Marcelo Rebelo de Sousa (na foto) tomou posse esta quarta-feira, dia 9 de Março, como Presidente da Repúblicas, sucedendo no cargo Aníbal Cavaco Silva.
A cerimónia decorreu na Assembleia da República e contou com a presença de mais de 500 convidados, entre eles o Rei de Espanha, Felipe VI, e o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.
Começou por usar da palavra Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República, que referiu Marcelo Rebelo de Sousa “tem realmente agora a responsabilidade histórica de ser o homem certo no lugar certo”.
“O país tem de se voltar a encontrar, é preciso coesão social e temos de remar todos para o mesmo lado”, sublinhou Ferro Rodrigues.
No seu discurso, Marcelo Rebelo de Sousa, referiu que “é por Portugal, para cada portuguesa e para cada português que vai o meu primeiro e decisivo pensamento”.
Da Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa segue para o Mosteiro dos Jerónimos onde vai fazer a deposição de flores nos túmulos de Luís de Camões e Vasco da Gama.
Foto: Rádio Renascença