O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) considera que os resultados da CDU nas eleições europeias ficaram “aquém do desejado”, sendo que “não refletem as reações demonstradas pela população durante a campanha”.
“Estes resultados, com a eleição de dois deputados para o Parlamento Europeu, não refletem as reações demonstradas pela população durante a intensa campanha que os candidatos e membros do PEV fizeram, quer em iniciativas no âmbito da CDU quer em iniciativas e ações próprias e promovidas pelo PEV”, lê-se num comunicado emitido pelo PEV.
Os resultados não retiram “a determinação e a urgência das lutas do Partido Ecologista Os Verdes”, como são exemplo disso “o combate às alterações climáticas, a melhoria dos transportes públicos e o investimento na ferrovia, a descarbonização da sociedade e da economia, a conservação da Natureza e defesa da água pública, a defesa da floresta autóctone e da produção e consumo local”.
Nestas eleições europeias, a CDU ficou em quarto lugar, atrás de PS, PSD e Bloco de Esquerda, tendo perdido um dos três eurodeputados. Foram eleitos, pela CDU, para o Parlamento Europeu, João Ferreira e Sandra Pereira.