O Regimento de Cavalaria (RC) 3 de Estremoz, o mais antigo do exército português, e a Brigada de Reação Rápida de Estremoz comemoram 308 e 10 anos de existência respetivamente, no próximo dia 13 de setembro (domingo).
O Coronel Nuno Duarte (na foto ao lado), comandante de Cavalaria no RC3, em Estremoz, é o convidado da edição de hoje do À Conversa Com, onde fala acerca do Regimento e também das comemorações relativas ao aniversário.
O RC3 foi criado em Olivença em 1707 e está em Estremoz, ininterruptamente, desde 1875, ou seja há 140 anos. Desde que o regimento foi extinto em Olivença, com a perda da cidade para os espanhóis, passou por várias localidades, entre as quais Elvas e vila Viçosa, segundo refere o coronel Nuno Duarte.
Nesse sentido, as comemorações do aniversário já tiveram início na manhã da passada sexta-feira, dia 4, com uma marcha a cavalo que partiu do Museu Militar de Elvas.
As atividades previstas para este aniversário prosseguem ao longo do mês, até dia 19, sendo que o ponto alto, a cerimónia militar, decorre no Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, no dia 13 de Setembro, domingo, com o içar da Bandeira Nacional e desfile das Forças em parada, com a presença de cerca de 900 militares, garantiu o comandante do RC3.