FECIEX comemora 25º aniversário

FECIEX2015A 25ª edição da FECIEX – Feira da Caça, Pesca e Natureza Ibérica, foi inaugurada esta tarde nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz, onde está patente até domingo, dia 20.

Francisco Fragoso, alcaide de Badajoz, garante que estes três elementos tornam a ligar Espanha e Portugal: “Eu creio que tanto a caça, como a pesca e a própria natureza são partilhados entre Portugal e Espanha. É o mesmo território e, como eu sempre digo, os animais não têm fronteiras e temos os mesmos javalis e os mesmos montados. Temos também grande afición e creio que os caçadores portugueses e espanhóis, mais concretamente estremenhos e alentejanos são irmãos e este é um grande ponto de encontro, espetacular pelo tamanho e que todos os anos nos dá oportunidade de visitar um autêntico museu de ciência natural”.

Durante a sessão inaugural, Maria José Solana, concejala responsável pela IFEBA, realçou o facto deFECIEX2015_2 a FECIEX fazer 25 anos: “25 anos de uma feira que é ponto de encontro de afición e da revolução, solidez e dinamismo económico deste sector na Estremadura e no Alentejo português. A Câmara Municipal de Badajoz, através da Feira Badajoz IFEBA, continua a apostar em eventos cuja relevância vai contribuir para o desenvolvimento das nossas respetivas regiões e no Ayuntamiento edição pós edição, trabalhamos intensamente para alcançar a satisfação de visitantes e expositores e são numerosas as atividades que durante quatro dias podem participar visitantes e expositores”.

Pedro Muñoz, diretor-geral de Meio Ambiente da Extremadura, também marcou presença nesta sessão inaugural, assim como Antonio Reguera, caçador internacional que tem patente na FECIEX a exposição :“Caça e Conservadorismo Internacional”.

“À Conversa Com” Rúben Pires

Ruben_Pires_NovaA IV Resistência TT Bota Pó de Elvas realiza-se no próximo sábado, dia 19, nos arredores de Elvas.

Rúben Pires (na foto ao lado), presidente do Clube TT Bota Pó de Elvas, é o convidado da edição de hoje da “À Conversa Com”, onde apresenta o programa para este evento.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

O programa da competição conta com uma prova de motos pelas 10 horas, uma prova de quads ao meio-dia, uma prova de buggy/UTV às 14 horas e uma prova de carros pelas 16 horas, ficando a entrega de prémios apontada para uma hora mais tarde.

Rúben Pires afirma que, no ano passado, “participaram cem pilotos” e que “são esperados os mesmos para esta edição”. Dado o número de participantes, esta é uma competição que “mexe com a cidade de Elvas, lotando alguns hotéis da cidade, como ocorreu na edição de 2014”, aponta o dirigente.

As inscrições para a prova podem ser realizadas até sábado dia 19, sendo que a concentração é feita até às 9 horas, a meio da estrada que liga Elvas a Vila Fernando, junto ao Dog Hotel.

 

Passos Coelho reafirma défice abaixo dos 3%. António Costa acusa Governo de aumento da dívida

Debate_Passos_e_Costa_RSFO último frente a frente entre Pedro Passos Coelho e António Costa, líderes do PSD e PS, realizou-se hoje, em direto, do Museu da Eletricidade, em Lisboa, o mesmo espaço escolhido há uma semana para o embate televisivo.

A condução ficou a cargo dos moderadores Graça Franco da Renascença, Maria Flor Pedroso da Antena 1 e Paulo Baldaia da TSF.

A política europeia foi uma das primeiras áreas a ser abordada, no entanto, os líderes dos dois partidos voltaram a trocar acusações no âmbito de política interna.

António Costa criticou Pedro Passos Coelho referindo que este “ficará na histórica com o primeiro primeiro-ministro que chegou ao fim do seu mandato com um PIB inferior àquele com que começou”.

Na resposta, Passos acusou o anterior Governo do PS de não ter evitado a vinda da Troika.

“A austeridade em Portugal foi aquela que os senhores consentiram que a realidade nos impusesse. Tiveram muito tempo para evitar que a austeridade fosse tão grande”, afirmou o actual primeiro-ministro.

Passos Coelho voltou a reforça a ideia de que “até ao final do ano o défice orçamental vai ficar abaixo dos 3%, coisa que o senhor não consegue admitir”.

António Costa responde dizendo que “o atual primeiro-ministro aumentou a dívida do país em 30 mil milhões de euros” e “a última vez que tivemos um défice abaixo dos 3% eu estava no Governo”.

Já o debate ia na segunda parte quando António Costa não respondeu à questão da jornalista Graça Franco sobre as prestações sociais onde pretende poupar mil milhões de euros, uma vez que esta é uma proposta do Partido Socialista.

Sobre esta matéria o presidente do PSD considerou que uma poupança de mil milhões de euros em prestações sociais não contributivas, até 2019, tal como o PS propõe, “é muito dinheiro”, razão pela qual António Costa teria de explicar.

“Nós fixámos um objectivo quanto à redução”, reagiu o secretário-geral do PS, que remeteu depois a forma de cumprimento dessa meta para negociações em concertação social.

O primeiro debate ocorreu na semana passada nas televisões, e o tira-teimas aconteceu esta manhã nas rádios, num simultâneo Antena 1, TSF, Rádio Renascença e nas rádios do grupo Alentejo em FM, Rádio ELVAS, Rádio Campo Maior e Rádio Nova Antena, em Montemor-o-Novo.

As eleições legislativas estão agendadas para domingo, dia 4 de Outubro.


Foto: TSF

FECIEX tem início hoje em Badajoz

Feciex2015_CartazA Feira de Caça, Pesca e Natureza Ibérica – FECIEX que celebra este ano o seu 25º aniversário, tem início hoje nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz.

A feira, que registou mais de 30.00 visitantes na edição ano passado, contará este ano com 93 expositores e mais de 200 empresas de diferentes setores.

Esta é uma das mais importantes feiras da Península Ibérica que movimenta mais de 400 milhões de euros na região e decorre até dia 20 de setembro.

Portalegre: Sargento-mor da GNR apanhado a roubar

GNR_RouboBarPortalegreUm sargento-mor do Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi apanhado por uma câmara oculta a furtar moedas da caixa registadora do bar do Comando.

Ao longo de vários meses, de acordo com o Jornal de Notícias, desapareceu dinheiros do bar o que levou a GNR a montar uma câmara oculta para descobrir o autor dos furtos.

O caso foi entregue ao Departamento de Investigação e Ação Penal local e foi aberto um processo disciplinar ao militar.

Foto: Jornal de Notícias

Música é tema de colóquio em Portalegre

Coloquio_Portalegre_18_Setembro“A música como instrumento de reabilitação psicossocial” é o tema de um colóquio que se vai realizar esta sexta-feira, dia 18 de Setembro, no auditório do Conservatório Regional de Portalegre.

Esta iniciativa contará com um painel de oradores qualificado, bem como diversas atuações musicais e surge integrada num dos eixos estratégicos do Plano Nacional de Saúde Mental 2007-2016, que tem como objetivos a promoção da Saúde Mental e o Combate ao Estigma, e que este ano se centraliza no Alentejo.

A sessão desta sexta-feira terá intervenções de abertura da presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira e do diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde, Álvaro de Carvalho, a que se seguirá a conferência de Pablo Vidal intitulada “Saúde Mental e Cultura”.

O painel do debate será composto por Jorge Pendas, maestro do Coro “Som da Rua” da Casa da Musica do Porto,  António Miguel Teixeira, maestro do Coro do Hospital de Magalhães Lemos, do Porto, e Luís Oliveira, neuropsicólogo da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares, de Lisboa, tendo como comentador: António Casa Nova, subdiretor da Escola Superior de Saúde de Portalegre e, como moderador, Armando Jorge Silva, diretor do Conservatório Regional de Portalegre.

Este dia dedicado à música na reabilitação das pessoas com problemas de saúde mental começa com a atuação do Grupo de Cantares Populares da Casa de Saúde da Idanha (Lisboa) e do Grupo Coral da Associação Mental do Algarve (Faro), entre as 10 e as 12 horas.

O início do colóquio está previsto para as 14 horas.

A organização desta iniciativa é da responsabilidade do Programa para a Saúde Mental da Direcção-Geral de Saúde, com o apoio da Câmara Municipal de Portalegre, do Conservatório Regional de Portalegre e da Escola Superior de Saúde de Portalegre.