A apresentação de duas candidaturas da Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior à convocatória do Interreg V (5) -A realizou-se hoje, no Centro da Ciência do Café (CCC), em Campo Maior.
Nesta cerimónia foram apresentadas duas candidaturas, a primeira respeitante ao projeto GURA (Guardiães da Raia) e a segunda ao projeto EUROBEC (Construindo a Eurocidade).
O alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso, refere que são dois projetos de cooperação, que visam a integração de Campo Maior no projeto da Eurocidade e a recuperação de Património Histórico destas três localidades.
O projeto GURA prevê ações sobre o património de Badajoz, Elvas e Campo Maior.
Em Elvas, as obras vão incidir na recuperação de parte da muralha situada junto à Avenida de São Domingos, recuperação e valorização das Muralhas Seiscentistas de Elvas, conservação e restauração do Baluarte de São Vicente e requalificação dos Quartéis da Faceira da Cisterna de Elvas, referiu Nuno Mocinha, presidente da câmara de Elvas.
Além destas obras, permita-me também falar sobre a escola que queremos criar e que pode ser um grande polo para dar uma solução de emprego a quem, neste momento, não a tem. Neste espaço vamos também ensinar a trabalhar com algumas técnicas de restauro como é o caso do manuseio da cal, ladrilho tradicional, entre outras, sublinhou.
A Escola de Artes e Ofícios do Património vais ficar sedeada no antigo Quartel General, na rua Martim Mendes, junto ao Castelo de Elvas.
Na vila de Campo Maior, o projeto GURA vai incidir, sobretudo, em requalificações na aldeia de Ouguela: vamos recuperar a Atalaia de São Pedro de Ouguela, recuperar as portas de madeira das fortificações de Campo Maior e Ouguela, instalar espaços museológicos nas fortificações de Campo Maior e Ouguela, recuperar a Atalia do Gato, recuperar as fortificações de Ouguela, colocar iluminação cénica na fortificação de Ouguela e colocar infraestruturas de sinalização e elementos identificativos nas fortificações de Campo Maior, referiu Ricardo Pinheiro, presidente da câmara de Campo Maior.
Francisco Fragoso apresenta as intervenções previstas para Badajoz: a cidade vai contar com três intervenções. A primeira passa pela ligação do Baluarte de la Trinidad com a Porta Pilar, a segunda pretende recuperar o caminho coberto da Puerta del Alpendiz ao Baluarte Trinidad e a terceira pretende recuperara a ligação do Baluarte Trinidad ao adarve da Porta Trinidad.
O EUROBEC inclui estruturas de governabilidade da Eurocidade, desenho estratégico da Eurocidade e microacções de cooperação.
No GURA está previsto um investimento de mais de 6 milhões de euros, com financiamento comunitário de cerca de 75 por cento.
No EUROBEC o investimento vai rondar os 900 mil euros, também ele com financiamento na ordem dos 75 por cento.