Batismos, crismas e matrimónios suspensos nos próximos tempos

IgrejaA Conferência Episcopal Portuguesa determinou a suspensão ou adiamento das celebrações de batismos, crismas e matrimónios, face à “gravíssima situação” provocada pela pandemia.

O arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, recorda que a eucaristia deve continuar a ser celebrada, todos os dias, com todos os cuidados e os funerais a ser acompanhadas, mas todas as cerimónias que contam sempre com reunião familiar têm de ficar para mais tarde.

“Devemos celebrar a eucaristia aos sábados e domingos de manhã, e todos os dias, com todo o cuidado, ou seja, o distanciamento, a higienização profilática e o uso da máscara”, revela.

No caso dos funerais, importa, segundo o arcebispo, “ajudar individualmente as pessoas mais doridas, em luto, através de telefone”. Francisco Senra Coelho revela também que devem ser formadas equipas para ajudar e acompanhar todos aqueles que estão em casa, em isolamento. “Devemos acompanhar as pessoas que estão doentes, sozinhas em casa. Se não pudermos visitar, podemos telefonar, enviar mensagens, deixar à porta coisas que precisem”, diz ainda.

O arcebispo apela ainda a todos os cuidados, respeitando todas as regras impostas pela Direção-Geral da Saúde, lembrando que, até aqui, a Igreja tem sido um exemplo no cumprimento das normas sanitárias.

A Conferência Episcopal Portuguesa faz saber ainda que catequese continuará em regime presencial onde for possível manter as exigências sanitárias.

Portalegre regista seis novos casos e seis recuperações

Covid Portalegre 20 janO concelho de Portalegre registou esta quarta-feira, dia 20, mais seis casos de infeção e seis casos de recuperação de Covid-19.

Desde o início da pandemia, Portalegre conta com 843 casos, dos quais 113 estão ativos, 692 já recuperaram e 38 pessoas perderam a vida devido à Covid-19.

Estremadura espanhola tem 1284 novos casos de Covid-19

covidA Estremadura espanhola registou hoje, quarta-feira, dia 20, 1284 casos de infeção por Covid-19 e a morte de 20 pessoas. Em 24 horas, 1099 pessoas recuperaram da doença.

As autoridades de saúde registam 681 pessoas internadas, 70 das quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Por áreas de saúde: Badajoz tem mais 523; Mérida, 231; Don Benito, 155; Cáceres 184 casos; Plasencia, 85; Llerena – Zafra, 59; Coria, 14 e Navalmoral de la Mata, 33 casos novos.

Protestos em Cáceres contra o encerramento do comércio

CáceresCerca de 400 veículos participaram na manhã desta quarta-feira, dia 20, em Cáceres, na caravana convocada pelo setor do comércio, com o apoio da Associação Empresarial da cidade.

Em causa, a posição de todos contra o encerramento dos seus negócios, desde o passado dia 7. Ao protesto juntaram-se também empresários da hotelaria a título particular.

A revindicação principal prende-se com a necessidade de trabalhar. Os empresários não reclamam apoios, reclamam indemnizações.

Arronches regista mais cinco casos de Covid-19

Covid Arronches 20 janO concelho de Arronches regista esta quarta-feira, dia 20, mais cinco casos de Covid-19 e a recuperação de mais uma pessoa.

Desde o início da pandemia registaram-se 112 casos de Covid-19, sendo que 72 estão ativos, 38 recuperados e duas mortes.

Elvas ultrapassa os 1000 infetados por Covid-19

Covid Elvas 20 JnO concelho de Elvas regista, esta quarta-feira, dia 20 de janeiro, 32 novos casos de infeção por Covid-19 e 13 recuperações.

O concelho tem, agora, 425 casos ativos, num total de 1005 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, ao todo, já recuperam 568 pessoas no concelho de Elvas e faleceram 12.

Alentejo tem mais 603 casos e 16 mortes

covid19-2-RCMA região Alentejo regista hoje, quarta-feira, dia 20, mais 603 casos de Covid-19, num total de 19 592 infetados desde o início da pandemia.

O número de mortes subiu hoje para 447 uma vez que, de acordo com o boletim da Direção Geral de Saúde, morreram mais 16 pessoas na região.

Miguel Rasquinho à frente do IPDJ no Alentejo para continuar trabalho iniciado em 2016

MiguelRasquinhoMiguel Rasquinho foi recentemente reconduzido no cargo de diretor regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) por mais três anos, pelo presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, Vítor Pataco.

Naturalmente satisfeito com o voto de confiança depositado no seu trabalho, Miguel Rasquinho considera que o mesmo ainda não está terminado, havendo muitos projetos por realizar, junto das associações, clubes, jovens e a comunidade em geral da região.

“É um trabalho que nunca termina. A dedicação à causa tem sido muita, o trabalho tem sido muito, mas ainda há muitos projetos em cima da mesa, muito trabalho para ser realizado”, revela Rasqunho.

Nestes tempos de pandemia, explica ainda Miguel Rasquinho, o IPDJ foi “obrigado a reinventar-se”, adiantando que, neste período, verificou-se um aumento da sua atividade e produtividade, uma vez que as associações e os clubes precisaram, mais que nunca, do seu apoio.

“Aquilo que nós vamos fazer é continuar o nosso trabalho. Nada vai parar, os programas não vão parar. Temos que nos adaptar, como fizemos durante o anterior confinamento e estar mais atentos às dificuldades das associações, dos clubes, dos jovens e dos desportistas em geral, e isso só nós leva a incrementar a nossa atividade”, explica ainda.

Miguel Rasquinho assumiu as funções de diretor Regional do Alentejo no IPDJ em setembro de 2016.

Portugal com novo recorde de infeções: 14.647 em 24 horas

covid19-RCMPortugal registou, nas últimas 24 horas, mais 14.647 casos de infeção confirmada e 219 óbitos. De ontem para hoje 6493 pessoas recuperam da doença.

Esta quarta-feira, dia 20, 5493 (+202) doentes estão internados, 681 (+11) em unidades de cuidados intensivos (UCI).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 9465 mortes, 581.605 casos de infeção e 428.364 casos de recuperação, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Covid: Lar de Degolados com mais dois utentes e cinco funcionários infetados

LardeDegoladosNo Centro de Dia e Lar de Nossa Senhora da Graça de Degolados, no concelho de Campo Maior, foram identificados hoje. 20 de janeiro, sete novos casos positivos de Covid-19: dois utentes e cinco funcionários (incluindo uma enfermeira).

A informação é confirmada à Rádio ELVAS pela presidente da direção do lar, Eliseu Pernão, que adianta que, até à data, “ninguém apresenta sintomas”. Os resultados hoje conhecidos dizem respeito à testagem feita, a todos os utentes e funcionários do lar, realizados, através de teste PCR, na passada segunda-feira, dia 18 de janeiro.

A utente que, na passada sexta-feira, dia 15 de janeiro, recorreu às urgências do Hospital de Elvas, continua em internamento hospitalar.

No lar, ao todo, já testaram positivo, para a Covid-19, 27 pessoas: 14 utentes e 13 funcionários.