Alunos da ESTG na final do Global Management Challenge Nacional

ESTGQuatro alunos do 3º ano de Gestão, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre conquistaram o primeiro lugar no grupo da 2ª volta do Global Management Challenge Nacional.

Hugo Serras, Isabel Almeida, Fernando Vieira e Cátia Candeias foram apurados para a final nacional juntamente com mais 7 equipas que também se posicionaram em 1º lugar nos respetivos grupos.

A competição foi integrada por 8 equipas de quadros de empresas, de estudantes e equipas mistas e esta equipa da ESTGP é a única representativa do ensino superior que alcançou um lugar na final nacional uma vez que as outras que representavam universidades e outros politécnicos foram eliminadas.

Das 8 equipas finalistas, que competirão na final nacional em 16 de novembro de 2015, uma delas, a vencedora, representará Portugal na final internacional do GMC que se realizará em 2016 em Macau.

Festa da Vinha e do Vinho anima Borba

Festa_da_Vinha_e_do_VinhoBorba vai acolher mais uma edição da Festa da Vinha e do Vinho, que terá início este sábado, 7 de novembro, e se prolonga durante nove dias, até 15 de novembro, no Pavilhão de Eventos de Borba.

O destaque do evento vai para a promoção dos vinhos do Alentejo, com mais de uma dezena de produtores de vários concelhos, com venda e degustação de inúmeras marcas.

Este ano, o Município associa-se à 7ª edição do Dia Europeu do Enoturismo, que se celebra no dia 8 de novembro e, em conjunto com os enoturismos do concelhos e a RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho e a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, promove um conjunto de iniciativas entre os dias 7 e 15 de novembro.

Além da promoção do vinho, a Festa da Vinha e do Vinho contribui também para a promoção da gastronomia local e regional, os produtos regionais, como os enchidos, queijos, azeites e a doçaria, além do artesanato, equipamentos e serviços vitivinícolas, mostra empresarial e institucional, com cerca de 80 expositores oriundos de todo o país.

A par da vertente promocional, a Festa da Vinha e do Vinho têm-se afirmado pela variedade cultural e qualidade de artistas que proporciona aos visitantes, com espetáculos que vão desde o fado, cante alentejano, música popular portuguesa, folclore, jazz, bandas filarmónicas, ao teatro e à dança. O evento vai para além do Pavilhão de Eventos, com a dinamização de atividades no centro histórico da cidade e um pouco por todo o concelho, nomeadamente nas diversas modalidades desportiva que dão a conhecer aos participantes as paisagens de vinhas, olivais, pedreiras e a Serra D’Ossa.

CASA de Portalegre lotado e em degradação

sem_abrigoO Centro de Acolhimento para os Sem-Abrigo (CASA) de Portalegre encontra-se lotado e em condições degradantes.

A funcionar desde o ano 2000, este espaço pertence à Associação de Desenvolvimento Regional d’Entre o Tejo e Guadiana e apresenta atualmente algumas “fragilidades”, como nos explica a diretora técnica, Antónia Chambel.

“Ocupamos um edifício com construção anterior a 1950 e como é normal, com o desgaste habitual destas circunstâncias, (…) nota-se, logicamente, uma degradação das condições físicas do próprio edifício.”

A casa acolhe atualmente 19 pessoas em lar de alojamento temporário e outras 10 em refeições, totalizando 29 indivíduos, entre os quais algumas famílias.

Ainda assim, Antónia Chambel afirma que gostaria de acolher mais gente, uma vez que, dada a crise, “há mais gente a procurar apoio”.

O Centro de Acolhimento para os Sem-Abrigo (CASA) já possui um novo edifício para se alojar, pertencente à Câmara Municipal de Portalegre, mas espera agora por apoios económicos para a realização de obras tendo em vista uma candidatura ao Portugal 2020.

A associação estima que as obras de requalificação possam ter um custo de cerca de três milhões de euros e estar concluídas no espaço de três anos.

Portugueses reciclaram 324 mil toneladas de embalagens

reciclagemA reciclagem voltou a crescer em Portugal durante os primeiros nove meses do ano.

De janeiro a setembro deste ano, os portugueses enviaram para reciclagem quase 324 mil toneladas de embalagens, mais 12 por cento do que em igual período de 2014.

Foram recolhidas, em ecopontos e porta a porta, entre janeiro e setembro, cerca de 324 mil toneladas de embalagens usadas provenientes do fluxo urbano, do lixo doméstico, do pequeno comércio e dos hotéis, restaurantes e cafés.

Com uma subida de 29 por cento, o plástico foi o material recolhido que mais cresceu, atingindo 80 mil toneladas, seguido pela madeira, com um acréscimo de 23 por cento, atingindo 3103 toneladas.

Todavia, foi o vidro o material com a quantidade recolhida maior, chegando às 142 mil toneladas, mais dez por cento que no ano anterior.

O papel e cartão registaram uma quantidade recolhida semelhante ao plástico, com 80 mil toneladas, registando pouca diferença relativamente ao mesmo período do ano passado, e o metal cresceu 21 por cento atingindo as 20 mil toneladas.

No fluxo não urbano, referente às embalagens de origem industrial ou comercial, foram enviadas para reciclagem 224 mil toneladas de resíduos até ao final de setembro, o que representa uma descida de cinco por cento.

No total dos dois fluxos (urbano e não urbano) a Sociedade Ponto Verde encaminhou para reciclagem mais de 547 mil toneladas de resíduos de embalagens, o que representa um crescimento de quatro por cento.

9º Campeonato da Europa de Ginástica no “À Conversa Com”

JoaoPauloRochaO 9º Campeonato da Europa de Ginástica Aeróbica teve início ontem, em Elvas, com os treinos dos diversos países inscritos.

João Paulo Rocha (na foto), presidente da Federação de Ginástica de Portugal, revela que vão “estar cerca de 250 ginastas, de 23 países, seniores e juniores, num total de cerca de 480 participantes, incluindo treinadores, juízes, médicos, etc.”

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Na organização do evento estão cerca de “50 voluntários provenientes, na sua esmagadora maioria, de Elvas e provenientes do ISEKAIS”.

O presidente da Federação de Ginástica garante, na edição de hoje da “Conversa em Dia” que a maioria dos atletas “dorme na hotelaria local o que leva a que grande parte dos hotéis estejam com a sua capacidade a rondar os 90% de taxa de ocupação”.

O Campeonato é organizado pela Federação de Ginástica de Portugal e pela Câmara Municipal de Elvas.

CEAN foi considerado a melhor Eco Escola do país

EcoescolasO Centro Educativo Alice Nabeiro foi classificado como a melhor Eco Escola do país.

Carlos Pepê, coordenador pedagógico no centro educativo, revela que obtiveram 97% de classificação na auditoria externa e foram considerados a melhor eco escola “não só pelo programa educativo que temos mas também pela forma como gerimos o centro do ponto de vista da eco eficiência e  isso é um grande orgulho para o norte alentejano, também é um orgulho para nós, e faz-nos ter vontade de continuar a trabalhar neste sentido”.

Centro Educativo Alice Nabeiro recebeu, em Torres Vedras, a bandeira como melhor Eco Escola.

 

Notícias da Manhã de 3ª Feira, 03 de novembro

noticias_RCMNotícias da manhã de terça-feira, dia 3 de novembro, na Rádio Campo Maior, com edição de Rui Canatário.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Centro Educativo Alice Nabeiro é a melhor Eco Escola do país;

– Câmara Municipal de Elvas cria pacote de entrada para diversos espaços culturais da cidade;

– Centro de Acolhimento para os Sem-Abrigo (CASA) de Portalegre encontra-se lotado e em condições degradantes;

– Caçador António Joaquim da Silva indignado com o preço das licenças de caça.