Órgãos centenários de Elvas voltaram ontem a tocar

OrgaoSePopulacao4Marco2016Os dois órgãos da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas, já estão em funcionamento.

A igreja foi pequena para albergar toda a população que não quis perder este momento histórico de ouvir estes instrumentos musicais centenários (foto ao lado).

João Vaz, conceituado músico que tem tocado em vários órgãos no país, esteve nos comandos do instrumento na sessão que decorreu na noite desta sexta-feira, dia 4.

“É sempre uma redescoberta quando há um instrumento que fica calado durante tanto tempo. Não há ninguém vivo que se lembra destes instrumentos tocarem e é sempre uma emoção ver o som reencontrado de um instrumento construído há 250 anos”, refere o músico.

João Vaz considera: “o património organista em Portugal é muitíssimo rico e felizmente nas últimas décadas tem havido um esforço muito grande no sentido de restaurar. É claro que o restauro é sempre uma incógnita: as coisas podem correr bem ou mal. Neste caso é um trabalho que foi feito com profissionalismo e o resultado é muito satisfatório e emocionante”.

Os dois órgãos de tubos são do século XVIII, tendo o órgão alto sido construído em 1762 pelo organeiro italiano, Pascoal Caetano Oldovini, sendo que existe também o coro baixo, do mesmo organeiro.