O mundo virtual e os jovens no programa Elvas + Solidária

Marta Abreu 1Nos tempos que correm, os videojogos e a utilização da internet podem ser verdadeiras dores de cabeça, sobretudo para ao pais. O medo e receio pela dependência ou excesso de utilização são alguns dos fatores que levam os tutores a colocar questões como: quantas horas deve o meu filho passar a jogar? Em que idade devo dar um computador ou telemóvel ao meu filho?, entre outras.

A internet pode ter muitos riscos associados mas, quando usada em segurança, pode ter também alguns benefícios. A psicóloga Marta Abreu (na foto) refere, na edição desta semana do programa “Elvas+Solidária”, que a utilização de videojogos online pode ajudar ao desenvolvimento “em termos cognitivos, na promoção da criatividade, no desenvolvimento da linguagem, na criação de oportunidades de aprendizagem, no treino da atenção e melhoria da capacidade de visão; em termos emocionais, na melhoria do humor, no aumento de emoções positivas, no relaxamento e até na redução da ansiedade; benefícios sociais, no desenvolvimento de competências sociais online e comportamentais, na melhoria da motricidade fina, na redução de calorias e na coordenação motora”.

Apesar dos benefícios já enumerados, há fatores em relação aos quais os pais devem ter especial atenção como “a existência de um interesse exclusivo e obsessivo no jogo; a incapacidade de reduzir ou parar de jogar; irritabilidade, agressividade ou tristeza quando impedido de jogar ou a utilização do jogo como uma fuga à ansiedade, tristeza e culpa”, sublinhou a psicóloga.

Atualmente, em toda a  Europa, cerca de 40 por cento da população joga videojogos.

O mundo virtual e os jovens é o tema da edição desta semana do programa “Elvas + Solidária”, com a psicóloga Marta Abreu. Este programa é uma iniciativa do CDLS 4G no concelho de Elvas.