“Inmyths” atuam hoje no CAE Portalegre

InmythsOs “Inmyths” atuam hoje, sexta-feira, dia 9, no Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre (CAEP).

“Este projeto surgiu por volta de 2006, num projeto a solo”, revela o vocalista deste grupo, Hugo Almeida. “Eu tinha músicas que não se inseriam em nenhuma das bandas onde tocava e por isso decidi criar um espaço online onde pudesse disponibilizar as músicas para quem quisesse ouvir”.

Hugo garante que “entretanto criei mais temas, sobretudo rock português, e decidi procurar mais elementos para a banda”.

O concerto está marcado para as 23 horas.

Carlos Sousa regressa à Baja 500 Portalegre

Baja_Portalegre_2015O piloto português Carlos Sousa vai participar na Baja 500 Portalegre, que decorre entre os dias 22 e 24 de Outubro, com o Mitsubishi ASX Racing da Mitsubishi Petrobras.

A acompanhar Carlos Sousa e Paulo Fiuza vão estar os ASX Racing de Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, além de João Franciosi e Gustavo Gugelmin, pela equipa Ralliart Brasil.

“Há cinco anos que não disputo uma prova em Portugal e isso traz-me uma grande motivação. É a única prova do campeonato português que nunca venci. Mas sei que os adversários estão fortes e correram nos últimos anos, o que acaba por ser uma vantagem para eles”, destaca Carlos Sousa.

 

Coligação ‘Portugal à Frente’ e PS voltam a reunir terça-feira

ReuniaoColigacaoPSOs líderes da coligação Portugal à Frente (PàF), Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, reuniram esta manhã com o líder do Partido Socialista (PS), António Costa, para debater a viabilidade de Governo.

A reunião durou cerca de três horas, tendo no final o líder do Partido Socialista declarado que foi uma “reunião bastante inconclusiva. Tínhamos a expetativa que sendo o PSD previsivelmente o maior partido parlamentar, e cabendo-lhe o ónus de criar condições de governabilidade, nos tivessem sido explicitadas e apresentadas as condições de governabilidade que a Coligação entente que deveriam ser criadas”.

Pedro Passos Coelho, em declarações aos jornalistas no final da reunião, revela que a coligação PàF tem abertura para “novas propostas de entendimento”: “estamos inteiramente recetivos a discutir e a analisar qualquer proposta que o Partido Socialista entenda importante apresentar. Julgamos que é assim que deve ser”.

“O facto de o Partido Socialista não ter apresentado nenhuma proposta para discutir connosco não deveria conduzir a um impasse. E portanto apresentámos a sugestão de fazer uma segunda reunião”, refere ainda Pedro Passos Coelho.

A próxima reunião entre a coligação e o Partido Socialista ficou agendada para terça-feira.

Foto: Jornal de Notícias

Presidente da Associação “Amigos dos Cavalos” no “À Conversa Com”

aconversacomRCMA Associação Equestre “Amigos dos Cavalos” de Elvas conta já com cerca de dezoito anos de existência e ganhou durante este ano um novo presidente.

João Carlos Carpinteiro, atual presidente da associação, é o convidado na edição de hoje do “À Conversa Com”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“Esta associação é uma associação que tem por fim promover o convívio entre os cavaleiros e o mundo dos cavalos. Nós tentamos realizar todos os anos algumas provas de saltos, já temos realizado alguns raides, alguns passeios”, começa por revelar o presidente os objetivos desta Associação Equestre.

A Associação “Amigos dos Cavalos” de Elvas funciona, segundo o seu estatuto, com mandatos de três anos: “eu vou assumir este triénio e penso que vamos tentar melhorar e tentar colmatar algumas falhas que tem havido nos últimos anos e poder daqui para a frente começar a ter alguma atividade mais saliente, para que as pessoas tenham mais conhecimento e mais contacto com o mundo equestre aqui na zona”.

Taça de Portugal: Mosteirense recebe Nacional em Arronches

Mosteirense_1O encontro Mosteirense – Nacional da Madeira, da terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, vai ser disputado no Estádio Municipal de Arronches. O jogo vai ter lugar às 15 horas do próximo dia 18, domingo. Já há um ano, também para a Taça de Portugal, a equipa de Mosteiros recebeu o Salgueiros 08 no sintético da sede de concelho.

Esta partida da Taça vai obrigar a Associação de Futebol de Portalegre a encontrar outra data para realizar o jogo Mosteirense – Monfortense, da terceira jornada do distrital de seniores, inicialmente agendado também para dia 18 às 15 horas.

Porém, nessa ronda 3, os restantes dois encontros mantêm o dia e hora previstos: Fronteirense – Terrugem e Montargilense – Gavionenses, ambos no sábado às três da tarde.

CCDRA sensibiliza para alterações climáticas

MundoComMaosA Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa vão realizar esta terça-feira, dia 13, pelas 10 horas uma ação de sensibilização e formação em alterações climáticas, nas instalações da CCDRA em Évora.

Esta ação tem como público-alvo dirigentes e técnicos dos serviços regionais da administração central, das câmaras municipais, das comunidades intermunicipais, das associações empresariais e agrícolas, professores e público em geral e terá como formadores os professores Filipe Duarte Santos, Cristina Branquinho e Gil Penha-Lopes.

A ação de sensibilização e formação em alterações climáticas, vai abordar temas como os “Cenários e Impactos Climáticos” “Vulnerabilidades Regionais” e a Adaptação no Alentejo (incluindo a mostra de projetos que têm ocorrido no Alentejo)”.

O programa contempla, pelas 10 horas de terça-feira, dia 13, a receção e apresentação dos participantes, das 10.30 horas às 12.30 são discutidos “cenários e impactos climáticos”. Ao meio-dia e meia será realizado um intervalo para almoço e a ação é retomada pelas 14 horas, com “vulnerabilidades regionais” e termina com o tema “adaptação no Alentejo” com mostra de projetos que têm ocorrido na região.

As inscrições são gratuitas e terminam hoje, dia 9, e devem ser feitas para o e-mail: presidente@ccdr-a.gov.pt.

Queimadas já são permitidas mas com precaução

2013-08-01-093As queimas e queimadas voltaram a ser permitidas, desde o dia 1 de Outubro. Apesar de estar menos calor, é preciso ter sempre em atenção o risco de incêndio previsto para o dia e zona específica.

De acordo com o Sargento-Ajudante David Carrão do Comando Territorial de Évora da GNR, “a realização de queimadas só é permitida fora do período crítico de incêndios, carece de licença por parte da câmara municipal e exige a presença de um técnico credenciado em fogo controlado ou, na sua ausência, da equipa de bombeiros ou sapadores florestais”.

“A realização de queimadas sem licença constitui uma contraordenação, cuja coima pode ir de 140 a cinco mil euros, para pessoas singulares, e de 800 a 60 mil, para pessoas coletivas”, sublinhou o militar da GNR.

Rui Maneta, chefe de Sala do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora, alerta para o factor “vento” que se deve “ter sempre em consideração no dia em que se faz a queimada”.

A Guarda Nacional Republicana reforçou, em todo o território nacional, durante toda a fase charlie, de 1 de julho a 30 de setembro, as ações de patrulhamento e vigilância das zonas florestais.

Durante este período a Guarda ativou ainda os seus dispositivos de primeira intervenção nos incêndios florestais, através de militares do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), e de validação e medição dos incêndios florestais e na investigação das suas causas, através da estrutura do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).

No âmbito das ações de patrulhamento e vigilância, desde o início do ano, foram registadas 10.415 ocorrências de incêndio, 619.480 fiscalizações, 1.154 contraordenações por infração ao Decreto-Lei 124/2006 previsto no Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios. Foram identificadas 787 pessoas dos quais 70 foram detidos.

Nuno Crato quer “arrumar a casa”

Nuno_CratoNuno Crato (na foto), ministro da Educação e Ciência, foi apontado como um dos governantes a abandonar o executivo de Pedro Passos Coelho.

Em declarações à nossa reportagem garantiu que “para já apenas se preocupa em arrumar a casa e finalizar este mandato. Este Governo ainda está em funções, ainda não está formado nenhum Governo por isso ainda não faz sentido falar sobre este assunto. Eu sou professor por isso a minha passagem pela política é passageira”.

Do seu mandato, o ainda ministro da educação destaca “o trabalho desenvolvido, em conjunto, com os professores e restantes entidades para que a educação em Portugal seja sempre melhor e isso faz-se com ambição, metas exigentes e avaliação”.

Além de Nuno Crato, também Paulo Macedo, Paula Teixeira da Cruz, Rui Machete, Anabela Rodrigues, Poiares Maduro e António Pires de Lima são apontados como possíveis saídas do atual Governo no final da legislatura.

Notícias da Manhã de 6ª Feira, 9 de Outubro

noticias_RCMNotícias da manhã de sexta-feira, dia 9 de outubro, na Rádio Campo Maior, com edição de Cláudia Clérigo.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Nuno Crato é um dos ministros apontados para deixar o Governo dos próximos quatro anos. Para já o ministro da educação e ciência garante que apenas se preocupa em terminar este mandato;

– CIMAA distinguida com prémio Inovação 2015;

– VII Festival Taurino de Beneficência, em Vila Boim, tem início hoje;

– e queimas e queimadas permitidas desde 1 de Outubro; GNR e CDOS deixam alguns conselhos.

 

Notícias da Manhã de 6ª Feira, 9 de Outubro

noticias_RCMNotícias da manhã de sexta-feira, dia 9 de outubro, na Rádio Campo Maior, com edição de Cláudia Clérigo.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Nuno Crato é um dos ministros apontados para deixar o Governo dos próximos quatro anos. Para já o ministro da educação e ciência garante que apenas se preocupa em terminar este mandato;

– CIMAA distinguida com prémio Inovação 2015;

– VII Festival Taurino de Beneficência, em Vila Boim, tem início hoje;

– e queimas e queimadas permitidas desde 1 de Outubro; GNR e CDOS deixam alguns conselhos.