Passos Coelho reafirma défice abaixo dos 3%. António Costa acusa Governo de aumento da dívida

Debate_Passos_e_Costa_RSFO último frente a frente entre Pedro Passos Coelho e António Costa, líderes do PSD e PS, realizou-se hoje, em direto, do Museu da Eletricidade, em Lisboa, o mesmo espaço escolhido há uma semana para o embate televisivo.

A condução ficou a cargo dos moderadores Graça Franco da Renascença, Maria Flor Pedroso da Antena 1 e Paulo Baldaia da TSF.

A política europeia foi uma das primeiras áreas a ser abordada, no entanto, os líderes dos dois partidos voltaram a trocar acusações no âmbito de política interna.

António Costa criticou Pedro Passos Coelho referindo que este “ficará na histórica com o primeiro primeiro-ministro que chegou ao fim do seu mandato com um PIB inferior àquele com que começou”.

Na resposta, Passos acusou o anterior Governo do PS de não ter evitado a vinda da Troika.

“A austeridade em Portugal foi aquela que os senhores consentiram que a realidade nos impusesse. Tiveram muito tempo para evitar que a austeridade fosse tão grande”, afirmou o actual primeiro-ministro.

Passos Coelho voltou a reforça a ideia de que “até ao final do ano o défice orçamental vai ficar abaixo dos 3%, coisa que o senhor não consegue admitir”.

António Costa responde dizendo que “o atual primeiro-ministro aumentou a dívida do país em 30 mil milhões de euros” e “a última vez que tivemos um défice abaixo dos 3% eu estava no Governo”.

Já o debate ia na segunda parte quando António Costa não respondeu à questão da jornalista Graça Franco sobre as prestações sociais onde pretende poupar mil milhões de euros, uma vez que esta é uma proposta do Partido Socialista.

Sobre esta matéria o presidente do PSD considerou que uma poupança de mil milhões de euros em prestações sociais não contributivas, até 2019, tal como o PS propõe, “é muito dinheiro”, razão pela qual António Costa teria de explicar.

“Nós fixámos um objectivo quanto à redução”, reagiu o secretário-geral do PS, que remeteu depois a forma de cumprimento dessa meta para negociações em concertação social.

O primeiro debate ocorreu na semana passada nas televisões, e o tira-teimas aconteceu esta manhã nas rádios, num simultâneo Antena 1, TSF, Rádio Renascença e nas rádios do grupo Alentejo em FM, Rádio ELVAS, Rádio Campo Maior e Rádio Nova Antena, em Montemor-o-Novo.

As eleições legislativas estão agendadas para domingo, dia 4 de Outubro.


Foto: TSF