Novo confinamento com escolas abertas

AntonioCostaPortugal enfrenta um novo confinamento, semelhante ao de março e abril, para que se possa conter a propagação da Covid-19.

“Cada um de nós deve ficar em casa”, disse António Costa, ao país, ao final da tarde desta quarta-feira, 13 de janeiro, assegurando que não se podem continuar a registar mais de cem mortes diárias, associadas ao novo coronavírus.

Apesar do confinamento, as escolas vão manter-se abertas, para todos os anos de escolaridade. “Não podemos voltar a repetir este ano a mesma regra e, por isso, com as cautelas que tornaram a escola segura, vamos manter as escolas em funcionamento. Esta é verdadeiramente a única, nova e relevante excepção”, adiantou António Costa.

António Costa adiantou que os portugueses vão continuar a poder ir ao supermercado ou trabalhar quando precisarem de o fazer. Quanto ao teletrabalho, o primeiro ministro garante que o mesmo é obrigatório, sempre que possível, pelo que, quem não o fizer, poderá enfrentar duras coimas.

Alegando compreender o peso que o confinamento terá naqueles que temem perder o emprego e para os empresários que lutam pela subsistência das suas empresas, o primeiro-ministro revelou que “o conjunto de medidas económicas vai ser alargado e renovado”, reiterando que todas “as atividades encerradas terão acesso automático ao layoff simplificado”.

Este novo confinamento entra em vigor a partir das 0 horas de sexta-feira, dia 15.

No quadro abaixo, todas as medidas impostas pelo Governo:

Borba com mais 36 casos de covid-19

covidBorba13janO concelho de Borba regista esta quarta-feira, dia 13, mais 36 casos de infeção por Covid-19, num total de 248 casos ativos.

Desde o início da pandemia foram reportados, em Borba, 288 casos positivos, de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 39 foram dados como recuperados. Há ainda a registar uma vítima mortal.

Vila Viçosa com mais quatro casos de covid-19

covidVila Vicosa13janO concelho de Vila Viçosa regista esta quarta-feira, dia 13, mais quatro casos de infeção por Covid-19, o que eleva para 136 o número de casos ativos.

Dos 242 casos confirmados desde o início da pandemia, 98 já foram dados como recuperados e há ainda a lamentar oito óbitos.

Elvas regista 36 novos casos Covid, mais um óbito e 81 altas

ElvasCovid13JanElvas regista esta quarta-feira, 13 de janeiro, 36 novos casos positivos de Covid-19, mais um óbito e a recuperação de mais 81 doentes.

O concelho tem agora 343 casos ativos, num total de 817, registados desde o início da pandemia.

Em Elvas, já recuperaram da doença 468 pessoas e morreram seis.

Contágio comunitário em Campo Maior: escolas são a maior preocupação

LuisRosinhaCampo Maior enfrenta um contágio comunitário de Covid-19, com “as linhas de contacto espalhadas”, alerta o vereador na Câmara Municipal Luís Rosinha.

“Nós temos, neste momento, um contágio ao nível de toda a comunidade, com um especial enfoque na comunidade escolar”, adianta ainda Rosinha, revelando que há alunos, pessoal não docente e um professor, em Campo Maior, infetados com Covid-19. As escolas acabam por ser, desta forma, a maior preocupação para as autoridades de saúde, assim como para o município.

“Continuamos a avaliar, em permanência, todas as questões relacionadas com este contexto escolar, em articulação com o diretor do agrupamento e as outras instituições particulares de ensino”, revela ainda Luís Rosinha, adiantando que perante as novas medidas decretadas pelo Governo, se irá perceber quais poderão vir a ser aplicadas em Campo Maior.

Por outro lado, não há qualquer caso ativo de infeção nos dois lares do concelho: o da Santa Casa da Misericórdia, em Campo Maior, e o Centro de Dia e Lar de Nossa Senhora da Graça de Degolados.

Luís Rosinha pede a todos os campomaiorenses para que se protejam, porque se vivem “momentos difíceis” no concelho. O vereador acredita ainda que mais casos positivos vão surgir, nos próximos dias, uma vez que vão continuar a ser feitos testes de despistagem à Covid-19.

Nas últimas 24 horas, Campo Maior registou 37 novos casos positivos de Covid-19. O concelho tem agora 146 casos ativos, num total de 249 registados, desde o início da pandemia. Da doença, em Campo Maior, já recuperaram 99 pessoas e morreram quatro.

António Pinto Basto celebra 50 anos de carreira com “Eléctrico 28”

AntonioPintoBastoAntónio Pinto Basto completou 50 anos de carreira em 2020. O fadista aproveitou a ocasião para lançar o seu mais recente álbum, “Eléctrico 28”, composto por 20 temas, 17 deles originais. Mas apesar deste lançamento, a tournée pelo país teve que ser cancelada devido à pandemia.

O single de lançamento deste novo álbum chama-se “Primeiro Encontro”. “Reparámos que havia o dia dos namorados a 14 de fevereiro e foi nesse dia que foi lançado este tema. Além disso, quando estive uma vez com o José Cid, numa reunião de amigos, ele ouviu este tema, gostou muito e disse que o queria produzir. Reunimos em casa dele e o José Cid fez o seu arranjo musical deste tema”, explica o fadista.

Este primeiro single surge no CD de duas formas: “uma como fado, acompanhado só de viola e guitarra; e em versão hidden track, numa faixa escondida, digamos assim, que surge na 21ª posição”.

O primeiro disco de António Pinto Basto foi gravado em 1970 e conta com um fado dedicado ao Alentejo, chamado “Povo Sagrado”. Ao longo da sua carreira, o artista manteve sempre a região onde nasceu – o Alentejo – presente nas suas músicas. “Neste CD fiz questão de fechar com o tema Açorda d’Alho”, adianta.

Quanto aos 50 anos de carreira, o artista faz um balanço muito positivo. “Os 50 anos estão divididos em dois períodos: um primeiro período de 18 anos e um segundo de 32 anos”, explica. Numa primeira fase, a carreira foi levada em segundo plano, pois encontrava-se a estudar engenharia no Instituto Superior Técnico e começou a trabalhar na área. Já numa segunda fase, dedicou-se exclusivamente à música.

Neste mais recente trabalho de António Pinto Basto, “Eléctrico 28”, três temas fazem referência a Lisboa e a este eléctrico. Um facto curioso é que na altura em que comemora 50 anos de vida artística, ligada ao fado, este é o único eléctrico que ainda mantém a sua carreira.

Ponte de Sor com mais 15 casos de covid-19

pontedesorcovid13janO concelho de Ponte de Sor regista esta quarta-feira, dia 13, mais 15 casos de infeção por Covid-19, o que faz subir para 147, o número de casos ativos.

Desde o início da pandemia foram registados 305 casos de infeção neste concelho, dos quais 156 já foram dados como recuperados e há ainda a lamentar dois óbitos.

Portugal com mais 156 mortes e 10.556 infetados

covid19-2-RCM Portugal regista esta quarta-feira, dia 13, um novo recorde de mortes por covid-19: 156 em 24 horas, já o número de infetados hoje é de 10.556.

Há ainda a registar mais 4.460 pessoas que, nas últimas 24 horas, foram dadas como recuperadas da doença, num total de 382. 544 recuperações.

Estão agora internadas 4.240 pessoas (mais 197 que ontem), das quais 596 (menos três) estão em Unidades de Cuidados Intensivos.
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 8.236 mortes, 507.108 casos de infeção.

Arronches com mais seis casos de Covid-19

covidArronches13janO concelho de Arronches regista esta quarta-feira, dia 13, mais seis casos de infeção por Covid-19, e também mais uma pessoa recuperou da doença.

Desde o início da pandemia registaram-se em Arronches 105 casos de infeção dos quais 66 estão ativos e 37 já foram dados como recuperados. Há ainda a lamentar a morte de duas pessoas.

Portalegre regista 13 novos casos Covid

PortalegreCovid13JanPortalegre regista esta quarta-feira, 13 de janeiro, 13 novos casos de Covid-19.

O concelho tem agora 119 casos ativos, num total de 786 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Portalegre, já morreram 36 pessoas e recuperaram 631.