Arronches: Herdade de Sancha vence 1º prémio na FIAPE

PremioFIAPE2016A criadora elvense Inês Dragão venceu ontem o primeiro prémio na Feira Internacional da Agricultura e Agropecuária de Estremoz (FIAPE) com a raça Merina Preta, da classe de borregos, da exploração Herdade de Sancha (Arronches).

“É um sentimento de reconhecimento profissional, que vale a pena apostarmos e lutarmos naquilo em que acreditamos. Sou criadora desta raça há pouco tempo, há sete meses, tem sido um trabalho implementado dentro da nossa empresa com algum cuidado e algum carinho, porque é uma raça autóctone, é uma raça nossa, e ver o trabalho reconhecido com o primeiro prémio incentiva a que devemos continuar e que o caminho será por aqui”, revela à Rádio Campo Maior Inês Dragão.

A criadora apresenta-nos as características desta raça: “ao ser uma raça autóctone é uma raça nossa, nacional, e é uma raça que é muito rústica, que se adapta ao clima e à alimentação que temos, à disponibilidade de comida que temos e que requer muito menos cuidados que raças que são importadas de outros países para cá, e que implicam mais custos. Esta raça como é uma raça rústica tem muito menos cuidados e em termos de capacidade de produção é fantástica, o que acaba por rentabilizar e acabamos por nos manter e continuar o património que é nosso”.

A Herdade de Sancha, situada em Arronches, está presente na FIAPE, que está a decorrer até domingo, apenas com esta raça de borregos.