Gavião é o único município alentejano que abdica na totalidade da taxa de participação do IRS, segundo dados da Autoridade Tributária (AT) no que diz respeito aos rendimentos do ano de 2017.
Os municípios têm direito a uma participação máxima de 5% do IRS cobrado aos seus moradores. Nesta situação encontram-se 31 os municípios alentejanos que aplicam a taxa máxima.
Fronteira e Gavião têm uma participação de 2%, Alter do Chão, Arronches, Marvão e Nisa contam com uma participação de 2,5%, Elvas, Moura, Vila Viçosa, Castelo de Vide e Mértola 3,5%, Alcácer do Sal com 4%, Alvito e Sines com 4,5%, Campo Maior, Alandroal, Almodôvar, Arraiolos, Avis, Barrancos, Beja, Borba, , Castro Verde, Crato, Cuba, Estremoz, Évora, Ferreira do Alentejo, Grândola, Monforte, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Ponte de Sor, Portalegre, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Santiago do Cacém, Serpa, Sousel, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa com 5%.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Se a taxa de participação no IRS indicada à AT for inferior a 5%, a diferença reverte igualmente a favor da população, enquanto que, a devolução municipal de IRS só tem lugar se a declaração de rendimentos for entregue dentro do prazo legal.
Sandra Canhoto
[/shc_shortcode]


A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou, no dia 29 de janeiro, quatro estabelecimentos de bebidas em Campo Maior. Das ações resultaram um processo-crime por usurpação, com uma detenção, apreensão de equipamento de som no valor de 1.050,00 €, dois processos de contraordenação por incumprimentos dos requisitos de higiene e outro por a máquina dispensadora de tabaco não se encontrar sob a vigilância do explorador.
O primeiro prémio do concurso de ontem, dia 31, do Euromilhões no valor de 25 milhões de euros foi atribuído a um apostador no estrangeiro.
Notícias da manhã de quarta-feira, dia 1, na Rádio Campo Maior, numa edição de Sandra Canhoto.