Pablo Hermoso apadrinha Lea Vicens hoje no Campo Pequeno

LeaVicens

Hoje à noite, Pablo Hermoso de Mendoza, a máxima figura mundial do rejoneio, vai ao Campo Pequeno, apadrinhar a estreia da rejoneadora francesa Lea Vicens (na foto), que vem demonstrando grandes méritos artísticos e está contratada para as principais feiras de Espanha e França.

Para testemunhar esta efeméride, actuará João Moura Júnior, o cavaleiro de Monforte, um dos triunfador da temporada passada em Portugal, figura sempre presente nas mais importantes feiras taurinas de Espanha e França.

Pegam os grupos de forcados amadores de Coruche e de Alcochete e lidam-se seis toiros de Santa Maria.

Elvas: ESAE recebe conferência sobre Ética

ConferenciaBioetica1JunhoESAEA Bioética foi o tema de uma conferência realizada ontem, dia 1, no Auditório da Escola Superior Agrária de Elvas.

A professora Lina Costa, moderadora deste encontro, refere, “esta conferência está integrada no ciclo de conferências que o IPP tem estado a organizar subordinadas ao tema da Ética na sociedade atual. Na última conferência, vamos abordar a bioética, este é um tema atual, temos mobilizadas as turmas da escola e vão estar presentes dois oradores, o professor José Rato Nunes que vai abordar a temática “Éticas nas Ciências Naturais” e Ética e experimentação animal” com a professora Rute Santos.

Para José Rato Nunes, diretor da Escola Superior Agrária de Elvas, “ é mais uma conferência bastante pertinente e importante para os nossos alunos e para os nossos docentes. Cada vez mais a ética está na ordem do dia e é um aspeto muito importante a considerar”.

Esta conferência está integrada no ciclo de conferências que o IPP tem estado a organizar subordinadas ao tema da “Ética na sociedade atual“.

“À Conversa Com” Dionísia Gomes

DionisiaGomesO Coração Delta, associação de solidariedade social do Grupo Nabeiro, foi criada com o objetivo de desenvolver projetos de voluntariado e de apoio social.

São seus associados, as empresas do Grupo Nabeiro e os seus colaboradores.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Dionísia Gomes (na foto), a convidada de hoje no espaço “À Conversa Com” refere que, “a Associação Coração Delta criou várias valências e serviços necessários ao desenvolvimento das comunidades, tais como Centro Educativo Alice Nabeiro, intervenção precoce, serviço de apoio a crianças e jovens, voluntariado e projetos ambientais e de cidadania”.

Dia da Criança nos concelhos de Campo Maior e Elvas

DiaCriancaCampoMaiorO Dia Mundial da Criança comemorou-se ontem, dia 1 de junho. Por todo o país, e toda a região, a efeméride é assinalada junto das crianças dos jardins de infância e das escolas.

Ver aqui Fotorreportagem

Em Campo Maior, as crianças comemoraram este dia dedicado aos mais pequenos, com um programa que incluiu várias atividades musicais e desportivas.

Isabel Raminhas, vereadora na câmara municipal de Campo Maior refere, “Campo Maior tem uma taxa de natalidade muito acima da taxa da região Alentejo, preparamos neste dia atividades diversificadas, contamos com o apoio do Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura e a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, o que queremos é que as crianças tenham um dia muito feliz, que desfrutem e se sintam felizes”.

Em Elvas, os alunos do agrupamento nº1 de Elvas realizaram durante a manhã, várias atividades no Estádio Municipal de Atletismo.

Miguel Godinho, coordenador do 1º ciclo do agrupamento nº1 de Elvas refere, ” decidimos fazer uma atividade diferente para comemorar o Dia da Criança. Hoje, estão no Estádio Municipal de Atletismo cerca de 400 crianças que estão envolvidas nesta comemoração. O grupo de educação física está a dinamizar várias atividades no relvado e as crianças estão entusiasmadas”.

O Dia Mundial da criança foi comemorado nos concelhos de Elvas e de Campo Maior.

Amândio Torres está hoje em Elvas

Amndio_TorresAmândio Torres (na foto), Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, vai estar esta quinta-feira na Escola Superior Agrária de Elvas de Elvas no encerramento do primeiro Workshop do projeto “ Estratégia Regional de Adaptação às Alterações Climáticas no Alentejo”.2016, organizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e Universidade de Évora.

Para além das entidades promotoras são parceiros neste evento a ARS Alentejo, a APA/ARH Alentejo, a Câmara Municipal de Elvas, a CIBIO/ InBio, Comunidades Intermunicipais, Delta, EDIA, ICNF e IPP/Escola Superior Agrária de Elvas.

Esta iniciativa enquadra-se na Estratégia Regional e Políticas Públicas de Adaptação às Alterações Climáticas para o Alentejo que tem por objetivos gerais dotar a região e as suas instituições dos conhecimentos e projeções necessárias, sobre o sistema climático, ecológico, social e económico, para a adoção de uma estratégia inteligente de adaptação às alterações climáticas e implementar estratégias de adaptação às alterações climáticas em estudos casos selecionados com vista a se constituírem em exemplos para a região, o país, a Europa e o mundo, entre outros.

 

Notícias da Manhã de quinta-feira, 2 de junho

noticias_RCM

Notícias da manhã de quinta-feira, dia 2 de junho na Rádio Campo Maior numa edição de Sandra Canhoto.

Ouvir aqui notícias da manhã

Temas em destaque:

– Acidente na A6 provoca ferido grave;

– Município de Campo Maior comemorou Dia Mundial da Criança;

– Semana da Ciência e Ambiente 2016, prossegue no Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN);

– Coração Delta, associação de solidariedade social do Grupo Nabeiro no “À Conversa Com” de hoje.

e Escola Superior Agrária de Elvas recebeu conferência sobre Bioética.

Acidente na A6 provoca ferido grave

Acidente2junhoA6Um acidente ocorrido esta madrugada, cerca das 3.20 horas, provocou um ferido grave e um ferido ligeiro na A6, entre Elvas e o Caia, ao quilómetro 156.

O ferido grave, de 22 anos natural de Elvas, foi transportado do local de helicóptero para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa,.

O ferido leve tem 38 anos e foi transportado para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Elvas e Campo Maior e a Brigada de Trânsito de Estremoz.

A autoestrada ainda está cortada no sentido Elvas/Badajoz, para limpeza da via, a alternativa é a estrada secundária.