GNR detém 50 pessoas nas últimas horas

logo-gnrQuinze pessoas foram detidas por condução sob efeito de álcool e duas por tráfico de droga. A GNR anunciou a detenção de 50 pessoas em todo o país, no âmbito de operações realizadas entre as 20 horas de sexta-feira e as 8 horas deste sábado, a maioria das quais por condução sem carta.

No âmbito das operações de prevenção e combate à criminalidade violenta e fiscalização rodoviária, realizadas em todo o território nacional, foram detidas 31 pessoas por condução sem habilitação legal, 15 por condução sob efeito de álcool e duas por tráfico de droga.

Na área de intervenção da GNR foram registados neste período 111 acidentes de viação, que causaram nove feridos graves e 24 feridos com ferimentos leves.

No âmbito da fiscalização rodoviária, foram ainda detetadas 825 infrações, a maioria das quais por excesso de velocidade (463 casos).

Entre estas infrações estão também 62 casos de condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei e 51 casos por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança ou sistemas de retenção para crianças.

A GNR destacou ainda infrações por uso de telemóvel na condução (42 casos), por falta de inspeção periódica obrigatória (40), por infrações relacionadas com tacógrafos (11) e por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório (nove casos).

Visitas guiadas começam hoje em Badajoz

veranomonumental2016A cidade espanhola de Badajoz vai receber, pelo segundo ano, o programa Un Verano Monumental, que começa hoje e termina no final de Agosto.

 O programa consiste numa série de visitas guiadas aos monumentos da cidade espanhola. As visitas decorrem todos os sábados, durante os meses de Julho e Agosto.

 A primeira visita leva os participantes ao Fuerte de San Cristóbal.

Veículo pesado de mercadorias despista-se na Estrada Nacional 4

DespisteUm veículo pesado de mercadorias despistou-se hoje, dia 2, cerca das 14 horas, na Estrada nacional 4 (EN4) no sentido Terrugem- Vila Boim, junto ao cruzamento para Vila Fernando.

Segundo o que a Rádio Campo Maior conseguiu apurar, o veículo pesado de mercadorias saiu fora da estrada e o condutor e o único ocupante da viatura foi transportado para o Hospital de Santa Luzia em Elvas.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Elvas com quatro viaturas e dez elementos.

 

Rondão Almeida não sofreu enfarte

RondaoAlmeidaRondão Almeida, vereador na câmara municipal de Elvas, passou pelas urgências do Hospital de Santa Luzia de Elvas.

Segundo o que a Rádio ELVAS conseguiu apurar, Rondão Almeida saiu do hospital logo após a realização de alguns exames que diagnosticaram uma crise hipertensiva.

Ao contrário do que foi veiculado por alguns meios de comunicação social, Rondao Almeida não sofreu um enfarte.

Câmara de Campo Maior assina protocolos com instituições de solidariedade social

IpssCampoMaiorJunho2016Depois da inauguração do Lar e Centro de Dia de Degolados, resultado da parceria entre a Direção do Lar e a Câmara Municipal de Campo Maior, o município prepara-se para assinar parcerias com outras instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

Em fevereiro de 2015 nasceu em Campo Maior um novo Berçário e Creche resultante de uma parceria entre a Câmara e a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior. Agora, com vista ao financiamento e apoio logístico para ampliação e remodelação do Lar de Idosos de Sta. Beatriz da Silva, a Câmara volta a juntar-se à Santa Casa.

Também a Casa do Povo vai ter as instalações do seu ATL e do salão de Judo melhoradas. Com a assinatura do Protocolo entre o Município e esta IPSS, vai ser possível para a Câmara dar apoio logístico e financeiro, permitindo criar melhores condições aos jovens na ocupação dos tempos livres.

Já a Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI) assinou um protocolo com o Município para apoio logístico e financeiro com vista à requalificação do espaço exterior inerente à zona da piscina.

Encontra-se ainda em estudo a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados , a instalar no antigo edifício da EB 2 de São João Baptista, sendo que o edifício seria adaptado a um conceito inovador no concelho.

A instituição que dará corpo a este projeto será a Cooperativa Social Raia Mayor (constituída por quatro IPSS do concelho) e prevê 30 camas na Unidade de Cuidados Continuados.

Campo Maior, dentro dos próximos anos, irá contar com um conjunto de equipamentos de excelência, aumentando desta forma a oferta e a resposta nas mais diversas áreas.

Monforte Ex-Líbris foi inaugurado ontem

MonforteExLibrisInauguracaoA mostra Monforte ExLibris foi inaugurada ontem, dia 1, na Zona Desportiva de Monforte e decorre até amanhã, dia 3.

Este evento pretende exaltar as atividades económicas e o património do concelho monfortense durante os três dias do certame, promover e divulgar produtos locais, dinamizar a atividade económica local, criar oportunidades de negócios e potenciar novos espaços de comercialização, incentivar a criatividade das gentes locais E proporcionar meios de divulgação.

GonaloLagem2016

Gonçalo Lagem, presidente da Câmara Municipal de Monforte revela, “são três dias muito animados com oferta para todos os gostos, mostra, venda e exposição. Este evento prima pela dignidade e pela inovação, temos 55 expositores oriundos do concelho presentes neste certame e este ano, de forma a mostrar o que de melhor se faz em Monforte. Decidimos aliar a este evento o festival Agitagente, um certame já consolidado, e esperamos por todos até domingo de braços abertos”.

Nuno Mocinha, presidente da comunidade intermunicipal do Alto Alentejo declara “o monforte ExLibris serve para mostrar o que de melhor existe em Monforte e no fundo identifico-me com esta iniciativa, devemos ter orgulho naquilo que é nosso e acreditar que temos potencial, espero que nestes três dia, a população corresponda a visitar este certame e a autarquia de Monforte atinja os seus objetivos”.

CeiaSilva2016Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo disse, “considero que os eventos são do ponto de vista das dinâmicas turísticas relevantes para o território, se os turistas pensavam visitar Monforte, atendendo a que há um evento, animação e música, é um motivo suplementar para a visita a esta vila. Quero feliciatar a câmara municipal de Monforte, e as câmaras municipais, que apesar das dificuldades financeiras continuam a apostar nos eventos que não são um custo mas sim um investimento”.

A mostra Monforte Ex-Líbris termina amanhã, dia 3 de julho, na vila de Monforte.

Despiste na Estrada de Campo Maior não provoca feridos

AcidenteCampoMaior2julho2016Um veículo ligeiro despistou-se esta manhã, dia 2, cerca das 11 horas, na Estrada de Campo Maior, junto ao cruzamento da estrada da Godinha, antes da Casa dos Cantoneiros.

No local estiveram cinco viaturas dos Bombeiros dos Voluntários de Elvas com quinze elementos da corporação de Elvas.

Não existem feridos a registar neste despiste.

 

Emanuel presente na festa de aniversário do Campomaiorense

Campomaiorense90anos2016O Sporting Clube Campomaiorense assinalou ontem, dia 1, o 90º aniversário com uma festa para a população

VER AQUI FOTOS

Para celebrar mais um aniversário, o clube de Campo Maior, organizou uma festa no Jardim Municipal, com comes e bebes, porco no espeto, sardinha assada, espetáculo musical com o cantor Emanuel e djs pela noite fora.

No dia em que comemorou o 90º aniversário, o clube da vila de Campo Maior colocou online a sua página na internet. Através do endereço http://campomaiorense.pt, os interessados podem conhecer todas as informações do clube. 

Stand automóvel de Elvas assaltado

AssaltoCarroUm stand, situado na Rua do Matadouro, na Boa-Fé, Elvas, foi assaltado ontem, dia 1, cerca das 23 horas.

Segundo o que a Rádio ELVAS conseguiu apurar, os assaltantes desviaram um veículo automóvel, no interior do stand automóvel, partiram o vidro do mesmo, e furtaram um outro veículo.

Existem suspeitas de que o automóvel furtado tenha sido utilizado num assalto, a uma caixa multibanco em São Miguel de Machede, no concelho de Évora.

O assalto ocorreu cerca das 02.15 horas, tendo os assaltantes, que se puseram em fuga, utilizado uma máquina retroescavadora para rebentar com a caixa multibanco. Até ao momento a quantia de dinheiro que estaria no interior do ATM é desconhecida.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a tomar conta da ocorrência e a GNR está a investigar este assalto.

Dobradiça d’Aldeia no “Ponto de Vista” desta semana

DobradicaDAldeia

A Dobradiça de Santa Eulália viu reconhecido o seu valor com o registo da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, no passado dia 15 de abril de 2016, sendo agora denominada “Dobradiça d’ Aldeia – Santa Eulália”.

O bolo tradicional da aldeia de Santa Eulália é produzido e vendido ao público há mais de 50 anos e é feito com massa de farinha de trigo fermentada, recheada com açúcar e canela.

Na edição desta semana de “Ponto de Vista”, falámos com algumas pessoas que produzem a dobradiça para venda ao público e também com o presidente da Junta de Freguesia de Santa Eulália, Cláudio Carapuça.

Esta é uma entrevista para ouvir na íntegra, hoje, às 11 horas, na Rádio Campo Maior.