GNR fiscaliza condução sob efeito de álcool

TesteAlcoolGNR.jpgA Guarda Nacional Republicana (GNR) está a realizar, até dia 13 deste mês, a operação “Taxa Zero” com o objetivo de fiscalizar a condução sob efeito do álcool e promover a adoção de comportamentos seguros por parte dos condutores.

Uma vez que esta época do ano se caracteriza pelo aumento de eventos sociais, sejam festivais, convívios ou romarias, a GNR quer evitar o aumento de acidentes, que muitas vezes trazem consequências graves.

Recorde-se que, em 2018, a GNR detetou 9 647 crimes de condução sob a influência de álcool e registou 14 947 acidentes em que os condutores intervenientes apresentaram uma taxa de álcool no sangue superior a 0,50 g/l, e destes, 6 825 tinham uma taxa crime. Já neste ano de 2019, entre 1 de Janeiro e 31 de Julho, a GNR detetou 15 822 condutores com excesso de álcool, dos quais 6 261 apresentavam uma taxa crime.

Segundo o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, uma em cada três vítimas mortais em acidente de viação conduzia com uma taxa de álcool no sangue superior ao permitido por Lei.