Nome de Sócrates pairou sobre debate de Passos Coelho e Costa

passos-costa-1Pedro Passos Coelho e António Costa protagonizaram, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, o único debate televisivo entre os dois principais candidatos a primeiro-ministro.

Ao longo de cerca de duas horas de debate, o nome de José Sócrates esteve sempre presente. O primeiro a falar do Governo de Sócrates foi António Costa.

António Costa revela que o programa eleitoral do partido não assenta em grandes obras públicas: “Os portugueses julgaram a herança e nós avaliámos a nossa própria atuação. O programa eleitoral que hoje apresentamos não é um programa eleitoral como tínhamos há quatro anos assente em grandes obras públicas, o TGV, o novo aeroporto, a nova travessia”.

No entanto, Pedro Passos Coelho encontra semelhanças entre o programa do PS de 2009 e o atual. “Têm um programa muito parecido em vários outros aspetos, quer dizer, em 2009, é sabido, o Governo dirigido então pelo engenheiro José Sócrates adotou uma posição de estímulo à procura e ao consumo, esse programa e essa abordagem que está presente no seu programa eleitoral também, conduziu o país ao desastre, e essa coerência que o doutor António Costa tem, de identificação relativamente ao seu ante antecessor à frente do Governo é um risco e uma aventura pelo que o país não deve querer passar novamente”, referiu no debate o atual primeiro-ministro.

As eleições legislativas realizam-se no dia 4 de Outubro.