Arte Chocalheira candidata a Património da Humanidade

ChocalhosO pedido de inscrição da candidatura portuguesa do fabrico de chocalhos a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO vai ser apreciado e votado pela UNESCO na 10ª reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, marcada para a Namíbia, a 1 de Dezembro.

Portugal candidatou este ano à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) a inscrição do fabrico de chocalhos como Património Cultural Imaterial da Humanidade com Necessidade de Salvaguarda Urgente.

Ceia da Silva revela que “o parecer técnico considera a candidatura exemplar mas vamos ter muita serenidade e muita calma porque óbviamente há uma comissão intergovernamentel que avalia e vota”.

O Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo espera “uma boa notícia. Caso se concretize, o Alentejo será a região do país com mais bens reconhecidos pela UNESCO”.

Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, recorda que a identidade é decisiva na escolha de destinos turísticos.

Para Bengalinha Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, se a candidatura receber um parecer positivo, dia 1 de Dezembro será um dia importante para o concelho.

O autarca diz ainda que “esta será uma distinção importante para o desenvolvimento da arte chocalheira e do concelho”.

“Se tudo correr bem, a região receberá mais um selo”, numa região com diversos galardões da Unesco.

À semelhança do cante alentejano, no ano passado, que acabou por ser inscrito como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a candidatura da arte chocalheira já obteve parecer positivo e foi considerada exemplar pela comissão de especialistas da UNESCO.

Se tal acontecer, o Alentejo pode ganhar em dois anos seguidos, dois galardões de reconhecimento universal.

Campo Maior recebeu sessão de esclarecimento sobre antibióticos

SessaoAntibioticosCM24Nov2015A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) promoveu esta tarde no Centro Cultural de Campo Maior uma sessão de sensibilização junto da população para despertar para a utilização inadequada e excessiva de antibióticos.

A sessão foi desenvolvida por Margarida Silva e Rui Farinha, médica e enfermeiro, respetivamente, do Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos da ULSNA.

Margarida Silva diz que há que ter em conta que “os antibióticos só são eficazes apenas em infeções por bactérias e grande parte das infeções são por vírus, têm alguns efeitos secundários (…) mas além de mais, quando mal utilizados dão origem a que as bactérias se resistem, que se tornem resistentes aos antibióticos”.

A médica alerta também para o facto de se poder voltar a uma “era pré-antibiótica” e revela os principais problemas que levam a estas consequências.

“Há uma excessiva toma de antibióticos e há uma incorreta toma dos antibióticos. Muitas vezes não tem só a ver com o tomar me excesso mas com o tomar mal, portanto, quando há uma dose que é para ser administrada, por exemplo, de oito em oito horas, tem de ser tomada de oito em oito horas (…) porque o que acontece é que as bactérias não são mortas e então o que vai acontecer é que elas se tornam resistentes.”

As sessões de informação estão a ser realizadas acerca de um mês em alguns concelhos do distrito de Portalegre, e Rui Farinha revela que “a ideia era abrir isto à população em geral” e que têm conseguido passar a palavra.

Projeto “Sem Abrigo” no “À Conversa Com”

Abel_CortesO projeto “Sem-Abrigo” da Liga dos Amigos do Hospital de Santa Luzia encontra-se lotado.

A liga foi transformada numa IPSS em 1999 e Abel Cortes, presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Santa Luzia, afirma que se encontra sempre cheia.

Abel Cortes é convidado na edição de hoje do “À Conversa Com” e revela que tipo de projeto é desenvolvido com os mais carenciados nesta instituição.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“Existe da nossa parte sempre, o ínicio de um projeto que é importante para o utente sair de uma área que nós consideramos sem-abrigo (…) e encaminhá-los para uma nova vida e para um novo projeto de vida.”

António Costa foi indigitado como primeiro-ministro

AntonioCosta2015António Costa foi indigitado esta terça-feira como primeiro-ministro de Portugal pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Depois de quase uma hora de reunião, o líder socialista deixou Belém, em cima das 12 horas sem esclarecer os jornalistas se tinha sido indigitado pelo Presidente da República.

O anúncio foi feito no site da Presidência da República dez minutos depois atravé de um comunicado no qual se lê: “o Presidente da República decidiu, ouvidos os partidos políticos com representação parlamentar, indicar o Dr. António Costa para Primeiro-Ministro.”

Em comunicado, Cavaco Silva refere que a hipótese de um governo de gestão “não corresponderia ao interesse nacional”, sublinhando que perante a impossibilidade de dissolver a Assembleia da República e convocar eleições, “tal situação prolongar-se-ia” por tempo indefinido.

“As informações recolhidas nas reuniões com parceiros sociais e instituições e personalidades da sociedade civil confirmam que a continuação em funções do XX Governo constitucional, limitado à prática dos atos necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos, não corresponderia ao interesse nacional.”

Nesta decisão também pesou a resposta de António Costa “às duvidas suscitadas pelos documentos subscritos pelo BE, PCP e PEV”, como vinca o comunicado da presidência.

“O Presidente da República tomou devida nota da resposta de António Costa às duvidas suscitadas pelos documentos subscritos pelo BE, PCP e PEV quanto à estabilidade e durabilidade de um governo minoritário do PS no horizonte temporal da legislatura.”

Duas semanas depois da queda do Executivo PSD/CDS-PP no parlamento, Cavaco Silva decidiu dar luz verde à formação de um governo de iniciativa do PS, com apoio do BE, PCP e PEV.

População de Santo António das Areias (Marvão) doou sangue

RecolhaSangue24Nov2015A Casa do Povo de Santo António das Areias, no concelho de Marvão, recebeu mais uma brigada da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP), com um total de 26 voluntários para mais uma colheita de sangue, sendo que 17 dos quais foram mulheres, sendo recolhidas neste dia 23 unidades.

A próxima brigada está agendada para dia 19 de dezembro, em Monforte, no Quartel dos Bombeiros, entre as 9 e as 13 horas.

Arronches recebe palestra sobre violência contra a mulheres

Arronches25Nov2015

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulheres assinala-se dia 25 de novembro.

Para assinalar esta data, o Auditório do Centro Cultural de Arronches recebe esta quarta-feira, pelas 14.30 horas, uma palestra alusiva a este tema.

Pista de Gelo regressa a Elvas esta sexta-feira

PistaGeloElvas2015

A Pista de Gelo em Elvas tem abertura marcada para esta sexta-feira, 27 de novembro, pelas 18 horas.

A Pista de Gelo vai funcionar nos moldes dos anos anteriores, com abertura pelas 16 horas e encerramento pelas 21 horas nos dias úteis e das 10 às 21 horas nos fins de semana e feriados, encerrando das 13.30 às 14.30 para manutenção.

Este é já o oitavo ano consecutivo, que o Município de Elva cria este espaço que tem como objetivo agregar diversas áreas como o desporto, o lazer e a música, entre outros, para além de contribuir para a satisfação e realização da população, através da implementação e dinamização de equipamentos de animação e lazer, com base na temática do gelo.

Esta temporada, à semelhança das últimas, a autarquia encara este evento como uma forma eficaz de atrair dezenas de milhar de pessoas à cidade, sobretudo nas áreas do comércio e restauração, uma vez que cerca de 75 por cento dos utilizadores deste equipamento, são pessoas oriundas de fora do concelho de Elvas.

Face à situação económica difícil que o país atravessa, a Autarquia Elvense volta a apostar na manutenção dos preços praticados nos anos anteriores: 3 euros (por um período de 30 minutos), ou um cartão passe de 50 euros, com 20 entradas, válido para os dias úteis.

A pista de gelo coberta com 800 metros quadrados, e que vai ficar instalada no Coliseu Comendador Rondão Almeida, é aberta dia 27 de novembro com entradas gratuitas nessa data.

Notícias da Manhã de 3ª Feira, 24 de novembro

noticias_RCMNotícias da manhã de terça-feira, 24 de novembro, na Rádio Campo Maior com edição de Rui Canatário.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Campo Maior e Elvas recebem hoje sessão de sensibilização sobre antibióticos;

– Praça D. Sancho II, em Elvas, recebe Bazar de Natal dia 28;

– Iniciados d’ “O Elvas” venceram Caldas das Rainha no Campeonato Nacional;

– Cozinha dos Ganhões tem início quinta-feira em Estremoz;

– Operação Lagareiro, da GNR, decorre até 31 de janeiro de 2016;

– Pedido de inscrição da candidatura do fabrico de chocalhos a Património Cultural Imaterial da Humanidade avaliado dia 1 de dezembro na Namíbia;

– União de Sindicatos do Distrito de Évora comemora hoje 25 anos de existência.

12 cães errantes apreendidos pela GNR em Campo Maior

ApreensaoCaesCM24Nov2015Doze canídeos errantes foram apreendidos no dia 18 de novembro, quarta-feira, em Campo Maior, na sequência de uma ação de fiscalização no âmbito e identificação destes animais, levada a cabo pelo Núcleo de Proteção Ambiental do SEPNA de Elvas, em conjunto com o Posto Territorial de Campo Maior e o Destacamento de Intervenção, todos do Comando territorial da Guarda Nacional Republicana de Portalegre.

Durante a ação, além dos doze cães apreendidos, foram elaborados nove autos de contraordenação por diversas infrações relacionadas com a falta de identificação, registo, marcação eletrónica e vacina antirrábica de canídeos.