Topten e hacks no Ambiente em FM desta semana

JoseJanelaQuercusNa edição desta semana da rubrica Ambiente em FM, José Janela explica dois conceitos distintos, relacionados com eficiência energética e equipamentos: o Topten e o HACKS.

“O Topten é uma ferramenta de pesquisa on-line da Quercus que pretende orientar o consumidor na escolha de equipamentos consumidores de energia que utilizamos diariamente, como é o caso dos eletrodomésticos, lâmpadas, equipamento de escritório, aparelhos de ar condicionado e ainda automóveis”, referiu-nos José Janela (na foto).

A eficiência energética é o critério fundamental na seleção dos mesmos, sendo ainda considerado o ciclo de vida dos produtos, os impactes na saúde, no ambiente e o seu nível de qualidade.

O projeto HACKS – Soluções e conhecimento especializado em Aquecimento e Arrefecimento tem alguns objetivos relacionados com estes dois aspetos como: contribuir a transformação do mercado de equipamentos de aquecimento e arrefecimento; impulsionar os consumidores a substituir, nas suas habitações, equipamentos de aquecimento e arrefecimento de ambiente e de aquecimento de água que estejam obsoletos, por outros com elevada eficiência energética; divulgar soluções alternativas, a baixo custo, que diminuam a necessidade de consumo energético, reduzam as faturas e melhorem o conforto e a saúde dos cidadãos europeus.”

Na União Europeia, quase metade dos edifícios têm caldeiras individuais instaladas antes de 1992, com rendimento igual ou inferior a 60%. Portanto, as poupanças energéticas da sua rápida substituição são significativas.