O Dia Mundial da Diabetes assinala-se hoje, dia 14 de Novembro.
As campanhas deste dia visam consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes. Para as pessoas que sofrem de diabetes, as ações visam difundir métodos para melhorar o conhecimento da diabetes de forma a compreender a doença e prevenir as complicações. Cerca de 285 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e em 2030, este número deve chegar a 438 milhões.
No ano passado, foram detetados 150 novos casos de diabetes por dia. De acordo com Pintão Antunes, fundador da Unidade Funcional de Diabetes no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, atualmente, em Portugal, há mais de um milhão de doentes.
O médico alerta para o facto de milhares de pessoas em Portugal sofrerem de pré diabetes e não saberem.
De acordo com o relatório Factos e Números da Diabetes do Observatório Nacional de 2014, a prevalência estimada da doença na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,7 milhões de indivíduos) foi de 13,1%, isto é, mais de um milhão de portugueses, a que se juntam mais de dois milhões de pessoas com pré-diabetes.
Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.
A data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU, após aprovação das Nações Unidas em dezembro de 2006.