Alandroal regista terceira vítima mortal por Covid-19

alandroalcovid3fevO concelho de Alandroal regista esta quarta-feira, dia 3, a terceira vítima mortal por Covid-19.

Nas últimas 24 horas também se registaram mais nove casos de infeção por covid-19, num total de 65 casos ativos.

Desde o início da pandemia foram registados 270 casos positivos, dos quais 202 já foram dados como recuperados.

Lar de Degolados com mais cinco utentes infetados com covid-19

LardeDegoladosMais cinco utentes do Centro de Dia e Lar de Nossa Senhora da Graça de Degolados testaram positivo à covid-19.

A informação é avançada pela direção da instituição onde informa que “após a realização de testes PCR no dia de ontem, resultaram positivos estes cinco utentes, que se “encontram estáveis, e apresentam sintomas ligeiros da doença”. Face a estes resultados, à data de hoje, existe um total de 10 utentes positivos à covid-19, dos quais nove se mantêm no Lar e uma utente continua em internamento hospitalar.

A direção informa ainda que “já se encontram com alta médica 16 dos utentes que tinham anteriormente testado positivo. Estes utentes irão ainda realizar novos testes PCR no próximo dia 8 de fevereiro, para certificação da alta médica e possibilidade de retomarem as rotinas diárias”.

Uma utente do lar faleceu esta quarta-feira, no Hospital de Elvas, mas tinha testado negativo para a Covid-19, acrescentou a direção.

Dharma Health presta serviços gratuitos a toda a população

DharmaHealthPerante este segundo confinamento, o gabinete Dharma Health, em Elvas, está a disponibilizar, a toda a comunidade, de forma gratuita, alguns serviços.

O centro de saúde e bem-estar elvense, sob marcação prévia, traça planos individualizados de exercícios terapêuticos, de mobilidade e força, ensina técnicas de alongamento e relaxamento e esclarece dúvidas sobre as diversas patologias músculo-esqueléticas.

Para obter qualquer esclarecimento, os interessados devem ligar para o 966 746 476 ou 963 917 283.

O centro Dharma Health, aberto desde início de dezembro, está localizado na Praceta João Paulo II, Fracção B, n° 1, junto à Avenida António Sardinha, em Elvas, na zona da Cidade-Jardim.

Estremadura espanhola com mais 366 casos covid e 22 óbitos

coronavirus-newA Estremadura espanhola regista esta quarta-feira, 3 de fevereiro, 366 novos casos positivos de Covid-19 e 22 óbitos.

Nos hospitais da região estão, atualmente, internadas 632 pessoas, 87 nos Cuidados Intensivos.

Nas últimas 24 horas, 1.286 doentes foram dados como recuperados, num total de 53.967 altas.

Desde o início da pandemia, na Estremadura espanhola, já morreram 1.530 pessoas.

Elvas com mais nove casos covid e 23 recuperações

covidElvas3fevO concelho de Elvas regista esta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, mais nove casos de infeção por Covid-19 e também mais 23 pessoas recuperaram da doença.

Dos 1277 casos registados, desde o início da pandemia, 227 estão ativos e 1030 já foram dados como recuperados. Há ainda registo de 20 mortes, em Elvas, devido ao novo coronavírus.

Alentejo com mais 389 casos covid e 16 mortes

covidO Alentejo regista, esta quarta-feira, dia 3, mais 389 casos de Covid-19 e 16 óbitos, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, na região, já foram reportados 25.941 casos positivos de infeção e 721 óbitos.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 484 casos na quarta-feira 27 de janeiro; 529 casos na quinta 28 de janeiro; 486 casos na sexta-feira 29 de janeiro; 436 casos no sábado 30 de janeiro; 254 casos no domingo 31 de janeiro; 409 casos na segunda-feira 1 de fevereiro; 230 casos na terça 2 de fevereiro; e 389 casos na quarta-feira 3 de fevereiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Borba com mais sete recuperações de covid-19

covidborba3fevO concelho de Borba regista esta quarta-feira, dia 3, mais sete recuperações de covid-19, num total de 309 pessoas que já recuperaram da doença.

Dos 460 casos positivos e confirmados, desde o início da pandemia estão agora ativos 143. Da doença, em Borba já morreram oito pessoas.

Arronches com mais dois casos covid e quatro recuperações

covid arronchesO concelho de Arronches regista esta quarta-feira, dia 3, mais dois casos de infeção por Covid-19 e quatro pessoas recuperaram da doença.

Há 50 casos ativos, dos 148 registados, em Arronches, desde o início da pandemia. Já recuperaram 94 pessoas e faleceram quatro, devido à infeção pelo novo coronavírus.

Portalegre com mais um caso covid e nove recuperações

covidPortalegre3fevO concelho de Portalegre regista esta quarta-feira, dia 3, mais um caso de infeção por Covid-19 e também mais nove pessoas recuperaram da doença.

Há agora 89 casos ativos dos 929 registados desde o início da pandemia. Da doença já recuperaram 794 pessoas e morreram 46.

O mundo virtual e os jovens no programa Elvas + Solidária

Marta Abreu 1Nos tempos que correm, os videojogos e a utilização da internet podem ser verdadeiras dores de cabeça, sobretudo para ao pais. O medo e receio pela dependência ou excesso de utilização são alguns dos fatores que levam os tutores a colocar questões como: quantas horas deve o meu filho passar a jogar? Em que idade devo dar um computador ou telemóvel ao meu filho?, entre outras.

A internet pode ter muitos riscos associados mas, quando usada em segurança, pode ter também alguns benefícios. A psicóloga Marta Abreu (na foto) refere, na edição desta semana do programa “Elvas+Solidária”, que a utilização de videojogos online pode ajudar ao desenvolvimento “em termos cognitivos, na promoção da criatividade, no desenvolvimento da linguagem, na criação de oportunidades de aprendizagem, no treino da atenção e melhoria da capacidade de visão; em termos emocionais, na melhoria do humor, no aumento de emoções positivas, no relaxamento e até na redução da ansiedade; benefícios sociais, no desenvolvimento de competências sociais online e comportamentais, na melhoria da motricidade fina, na redução de calorias e na coordenação motora”.

Apesar dos benefícios já enumerados, há fatores em relação aos quais os pais devem ter especial atenção como “a existência de um interesse exclusivo e obsessivo no jogo; a incapacidade de reduzir ou parar de jogar; irritabilidade, agressividade ou tristeza quando impedido de jogar ou a utilização do jogo como uma fuga à ansiedade, tristeza e culpa”, sublinhou a psicóloga.

Atualmente, em toda a  Europa, cerca de 40 por cento da população joga videojogos.

O mundo virtual e os jovens é o tema da edição desta semana do programa “Elvas + Solidária”, com a psicóloga Marta Abreu. Este programa é uma iniciativa do CDLS 4G no concelho de Elvas.