Portalegre: Imagem peregrina de Fátima no distrito até segunda-feira

ImagemPeregrinaFatimaA imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima iniciou esta sexta-feira, dia 16, uma visita ao arciprestado de Portalegre, inserida no programa de preparação do centenário das aparições de Fátima, que se celebra em 2017.

A visita teve hoje início em Castelo de Vide, sendo acolhida amanhã, sábado dia 17, em Marvão, pelas 9.20 horas, seguindo para São Salvador da Aramenha, Alvarrões, Ribeira de Nisa, Reguengo, chega a Alegrete pelas 12.30 horas, seguindo depois para Vale de Cavalos e termina o dia de sábado na Igreja Matriz de Arronches.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima continua no domingo, com a chegada à Igreja de São Tiago de Urra, seguida de procissão, pelas 10.20 horas. às 13 horas é celebrado o terço no Centro Social Paroquial de S. Tiago, saindo do local pelas 14.20 horas com chegada prevista junto ao estádio dos Assentos, em Portalegre, pelas 14.35 horas, com acompanhamento por parte da PSP, Cruz Vermelha e Bombeiros Voluntários.

A Sé Catedral de Portalegre é onde pernoita a imagem, com uma eucaristia pelas 8.30 horas de segunda-feira, seguindo depois a imagem peregrina para o arciprestado de Abrantes, pelas 15.15 horas.

Rancho Folclórico de Elvas no “À Conversa Com”

RanchoFolcloricoElvasJúlio Jesus, responsável pelo Rancho Folclórico de Elvas, é o convidado da edição de hoje do “À Conversa Com”, onde fala acerca da formação do grupo, que comemora este ano 40 anos, e das dificuldades dos tempos atuais.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Há 40 anos que existe o grupo, mas, segundo o responsável, “o Racho Folclórico é o patinho feio da música portuguesa”, e justifica: “qualquer coisa que haja onde tenha que ir o folclore, é tudo de graça. Não perguntam quanto é, se há despesa, se não há despesa, 30 ou 50 pessoas que fazem parte de um grupo, pergunto só quantos são por causa do lanche. Andamos só pelos lanches? Não pode ser. Por isso acho que é o patinho feio, e não é mais porque eu não autorizo a isso”.

Para Júlio Jesus, os Ranchos Folclóricos atualmente subsistem com “intercâmbios” com outros grupos. “Para fazermos uma deslocação de 100 quilómetros ida e volta, arranja-se logo 50 ou 60 contos na moeda antiga”, refere.

Alentejano Luís Godinho apita Mosteirense – Nacional

Taca_de_Portugal_logoO árbitro alentejano Luís Godinho vai dirigir o encontro entre Mosteirense e Nacional da Madeira, da terceira eliminatória da Taça de Portugal, no próximo domingo, às 15 horas, no Estádio Municipal de Arronches. O juiz pertence à Comissão de Arbitragem da Associação de Futebol de Évora, é natural de Borba, e foi nomeado pela Comissão de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Luís Godinho tem 29 anos, é um árbitro que está na temporada de estreia na primeira categoria nacional e, ainda no sábado passado, apitou o encontro Atlético – Belenenses, na Tapadinha, para a Taça da Liga, que os azuis venceram por 0-2. Nesta temporada, tem mais oito partidas arbitradas: duas na I Liga e seis na II Liga.

A comitiva insular ainda equacionou a possibilidade de ficar instalada numa unidade hoteleira do concelho de Elvas. Porém, dado que não encontrou nenhum hotel com o número de quartos disponíveis para a pernoita, o Nacional acabou por mudar de ideias: os madeirenses viajam, do Funchal para Lisboa, na próxima noite e ficam instalados num hotel da capital por duas noites. Assim, só no domingo de manhã viajam para o Alentejo, onde almoçam às 11 horas num restaurante do concelho de Elvas, seguindo depois para Arronches.

Notícias da Manhã de 6ª Feira, 16 de outubro

noticias_RCMNotícias da manhã de sexta-feira, dia 16 de outubro, na Rádio Campo Maior, com edição de Rui Canatário.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Encontro Clínico da Esclerose Múltipla realiza-se hoje em Campo Maior;

– Ensino vocacional vai ser alargado a todas as escolas a partir deste ano;

– Agrupamento 158 (Elvas) do Corpo Nacional de Escutas participa em mais uma edição do Jamboree do Ar, até domingo;

– Hoje comemora-se o Dia Mundial da Alimentação.