Idosa encontrada morta em Campo Maior

CampoMaiorVistaUma idosa de 86 anos foi encontrada morta na sua residência, na tarde desta terça-feira, dia 1, na rua D. João de Portugal, junto à escola secundária de Campo Maior.

Ao que a Rádio Campo Maior conseguiu apurar, o corpo já se encontrava em decomposição.

A senhora não era vista desde o dia 6 de janeiro.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Campo Maior que transportaram o cadáver para a morgue do Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Sub-18: Portugal, 0 – Ucrânia, 0 em Campo Maior

portugalucraniasub18finalPortugal e Ucrânia empataram zero-zero, num jogo de futebol (sub-18), de caráter particular, que decorreu equilibrado. Ainda na primeira parte, os portugueses falharam uma grande penalidade, por Rui Pedro. A partida decorreu em Campo Maior, no Estádio Capitão César Correia, e integrou-se no estágio que estas duas seleções estão a fazer, ao longo desta semana, em Elvas e Campo Maior. 

A equipa portuguesa, treinada por José Guilherme, apresentou o onze inicial seguinte: Carlos Alves (Rio Ave); Bruno Paz (Sporting), Nuno Gonçalves (Vitória, Guimarães), Gonçalo Vieira (Sporting) e Abdu Conte (Sporting); Rui Pires (FC Porto), Bruno Jordão (União, Leiria), Cassamá (FC Porto) e Sambu (Sacavenense); Generoso (FC Porto), Rui Pedro (FC Porto) e João Mendes (Sporting).

Ao intervalo, entrou o elvense André Vidigal, que atuou durante todo o segundo tempo no lado direito e, ainda que com pouca bola,  integrou-se bem nas manobras do seu conjunto português, nos lances em que interveio. Estas equipas de Portugal e Ucrânia voltam a encontrar-se depois de amanhã, quinta-feira dia 3, às 11 horas, em Elvas.

Foto: FPF

Festival de Teatro do Alentejo começa hoje

FITA2016O Festival de Teatro do Alentejo (FITA) tem início hoje e decorre até dia 13 de Março (domingo).

“Pela primeira vez, esta iniciativa vai passar por Elvas”, como nos referiu o diretor do Festival, António Revez.

O FITA é organizado pela companhia Lendias d’ Encantar (LdE) e vai passar pelas cidades de Beja, Évora, Portalegre, Grândola, Elvas, Santiago do Cacém e Santo André. Sete companhias nacionais e sete companhias estrangeiras apresentam os seus espetáculos no Alentejo.

2015 foi o melhor ano turístico de sempre no Alentejo

CeiaDaSilvaO Alentejo teve, em 2015, o seu melhor ano turístico de sempre, ultrapassando a mítica barreira de meio milhão de dormidas de turistas internacionais, de acordo com dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

António Ceia da Silva (na foto ao lado), presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, considera este “o melhor ano de sempre”: “estamos a falar de um ano turístico que foi globalmente o melhor ano turístico de sempre, que não só significou mais 500 mil dormidas estrangeiras como também nacionais”.

Segundo o presidente da ERTAR, não aumentaram apenas as dormidas: “aumentaram todos os indicadores, o que significa que temos hoje um tipo de turista diferente: mais informado, mais culto, mas também com mais poder de compra e isso significa que mudou radicalmente aquilo que é hoje a capacidade do turismo induzir a outros negócios, estou a falar por exemplo do vinho, da restauração, da animação turística, do comércio”.

Os visitantes espanhóis representam 100 mil dormidas no Alentejo, revelando um aumento de 4,4%. O Reino Unido cresce 25,1%, a Holanda 45,2%, os EUA 44%, a Bélgica 31,2% e o Brasil 5,7%.

Também ao nível de hóspedes internacionais se regista uma subida homóloga de +15,3%, atingindo os 272,4 mil. Já os proveitos globais aumentaram 15,6% face a 2014.

GURA e EUROBEC beneficiam Eurocidade em mais de 7ME

ApresentaONTERREGPinheiroA apresentação de duas candidaturas da Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior à convocatória do Interreg V (5) -A realizou-se hoje, no Centro da Ciência do Café (CCC), em Campo Maior.

Nesta cerimónia foram apresentadas duas candidaturas, a primeira respeitante ao projeto GURA (Guardiães da Raia) e a segunda ao projeto EUROBEC (Construindo a Eurocidade).

O alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso, refere que “são dois projetos de cooperação, que visam a integração de Campo Maior no projeto da Eurocidade e a recuperação de Património Histórico destas três localidades”.

O projeto GURA prevê ações sobre o património de Badajoz, Elvas e Campo Maior.

Em Elvas, as obras vão incidir “na recuperação de parte da muralha situada junto à Avenida de São Domingos, recuperação e valorização das Muralhas Seiscentistas de Elvas, conservação e restauração do Baluarte de São Vicente e requalificação dos Quartéis da Faceira da Cisterna de Elvas”, referiu Nuno Mocinha, presidente da câmara de Elvas.

“Além destas obras, permita-me também falar sobre a escola que queremos criar e que pode ser um grande polo para dar uma solução de emprego a quem, neste momento, não a tem. Neste espaço vamos também ensinar a trabalhar com algumas técnicas de restauro como é o caso do manuseio da cal, ladrilho tradicional, entre outras”, sublinhou.

A Escola de Artes e Ofícios do Património vais ficar sedeada no antigo Quartel General, na rua Martim Mendes, junto ao Castelo de Elvas.

Na vila de Campo Maior, o projeto GURA vai incidir, sobretudo, em requalificações na aldeia de Ouguela: “vamos recuperar a Atalaia de São Pedro de Ouguela, recuperar as portas de madeira das fortificações de Campo Maior e Ouguela, instalar espaços museológicos nas fortificações de Campo Maior e Ouguela, recuperar a Atalia do Gato, recuperar as fortificações de Ouguela, colocar iluminação cénica na fortificação de Ouguela e colocar infraestruturas de sinalização e elementos identificativos nas fortificações de Campo Maior”, referiu Ricardo Pinheiro, presidente da câmara de Campo Maior.

Francisco Fragoso apresenta as intervenções previstas para Badajoz: “a cidade vai contar com três intervenções. A primeira passa pela ligação do Baluarte de la Trinidad com a Porta Pilar, a segunda pretende recuperar o caminho coberto da Puerta del Alpendiz ao Baluarte Trinidad e a terceira pretende recuperara a ligação do Baluarte Trinidad ao adarve da Porta Trinidad”.ApresentaONTERREG2

O EUROBEC inclui estruturas de governabilidade da Eurocidade, desenho estratégico da Eurocidade e microacções de cooperação.

No GURA está previsto um investimento de mais de 6 milhões de euros, com financiamento comunitário de cerca de 75 por cento.

No EUROBEC o investimento vai rondar os 900 mil euros, também ele com financiamento na ordem dos 75 por cento.

Dia Internacional da Proteção Civil assinala-se hoje

DiaMundialProtecaoCivil2016O Dia Internacional da Proteção Civil assinala-se hoje, subordinado ao tema “A importância do patamar local na promoção de Comunidades Resilientes”.

João Costa, técnico de planeamento e sensibilização do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, refere que “este tema pretende destacar o papel fundamental e estruturante das autarquias, em ligação com as populações e com as comunidades, no sentido de se implementarem estratégias que permitam aumentar a resiliência de comunidades e territórios para fazer face aos riscos coletivos”.

Com a comemoração deste dia, a Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) pretende “alertar os cidadãos e consciencializar a população para uma atitude mais próxima e de contacto com os riscos existentes dos seus territórios para que possam adotar uma postura de segurança e proteção”, sublinhou o técnico.

O Dia da Proteção Civil foi instituído, mundialmente, pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e, em Portugal, foi criado por despacho ministerial.

Notícias da Manhã de 3ª Feira, 1 de Março

noticias_RCMNotícias da manhã de terça-feira, 1 de Março, na Rádio Campo Maior com edição de Cláudia Clérigo.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior apresenta hoje candidatura a projetos europeus em Campo Maior;

– Dia Internacional da Proteção Civil assinala-se hoje

– 2015 foi o melhor ano de sempre no Alentejo, no que ao turismo diz respeito;

– e Forte da Graça já tem parque de estacionamento para bicicletas.

Notícias da Manhã de 3ª Feira, 1 de Março

noticias_RCMNotícias da manhã de terça-feira, 1 de Março, na Rádio Campo Maior com edição de Cláudia Clérigo.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior apresenta hoje candidatura a projetos europeus em Campo Maior;

– Dia Internacional da Proteção Civil assinala-se hoje

– 2015 foi o melhor ano de sempre no Alentejo, no que ao turismo diz respeito;

– e Forte da Graça já tem parque de estacionamento para bicicletas.

Efemérides de hoje, dia 1 de março

EfemeridesAssinalamos algumas das efemérides que marcaram este dia no país e no mundo.

A 1 de Março de 1904, nasce, em Clarinda, Iowa, Alton Glenn Miller, chefe de orquestra e compositor norte-americano considerado o expoente máximo do swing. Entre os temas inesquecíveis que compôs poder-se salientar In the mood (1939), Moonlight Serenade (1939) e They are Yanks (1944). Fundou a sua própria orquestra em 1938 e, durante a II Grande Guerra, enquanto esteve ao serviço da Força Aérea dos Estados Unidos, dirigiu uma banda com o seu nome, a Glenn Miller Army Air Force Band, atuando para os soldados americanos que combatiam longe da pátria. Após a sua morte, ocorrida provavelmente a 15 de Dezembro de 1944, a Glenn Miller Orchestra foi reconstituída sob a direção de Tex Beneke. Anos mais tarde, a família de Miller contratou Ray McKinley, baterista da Glenn Miller Army Air Force Band, para organizar uma nova banda que ainda continua a atuar nos nossos dias.

A 1 de Março de 1996, morre, em Lisboa, o escritor português Vergílio Ferreira, autor, entre outras, das seguintes obras: Manhã Submersa (1954), Aparição (1959), Nítido Nulo (1971) e Conta-Corrente (1980-1988).