Dia Mundial do Teatro assinala-se esta sexta-feira

MascarasTeatro.jpgO Dia Mundial do Teatro celebra-se hoje, dia 27 de março, com o objetivo de promover a arte do teatro junto das pessoas.

O teatro é uma arte milenar e funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão.

Rodrigo Cachucho é ator, atualmente no projeto Corações com Croa vai às escolas, e conta-nos que surgiu ligado ao teatro “no tempo de escola”.

A precaridade tem sido uma palavra que tem sempre feito parte da vida dos atores, sopbretudo ligados ao tetaro, e o jovem ator refere que a “falta de profissionalização séria deste trabalho faz com que tudo seja muito complicada”. Rodrigo garante que “graças a algumas entidades, como a Corações com Croa e alguns teatros, há meses em que é possível viver do teatro”.

Já Ana Bento considera que o teatro é muito importante “para definir a personalidade de cada um. Para mim foi muito importante ter Expressão Dramática durante o período escolar porque faz-nos refletir sobre determinadas questões”.

Existem vários géneros teatrais como a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, a revista e o teatro infantil, entre outros.

A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro.