“Espanha discute com Portugal controlo de fronteiras” confirma ministra espanhola

AranchaGonzalezA ministra dos Negócios Estrangeiras espanhola, Arancha González confirmou que os dois países ibéricos estiveram em conversações durante todo o dia sobre a aplicação de controlos na linha de fronteira.

“A medida, proposta por Portugal, está a ser detalhada conjuntamente e sempre dentro das regras de Schengen”, que permitem restrições à mobilidade em “casos de força maior” disse Arancha González Laia em conferência de imprensa, acrescentando que “as normas concretas que entrarem em vigor servem para controlar os contágios de covid-19” irão respeitar o acordo de Schengen.

Embora teoricamente não haja mais controlos nas fronteiras internas ao espaço Schengen, de que Portugal e Espanha fazem parte, esses controles podem ser reativados temporariamente caso sejam considerados necessários para a manutenção da ordem pública ou da segurança nacional.

A ministra espanhola sublinhou que “não é um encerramento de fronteira: é uma restrição temporária acordada de comum acordo e com mecanismos que permitem aos nossos cidadãos transfronteiriços continuar com a vida quotidiana e evitar movimentos não essenciais”, trata-se sim de uma “limitação, acordada entre os dois países”, à mobilidade das pessoas dos dois lados da fronteira.

Arancha González insistiu que “os cidadãos têm de evitar deslocações que não são necessárias”, o que “não é fácil”, sobretudo para os que vivem nas zonas fronteiriças, os mais afetados pela decisão.

O Governo português decidiu hoje, em conselho de ministros, limitar as deslocações para fora do território continental, por qualquer meio de transporte, e repor o controlo nas fronteiras terrestres.

Alandroal com mais 11 casos covid e uma recuperação

alandroalcovid28janO concelho de Alandroal regista esta quinta-feira, dia 28, mais 11 casos de infeção por Covid-19 e também mais uma pessoa recuperou da doença.

Dos 238 casos confirmados, desde o início da pandemia, 63 estão ativos e 173 já foram dados como recuperados. Há ainda registo de dois óbitos em Alandroal.

Parlamento aprova renovação do Estado de Emergência até 14 de fevereiro

ParlamentoO parlamento aprovou esta quinta-feira, dia 28, a renovação do Estado de Emergência no nosso país, até dia 14 de fevereiro, para conter a propagação da pandemia.

O diploma teve o voto a favor do PS, PSD, CDS, PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues. O PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada Joacine Katar Moreira votaram contra. O Bloco de Esquerda absteve-se.

Neste contexto de pandemia, este foi o décimo diploma do estado de emergência que o Presidente da República submeteu ao parlamento, e que entra em vigor à meia-noite de dia 31 de janeiro e vigora até às 23.59 horas de dia 14 de fevereiro.

Município de Reguengos de Monsaraz apoia famílias, empresas e instituições

Reguengos de MonsarazA Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz deliberou por unanimidade, em reunião do executivo, apoiar os consumidores dos serviços de abastecimento de água, de saneamento e de gestão de resíduos urbanos do concelho durante o estado de emergência.

A autarquia vai isentar na totalidade o pagamento do valor da tarifa fixa de abastecimento de água aos consumidores domésticos nos meses com estado de emergência, com início no processamento referente aos consumos de janeiro e até março, altura em que a medida deverá ser reavaliada caso se mantenha este quadro legal.

A câmara municipal vai igualmente dispensar o pagamento das tarifas fixas e variáveis dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos urbanos a todas as instituições sociais do concelho e à Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz. Foi também decidido isentar do pagamento das tarifas fixas destes serviços todos os utilizadores não-domésticos e as associações sem fins lucrativos, com exceção dos organismos públicos, e das tarifas variáveis às empresas e empresários em nome individual sedeados no concelho que comprovem a redução de 30 por cento no valor da faturação, face ao período homólogo de 2020 (janeiro, fevereiro e março de 2020).

Com estas medidas que representam uma perda de receita mensal de 30 mil euros para a autarquia pretende-se apoiar as famílias que perderam rendimentos por causa da crise económica devido à pandemia de covid19 e por terem de passar mais tempo no seu domicílio em consequência da obrigação de confinamento, pelo recurso a mecanismos de prestação de trabalho na habitação (teletrabalho), pelo encerramento das entidades patronais e pela suspensão das atividades letivas presenciais e não presenciais em estabelecimento escolar ou equipamento social de apoio à primeira infância ou deficiência.

Relativamente aos consumidores não-domésticos, a autarquia quer ajudar as associações que por estarem encerradas registaram uma quebra de receitas, em muitos casos centradas no funcionamento de bares e restaurantes, mas também as empresas e empresários em nome individual, nomeadamente das pequenas empresas que constituem o grosso do tecido empresarial do concelho, muitas delas ligadas ao setor do turismo e que tiveram de reduzir ou encerrar a sua atividade neste período de forte quebra do consumo.

Estremadura espanhola com mais 763 casos Covid e 19 óbitos

coronavirus-newA Estremadura espanhola regista esta quinta-feira, 28 de janeiro, 763 casos positivos de Covid-19 e a morte de mais 19 pessoas.

Nos hospitais da região estão agora internadas 730 pessoas, 98 nos cuidados intensivos.

Nas últimas 24 horas, 766 doentes foram dados como recuperados, num total de 47.228 altas.

Desde o início da pandemia, na Estremadura espanhola, já morreram 1.429 pessoas, vítimas de Covid-19.

Estremoz reporta mais 20 casos Covid e 38 altas

EstremozCovid28JanEstremoz regista esta quinta-feira, 28 de janeiro, 20 novos casos positivos de Covid-19 e mais 38 recuperações.

O concelho tem agora 387 casos ativos, num total de 792 registados.

Da doença, em Estremoz, já recuperaram 394 pessoas e morreram 11.

Só nos últimos dez dias, Estremoz reportou 185 novos casos de infeção.

Borba com mais 12 casos Covid e 12 recuperações

BorbaCovid28JanBorba regista esta quinta-feira, 28 de janeiro, 12 novos casos positivos de Covid-19 e mais 12 recuperações.

O concelho tem agora 176 casos ativos, num total de 426 registados.

Da doença, em Borba, já recuperaram 244 pessoas e morreram seis.

Vila Viçosa com mais 16 casos Covid e 16 altas

VilaVicosaCovid28JanVila Viçosa regista esta quinta-feira, 28 de janeiro, 16 novos casos positivos de Covid-19 e mais 16 recuperações.

O concelho tem agora 137 casos ativos, num total de 390 registados.

Da doença, em Vila Viçosa, já recuperaram 245 pessoas e morreram oito.

Regimento Nº3 de Estremoz apoia SNS no rastreamento de casos Covid

Regimento3EstremozCovidO Regimento de Cavalaria Nº3, em Estremoz, apoia desde o dia 21 de janeiro, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) com um efetivo de 15 militares, que constituem a Equipa de Operadores da Plataforma Trace Covid-19, nos casos positivos e no rastreamento dos respetivos contactos de elevado risco, com vista a contribuir para o incremento da capacidade de rastreio a nível nacional.

A equipa de Operadores do Regimento, recebeu formação teórica e prática, ministrada pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, necessária para desenvolver todo o processo de rastreio durante a pandemia, contribuindo para a disseminação da informação e apoio da vigilância epidemiológica nacional.

O Regimento de Cavalaria Nº3 contribui, desta forma, para a redução do tempo de notificação e o acompanhamento dos casos suspeitos de infeção por Covid-19.

Alentejo com mais 529 casos Covid e 23 óbitos

covid19-2-RCMO Alentejo regista hoje, 28 de janeiro, 529 (+2,3%) novos casos de Covid-19 e 23 óbitos, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Da doença, na região, já foram reportados 23.737 casos positivos e 620 mortes.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 638 casos na quinta 21 de janeiro; 491 casos na sexta-feira 22 de janeiro; 651 casos no sábado 23 de janeiro; 623 mortos no domingo 24 de janeiro; 390 casos na segunda-feira 25 de janeiro; 339 casos na terça 26 de janeiro; 484 casos na quarta-feira 27 de janeiro; e 529 casos na quinta 28 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.