O pedido de inscrição da candidatura portuguesa do fabrico de chocalhos a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO vai ser apreciado e votado pela UNESCO na 10ª reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, marcada para a Namíbia, a 1 de Dezembro.
Portugal candidatou este ano à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) a inscrição do fabrico de chocalhos como Património Cultural Imaterial da Humanidade com Necessidade de Salvaguarda Urgente.
Ceia da Silva revela que o parecer técnico considera a candidatura exemplar mas vamos ter muita serenidade e muita calma porque óbviamente há uma comissão intergovernamentel que avalia e vota.
O Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo espera uma boa notícia. Caso se concretize, o Alentejo será a região do país com mais bens reconhecidos pela UNESCO.
Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, recorda que a identidade é decisiva na escolha de destinos turísticos.
Para Bengalinha Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, se a candidatura receber um parecer positivo, dia 1 de Dezembro será um dia importante para o concelho.
O autarca diz ainda que esta será uma distinção importante para o desenvolvimento da arte chocalheira e do concelho.
Se tudo correr bem, a região receberá mais um selo, numa região com diversos galardões da Unesco.
À semelhança do cante alentejano, no ano passado, que acabou por ser inscrito como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a candidatura da arte chocalheira já obteve parecer positivo e foi considerada exemplar pela comissão de especialistas da UNESCO.
Se tal acontecer, o Alentejo pode ganhar em dois anos seguidos, dois galardões de reconhecimento universal.


A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) promoveu esta tarde no Centro Cultural de Campo Maior uma sessão de sensibilização junto da população para despertar para a utilização inadequada e excessiva de antibióticos.
O projeto Sem-Abrigo da Liga dos Amigos do Hospital de Santa Luzia encontra-se lotado.
António Costa foi indigitado esta terça-feira como primeiro-ministro de Portugal pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
A Casa do Povo de Santo António das Areias, no concelho de Marvão, recebeu mais uma brigada da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP), com um total de 26 voluntários para mais uma colheita de sangue, sendo que 17 dos quais foram mulheres, sendo recolhidas neste dia 23 unidades.




Notícias da manhã de terça-feira, 24 de novembro, na Rádio Campo Maior com edição de Rui Canatário.
Doze canídeos errantes foram apreendidos no dia 18 de novembro, quarta-feira, em Campo Maior, na sequência de uma ação de fiscalização no âmbito e identificação destes animais, levada a cabo pelo Núcleo de Proteção Ambiental do SEPNA de Elvas, em conjunto com o Posto Territorial de Campo Maior e o Destacamento de Intervenção, todos do Comando territorial da Guarda Nacional Republicana de Portalegre.