Aumento dos custos de produção complicam contas da Carnalentejana

CarnalentejanaOs efeitos colaterais da pandemia Covid-19 têm afetado todas as áreas da sociedade, sendo que para a Carnalentejana, o maior agrupamento nacional de produtores em produção extensiva de bovinos da raça alentejana, com sede em Elvas, o aumento dos custos de produção tem resultado em contas de tesouraria complicadas.

O presidente do conselho de administração da Carnalentejana, Fernando Carpinteiro Albino , explica que os parceiros que tratam do desmanche ou da transformação da carne em grosso têm enfrentado problemas complicados, o que tem conduzido a esse aumento dos custos de produção.

“Os nossos parceiros têm tidos todos problemas laborais complicados que advêm da pandemia, porque só podem fazer um turno, as pessoas, no desmanche, não podem estar em frente umas às outras, e eles têm sofrido bastante com isto e nós percebemos que essas circunstâncias levam ao aumento dos custos de produção”, explica Carpinteiro Albino.

O saldo entre o aumento dos custos de produção e a manutenção do preço ao produtor, por esta altura, não é positivo, ainda que, garante Albino Carpinteiro, a procura por determinados produtos pelo consumidor até aumentou durante a pandemia. “Nós temos feito uma ginástica muito grande, no sentido de não termos prejuízos, muito avultados, no fim do ano, mas estamos equilibrados”, acrescenta.

Desde o início da pandemia, produtos como almôndegas, hambúrgueres e carne picada, ainda assim, têm tido uma maior procura. Isto “porque o consumidor tem confiança nos produtos, acredita na nossa transparência e no nossa certificação”, assegura Carpinteiro Albino.

“Não nos podemos queixar demasiado do Covid, contudo temos tido situações de tesouraria complicadas por força do aumento dos custos de produção”, comenta ainda.

A Carnalentejana S.A. tem hoje cerca de 150 produtores associados com explorações distribuídas por todo o Alentejo, embora com maior concentração no distrito de Portalegre, exportando para países como Angola, Bélgica e Luxemburgo.

Com sede em Elvas, é reconhecida como Agrupamento de Produtores, e é detentora de uma marca incluída na lista das Denominações de Origem Protegidas a nível comunitário, sendo o maior agrupamento nacional de produtores em produção extensiva.