Fermelinda Carvalho: “estamos a prepara-nos o melhor que sabemos e podemos”

FermelindaCarvalho2016RCM.jpgA Câmara Municipal de Arronches tem disponíveis várias infraestruturas no sentido de dar uma resposta adequada no caso de aparecer uma situação que obrigue ao isolamento de utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Arronches afirma que “foram preparados quatro espaços, nas freguesias rurais, e dois, na sede de concelho, para acolher caso surjam, infetados no concelho, ou para alguma eventualidade que ocorra nas IPSS”. A presidente recorda que “existem cinco IPSS no concelho de Arronches, e são 300 as pessoas nestas instituições.”

Caso exista necessidade, então “as pessoas serão divididas pelos espaços, tendo em conta quem está doente e quem não está.”

Assim, o Hotel Rural de Santo António e os edifícios multiusos de Esperança e Mosteiros estão destinados a acolher utentes das IPSS do concelho, em caso de necessidade de isolamento ou evacuação das instalações.

A Casa de Férias de Arronches, a Casa das Hortas de Baixo e a Casa do Marco encontram-se disponíveis para acolher eventuais suspeitos de Covid-19, que aguardem a realização de teste ou outras situações que obriguem a isolamento.

O Pavilhão Desportivo Municipal de Arronches destina-se a acolher meios de reforço exteriores ao concelho atribuídos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que venham a apoiar uma eventual operação no concelho.

Por sua vez, o refeitório do Agrupamento de Escolas de Arronches assegurará a alimentação dos operacionais que integram o eventual reforço de meios exteriores ao concelho numa operação de proteção civil.

Finalmente, o Centro de Operações Integrado funcionará nas instalações da Câmara Municipal e integra todas as entidades envolvidas na coordenação de operações de proteção civil.