Elvas tem mais duas mortes e 36 casos de infeção

Covid elvas 14 janO concelho de Elvas regista, esta quinta-feira, dia 14 de janeiro, mais duas mortes por Covid-19, 36 casos de infeção e quatro recuperações.

O concelho tem, agora, 373 casos ativos, num total de 853 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, ao todo, já recuperam 472 pessoas no concelho de Elvas e faleceram oito.

Alentejo tem mais 520 infetados e nove mortes

covid19-2-RCMA região Alentejo regista hoje, quinta-feira, dia 14, mais 520 (+3,2%) casos de Covid-19, num total de 16.725 infetados desde o início da pandemia.

O número de mortes subiu hoje para 356 uma vez que, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), morreram mais nove pessoas na região.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 574 novos casos na quinta 7 de janeiro; 433 casos na sexta-feira 8 de janeiro; 582 casos no sábado 9 de janeiro; 373 casos no domingo 10 de janeiro; 519 casos na segunda-feira 11 de janeiro; 434 casos na terça 12 de janeiro; 475 casos na quarta-feira 13 de janeiro; e 520 casos na quinta 14 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal tem mais 10.698 casos (novo máximo) e 148 mortes

covid19-RCMPortugal registou, nas últimas 24 horas, mais 10.698 (+2,1%) casos de infeção confirmada e 148 (+1,8%) óbitos. O número de novos infetados constitui um novo máximo diário da pandemia no nosso País.

Os maiores números de óbitos e casos, nas últimas 24 horas, foram registados em Lisboa e Vale do Tejo (LVT). Dos 10.698 novos infetados, 4071 (38%) foram em LVT, 3461 (32%) no Norte e 2128 (20%) no Centro. Os 148 mortos eram 71 pessoas moradoras em LVT, 35 no Norte, 29 no Centro, nove no Alentejo, duas no Algarve e duas na Madeira.

O número de casos ativos é o maior de sempre: 121.815, mais 5487 nas últimas 24 horas. De ontem para hoje, 5063 pessoas recuperam da doença, num total de 387.607.

A situação hospitalar volta a ter um agravamento: nesta quinta-feira, 4368 doentes estão internados (mais 128 de ontem para hoje), dos quais 611 (mais 15 desde ontem) em unidades de cuidados intensivos (UCI).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 9927 casos na quinta 7 de janeiro; 10.176 casos na sexta-feira 8 de janeiro; 9478 casos no sábado 9 de janeiro; 7502 casos no domingo 10 de janeiro; 5604 casos na segunda-feira 11 de janeiro; 7259 casos na terça 12 de janeiro; 10.556 casos na quarta-feira 13 de janeiro; e 10.698 casos na quinta 14 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Covid: Irmãs de Campo Maior, Barbacena e padre António Carlos em situação estável

DSC_0917O surto de Covid-19 no Mosteiro da Imaculada Conceição, em Campo Maior, infetou 14 das 17 monjas concepcionistas, sendo que uma das Monjas não está atualmente no Mosteiro porque se encontra em formação em Madrid.

Segundo o arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, “as irmãs, na sua grande maioria, estão bem”. “Tiveram sintomas ligeiros, ao início, mas não foi uma situação muito superior ao que elas dizem ser uma pequena gripe”, acrescenta.

Contudo, revela, “há uma irmã que está a ser acompanhada com mais cuidado”, porque “a temperatura, a rondar os 38º, não desce”. Para além disso, tendo em conta que uma das irmãs tem mais de 70 anos estará, também pela sua idade, a ser acompanhada de uma forma mais rigorosa.

Relativamente ao lar de Nossa Senhora do Paço, em Barbacena, onde surgiram 28 casos positivos de Covid-19, dos quais quatro religiosas, o arcebispo revela que se têm registado temperaturas mais elevadas, mas “ninguém foi hospitalizado, nem foi necessária sequer a intervenção de qualquer tipo de ajuda de oxigénio”. “Não temos, de momento, uma preocupação de risco”, acrescenta, revelando que, deste surto, resultou ainda a infeção da Madre-Geral Alice Isabel e da irmã Dores, de Évora, que estiveram de visita à instituição.

Já o padre António Carlos, capelão da instituição de Barbacena e pároco nas várias freguesias rurais do concelho de Elvas, que também testou positivo à Covid-19, “tinha escorrimento nasal e sentia uma espécie de constipação”. “Está fechado em casa e agradece muito às pessoas que lhe têm levado alguns miminhos”, assegura o arcebispo, adiantando que o pároco se diz “pouco preocupado” com a sua situação, embora sofra de bronquite.

Misericórdia de Arronches “otimista” com a vacina contra a Covid

Santa Casa ArronchesA Santa Casa da Misericórdia de Arronches, à semelhança de todas as instituições do país, tem vindo a adotar um conjunto de medidas para evitar o contacto por Covid-19 junto de utentes e funcionários.

Carlos Rodrigues, presidente da Assembleia Geral da instituição, refere que “se têm vivido tempos muito complicados. Até à data, a instituição registou apenas um caso isolado e que foi prontamente resolvido”.

O presidente da assembleia mostra-se bastante “otimista quanto à vacinação contra a Covid-19. As pessoas que temos no lar de idosos e na unidade de cuidados continuados são bastante debilitadas. Se tivermos uma vacina que possa atenuar a questão do vírus esperemos que 2021 a possa trazer às instituições”.

A Santa Casa da Misericórdia de Arronches conta atualmente com as valências de lar e unidade de cuidados continuados.

AF Portalegre suspende competições

Suspensão de Competições AFPA direção da Associação de Futebol de Portalegre decidiu suspender as competições de futebol e futsal do distrito.

A decisão foi tomada perante o aumento do número de casos, aliado a um confinamento com medidas semelhantes àquelas que foram aplicadas em Março de 2020.

Esta suspensão, tal como acontece com o Estado de Emergência, será revista dentro de 15 dias.

Ponte de Sor tem mais 19 casos Covid e cinco recuperações

Covid Ponte de Sor 14 janeiroO concelho de Ponte de Sor tem esta quinta-feira, dia 14, 19 novos casos de infeção por Covid-19 e cinco recuperações.

Desde o início da pandemia, Ponte de Sor tem 324 casos confirmados, sendo que 161 estão ativos e 161 foram dados como recuperados. Já faleceram duas pessoas no concelho.

Portalegre regista mais uma morte e 22 casos de recuperação

covid portalegre 14 janeiroO concelho de Portalegre registou esta quinta-feira, dia 14, mais uma morte por Covid-19, 18 novos casos de infeção e 22 casos de recuperação.

Desde o início da pandemia, Portalegre conta com 804 casos, dos quais 115 estão ativos, 652 já recuperaram e 37 pessoas perderam a vida devido à Covid-19.

Campo Maior tem mais 29 infetados e uma recuperação

Covid Campo Maior 14 janeiroDe acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, registaram-se 29 novos casos de COVID-19 no concelho de Campo Maior. Registou-se mais um caso recuperado, pelo que 100 dos 278 casos confirmados já recuperaram, existindo esta quinta-feira, dia 14, 174 casos ativos no concelho

A maioria dos casos ativos estão assintomáticos e em isolamento domiciliário.

Os contactos de primeira linha dos casos registados nos últimos dias vão continuar a realizar os testes de despistagem ao COVID-19.

Içar das bandeiras na Câmara de Elvas nas comemorações do 14 de janeiro

DSC_0845Hoje, dia 14 de janeiro, feriado municipal em Elvas e dia em que se assinalam os 362 anos da Batalha das Linhas de Elvas, tendo em conta a pandemia que assola o país e o mundo, as comemoração foram diferentes do habitual.

Foi em silêncio, que foram esta manhã de quinta-feira içadas na Câmara de Elvas, as bandeiras de Portugal, do município e da União Europeia, pelo presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, vice presidente Cláudio Carapuça, e vereadora Vitória Banco, como uma forma simbólica de assinalar o dia.

Depois do içar das bandeiras, Nuno Mocinha referiu que os 362 anos da Batalha das Linhas de Elvas “muito nos honra e faz parte do que somos, uma vez que contribuiu para a nossa liberdade e para a independência do nosso país”.  O presidente lembrou que “hoje são dias diferentes e esta foi assim uma forma diferente de lembrar essas pessoas e a nossa história”.

Nuno Mocinha afirmou que “hoje fizemos o hastear das bandeiras e o que temos mais, no âmbito das comemorações, é o Te Deum de Ação de Graças, na Sé”. Mocinha explicou ainda que a Banda 14 de Janeiro não pôde estar presente “porque não tinha capacidade, uma vez que tem algumas pessoas em isolamento, e também as cerimónias militares não se puderam realizar, devido ao Estado de Emergência em que o país se encontra, no entanto a Câmara não quis deixar de assinalar este dia, que é o dia da cidade e dos elvenses, por isso fica esta recordação”.

O presidente da Câmara de Elvas disse ainda que “deseja saúde a todos, e que este período passe rápido e que todos possamos continuar a trabalhar e levar este concelho por diante”, são estes os votos que faz hoje, “neste normal, porque já há muito tempo que vivemos desta forma, com todas as medidas, e o esforço tem que ser coletivo”, relembra.