo com o presidente da Câmara, Gonçalo Lagem, tem sido um projeto “de excelência”.

“Este serviço já existe há dois anos a esta parte, que visa um centro de explicações, com a afetação de dois recursos qualificados, portanto, dois professores de ensino primário”, explica o autarca, adiantando que o mesmo funciona dois dias por semana, em cada uma das freguesias.

Gonçalo Lagem revela ainda que este tem serviço tem contado com bastantes inscrições, pelo que, em concelhos como o de Monforte, “nem tudo são só dificuldades”. “Aqui também há serviços de excelência, que disponibilizamos aos munícipes”, adianta. Estes centros de estudo, garante ainda, têm estado “a funcionar de forma extraordinária e com resultados”.

“Estes investimentos que fazemos hoje, vão ter repercussões e consequências positivas num futuro próximo, com toda a certeza”, assegura.

Por esta altura, e devido à pandemia, o centro de estudos funciona através de meios digitais. “Os professores fazem o acompanhamento das crianças pelas diferentes plataformas de videoconferência, mas ainda assim tem funcionado bem”, remata.

O serviço, é dispensado gratuitamente aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, cabendo ao Município a cedência de salas nas instalações do Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior e a contratação de dois técnicos para prestar o apoio ao estudo, não só no Centro, em Monforte, mas também deslocando-se às restantes três freguesias do Concelho e auxiliando, ainda, as animadoras responsáveis pelas Atividades de Animação e Apoio à Família dirigidas às crianças do Pré-escolar do concelho e que estão a ser asseguradas pela autarquia.

O acordo correspondente ao ano de 2021 foi assinado, no final do mês passado, num ato que contou com as presenças de Gonçalo Lagem e João Luís Velez, presidente da direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Monforte.

Alentejo com mais 60 casos Covid e 19 mortes

covidO Alentejo regista, esta segunda-feira, dia 8, mais 60 casos positivos de Covid-19 e mais 19 óbitos devidos a esta doença.

Na região, já foram identificados 26.999 casos de infeção e reportadas 813 mortes, desde o início da pandemia, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Mais dois casos Covid e quatro altas em Arronches

ArronchesCovid8FevO concelho de Arronches regista, esta segunda-feira, dia 8, mais dois casos de infeção, por Covid-19, e mais quatro recuperações.

Desde o início da pandemia, foram registados 160 casos de infeção, dos quais 111 já foram dados como recuperados.

Da doença, já morreram, em Arronches quatro pessoas. Há, atualmente, 45 casos ativos no concelho.

Portalegre com dois novos casos de Covid-19 e três altas

PortalegreCovid8FevPortalegre regista esta segunda-feira, 8 de fevereiro, dois novos casos de Covid-19 e três recuperações.

No concelho, encontram-se agora 67 casos ativos, num total de 945 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Portalegre, já morreram 47 pessoas e recuperaram 831.

Cavalaria 3 de Estremoz: 15 militares no rastreamento de casos Covid

Regimento3EstremozCovidOs militares das Forças Armadas foram destacados para realizarem inquéritos epidemiológicos à população, de forma a acompanhar as cadeias de transmissão e ajudarem a detetar surtos da Covid-19, aliviando a pressão existente sobre o Serviço Nacional de Saúde.

Em Estremoz, são 15 os militares que compõem a Equipa de Operadores de Plataforma Trace Covid, no Regimento de Cavalaria. “O Regimento de Cavalaria contribui com uma das 20 equipas do exército que estão a apoiar as Administrações Regionais de Saúde na realização de contactos e de inquéritos epidemiológicos. No nosso caso, temos uma equipa constituída por 15 militares, dos quais 10 estão a trabalhar em permanência e que, diariamente, trabalham 12 horas por dia em apoio à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, mais concretamente para os agrupamentos de centro de saúde da Arrábida e Amadora”, refere o coronel Jorge Ferreira, Comandante do Regimento de Cavalaria N.º 3.

O coronel Jorge Ferreira explica ainda o trabalho feito por estes militares: “diariamente recebem uma listagem que tem o contacto de pessoas que testaram positivo para a Covid-19 e fazem ou o contacto prévio a essas pessoas e confirmam uma série de dados e validam os formulários que existem no agrupamento do centro de saúde ou passam a fazer o inquérito epidemiológico para seguir a cadeia de contactos e tentar identificar todas as pessoas que estão nessa cadeia”.

Em todo o país, na colaboração com as autoridades de saúde pública, estão envolvidos 265 militares da Marinha, Exército e Força Aérea, divididos por 20 equipas.

Estremoz com mais 57 casos Covid, dois óbitos e 153 altas

EstremozCovid8FevEstremoz regista esta segunda-feira, 8 de janeiro, 57 novos casos de Covid-19, mais dois óbitos e 153 recuperações.

No concelho, há 243 casos ativos, num total de 992 registados, desde o início da pandemia. Só nos últimos dez dias, em Estremoz, foram reportados 170 novos casos de infeção.

Da doença, em Estremoz, já morreram 19 pessoas e recuperaram 730.

Campo Maior com mais um caso Covid e 20 altas

CampoMaiorCovid8FevCampo Maior regista esta segunda-feira, 8 de fevereiro, um novo caso de Covid-19 e 20 recuperações.

No concelho há agora 73 casos ativos, num total de 625 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Campo Maior, já morreram nove pessoas e recuperaram 543.