Elvas regista este sábado, 2 de janeiro, 27 novos casos de infeção por Covid-19.
O concelho tem agora 233 casos ativos, num total de 540 registados, desde o início da pandemia.
Da doença, já recuperaram 305 pessoas e morreram duas.
É totalmente proibido fumar em espaços públicos fechados, desde ontem, 1 de janeiro, salvo algumas exceções.
A nova lei do tabaco foi publicada em agosto de 2015 e entrou em vigor a 1 de janeiro de 2016. No entanto, a proibição total de fumar em espaços públicos fechados só se tornou efetiva no início deste ano de 2021.
O novo diploma veio alargar a proibição de fumar a outros espaços públicos fechados que não constavam na anterior lei, como os casinos, bingos, salas de jogo e outro tipo de recintos destinados a espetáculos de natureza não artística.
Os locais que, na altura da publicação da nova lei, dispunham de zonas para fumadores tiveram um período de adaptação, justificado com os investimentos que muitos bares e restaurantes fizeram em sistemas extratores e de ventilação.
A lei mantém exceções para certos espaços públicos, permitindo a criação de salas exclusivamente destinadas a fumadores, desde que sejam cumpridos requisitos, como a devida sinalização. Para além disso, exige que as salas tenham, à entrada, indicação visível sobre a lotação máxima permitida e que sejam separadas fisicamente das restantes instalações ou, no caso de se situarem no interior de edifícios, sejam totalmente compartimentadas.
As salas para fumadores têm, também, de dispor de um sistema de ventilação para o exterior com extração de ar que permita a manutenção de uma pressão negativa de pelo menos cinco Pascal.
Sem registar novos casos positivos de Covid-19, o concelho do Crato registou ontem, 1 de janeiro, a recuperação de sete doentes.
O Crato tem agora 13 casos ativos (cinco em Gáfete, quatro no Crato, três em Vale do Peso e um em Flor da Rosa), num total de 188 casos confirmados, desde o início da pandemia.
Da doença, no concelho, já recuperaram 172 pessoas e morreram três.
Portalegre registou ontem, 1 de janeiro, dois novos casos de infeção por Covid-19 e a recuperação de mais sete doentes.
O concelho conta agora com 96 casos ativos, menos três que no dia anterior, num total de 713 registados, desde o início da pandemia.
Em Portalegre, da doença, já recuperaram 586 pessoas e morreram 33.
Uma mulher de 88 anos morreu no Lar Nossa Senhora da Visitação, da Santa Casa da Misericórdia de Évora, onde surgiram recentemente casos confirmados de infeção por Covid-19. Na instituição, estão infetados 13 utentes e quatro trabalhadores.
A idosa morreu ao final do dia de quinta-feira, dia 31 de dezembro: uma morte que, de acordo com um comunicado da Santa Casa, está ainda a ser averiguada. A idosa tinha outras patologias, avança o jornal Expresso, sendo que a certidão de óbito “não refere morte por Covid”.
O surto no lar teve origem num trabalhador infetado no exterior, diagnosticado em testagem regular da instituição, alguns dias antes.
“A Direção do Lar e a Santa Casa da Misericórdia, em colaboração com a Autoridade Local de Saúde, Proteção Civil Municipal e Segurança Social, têm procurado, desde o dia 29, solução que minimize os efeitos deste surto naquela resposta social, tendo sido solicitado e obtida a concordância, para a evacuação do referido Lar, o que se aguarda a todo o momento, antes que a situação se encontre descontrolada”, pode ler-se ainda no comunicado.