Quase 600 mil portugueses já se vacinaram contra a gripe

VacinaGripe.jpgCerca de 563 mil portugueses com 65 ou mais anos já se vacinaram contra a gripe, desde o dia 1 de outubro, de acordo com os primeiros dados do relatório do Vacinómetro®.

Segundo o relatório, 27,7 % dos indivíduos vacinados tês 65 ou mais anos; 22 % dos indivíduos portadores são vítimas de doença crónica; 19,3 % são profissionais de saúde com contacto direto com doentes e 14,5 % são portugueses com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos.

Comparados com o mesmo período do ano passado, estes dados mostram uma diminuição no número de vacinados, diminuição que eventualmente poderá ser explicada pelas condições ambientais com temperaturas mais elevadas que têm sido registadas neste Outono.

A vacinação contra a gripe é recomendada para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; doentes crónicos e imunodeprimidos com 6 ou mais meses de idade; grávidas; rofissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (ex.: lares de idosos) e a pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.

O Vacinómetro® permite monitorizar em tempo real a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).