260 novos estudantes (taxa de colocação de 51%), mais 69 que em 2014, foram colocados, na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, no Instituto Politécnico de Portalegre.
Os resultados das colocações no Politécnico de Portalegre, comparativamente com a mesma fase no ano anterior, melhoram em termos absolutos (de 191, em 2014, para 260, em 2015) e em termos relativos (de 37%, em 2014, para 51%, em 2015).
Por outro lado, o distrito de Portalegre é aquele que apresenta o menor número de candidatos ao ensino superior (430).
Os cursos de Serviço Social, Turismo, Jornalismo e Comunicação, Design de Animação e Multimédia e Enfermagem ficaram com todas ou quase todas as vagas preenchidas. Já os cursos de regime pós-laboral e da área das Tecnologias revelam menor procura.
Para já, o IPP revela que poderá ter um acréscimo de 221 novos alunos em licenciaturas, por via dos concursos especiais (onde se inclui o Concurso para Candidatos Maiores de 23 anos, as vagas para titulares de Cursos de Especialização Tecnológica e as vagas para titulares de Cursos Superiores) e Regime de Reingresso, Mudanças de Curso e Transferências. Desta forma, a taxa de ocupação pode, desde já, atingir 94% (quando em 2014 foi 71,6%).
Neste momento, para além das licenciaturas, o Instituto Politécnico de Portalegre já recebeu quase duas centenas de candidaturas para os novos cursos Técnicos Superiores Profissionais e está a receber candidaturas para os cursos de 2º ciclo (mestrados) e pós-graduações.