Portugal 2020 disponibiliza apoios para PME

alentejo_2020As pequenas e médias empresas podem vir a beneficiar de sistemas de incentivos às empresas, no âmbito do programa operacional Portugal 2020.

Luís Castilho, secretário técnico da unidade de competitividade, internacionalização e emprego, garante que “estes incentivos pretendem ajudar as empresas a subir na cadeia de valor e a aumentar a sua capacidade de gerar emprego. Estes sistemas dividem-se em três blocos: o incentivo às inovação produtiva, à internacionalização e qualificação e, finalmente, um terceiro bloco dirigido à investigação e desenvolvimento tecnológico das empresas”.

“Cada um destes três sistemas de incentivos tem uma missão e enquadramentos específicos. Uma empresa que queira alterar o seu processo produtivo deve candidatar-se aos sistemas de incentivos à inovação produtiva. Quem pretender internacionalizar-se ou trabalhar os seus fatores imateriais de competitividade deve candidatar-se ao incentivo à qualificação e internacionalização. Por último, se eu quiser alterar os meus equipamentos para a produção de novos produtos e serviços então eu candidato-me ao sistema de incentivos à inovação produtiva”, sublinhou.

Luís Castilho garante que existem também “apoios para a criação de emprego. Dentro da inovação produtiva nós encontramos um sub-bloco, que se chama empreendedorismo o qualificado e criativo, e ai nós encontramos apoios dirigidos para quadros qualificados que queiram criar as suas empresas, na maioria assentes numa base tecnológica muito intensiva em conhecimento”.

O programa Portugal 2020 dispõe de mais de mil milhões de euros para a região Alentejo.