ACSA pretende preservar o cão de serra de Aire

caodeserradeAireA Associação do Cão de Serra de Aire (ACSA), em Monforte, está a desenvolver várias acções com vista à preservação das características daquela raça canina.

O presidente da ACSA, Francisco Félix, ressalva a necessidade de preservar as características “fenotípicas e temperamentais da raça, imprescindíveis ao desempenho da sua principal função, a condução de rebanhos, e contribuirmos para a sua divulgação enquanto alertamos para a necessidade de a preservarmos enquanto elemento preciosíssimo do património genético, não só do Alentejo, mas nacional”.

Gonçalo Lagem, presidente do município de Monforte, considera o significado especial da iniciativa “pois é na área desta freguesia que se situa a Herdade da Serra de Aire, de onde a raça se disseminou por todo o Alentejo, sobretudo a partir dos finais do século XIX, e foi precisamente com o propósito de divulgarmos a verdadeira origem do cão pastor alentejano”.

A câmara municipal de Monforte mostrou grande interesse em associar-se à ACSA, em novembro de 2014, que, a partir do Centro de Reprodução do Rafeiro do Alentejo e do Cão da Serra de Aire, tem desenvolvido algumas iniciativas, entre as quais o 1º concurso regional de Santo Aleixo do cão de serra de Aire.

O concurso reuniu 23 exemplares da raça, 3 dos quais em representação do Centro de Reprodução de Monforte, distribuídos pelas classes de cachorros, juniores e adultos, os quais foram apresentados pelos 12 concorrentes de várias partes do país.

Prova de corrida no castelo de Montemor-o-Novo

runcastle2015A prova Run Castle (‘castelo de corrida’, em tradução livre) Montemor-o-Novo decorre dia 27 de setembro, a partir das 9 horas, naquela cidade alentejana.

O percurso combina obstáculos naturais e artificiais e divide-se em duas distâncias, 7 e 15 quilómetros, de forma a garantir que todos podem participar.

A primeira distância é de 7 quilómetros e pode ser feita a correr ou a andar pois é destinada a todos os que “queiram ter contacto com a actividade de corrida/caminhada num espaço ao ar livre”, esclarece a organização no seu sítio na internet.

Os atletas habituados a correr encontram um percurso de nível médio/médio alto ao longo dos 15 quilómetros de prova, pelo que só se podem inscrever atletas com mais de 18 anos, mediante ainda a entrega de um termo de responsabilidade.

Os principais objectivos da corrida são a motivação dos participantes para a prática desportiva e, principalmente, que todos cheguem à meta, ultrapassando os obstáculos, seja a correr ou a andar, com o castelo de Montemor-o-Novo.

O atleta Paulo Guerra, vencedor da primeira edição da prova, em 2014 apadrinha a prova, que conta ainda com a participação de Fábio Azinheira, vice-campeão nacional absoluto e campeão nacional sub-23 de triatlo longo.

As inscrições, cujo valor reverte em 10% para os bombeiros voluntários de Montemor-o-Novo, e o esclarecimento de outras dúvidas podem ser feitos em http://www.runcastle.com.

Festas do Povo homenageiam hoje mulher campomaiorense

FestasPovo2015As Festas do Povo de Campo Maior prosseguem na vila raiana e hoje, sexta-feira dia 28, o tema do dia é a Mulher Campomaiorense, tendo sido atribuído a este dia a Orquídea, sinónimo de perfeição.

As comemorações têm início pelas 18 horas, no Jardim Municipal de Campo Maior, com o teatro de rua “A Magia das Cores”, um projeto EntrePalcos do município de Campo Maior.

Às 21 horas, atua o grupo coral “Fora d’oras” no palco «Amo Campo Maior», junto ao Hotel Santa Beatriz. Nesta sexta-feira é ainda prestada uma homenagem aos cabeças de rua das Festas do Povo, com atuação do curso de dança oriental do projeto de formação do município de Campo Maior “Minha Terra” e de Paula Moreira com Rui Garrido na viola e Fábio nas teclas.

Também pelas 21 horas, atua no palco «Alentejo», no Largo do Barata, o grupo “Verde Maio” e o grupo musical “Fora d’Horas”.

As Festas do Povo de Campo Maior tiveram início no passado sábado, dia 22, e prosseguem até domingo, dia 30.

A nossa reportagem continua a marcar presença nestas festas e esteve à conversa com o gerente do Restaurante “O Ministro”, situado em Campo Maior.

Ouvir aqui entrevista com “O Ministro”

Notícias da manhã de sexta-feira, dia 28

Notícias da manhã de sexta-feira, dia 28 de outubro, na Rádio Campo Maior, com edição de Jorge Sousa.

Temas em destaque:

– Campo Maior pode vir a ser referência nacional ao nível da Saúde Mental;

– Isabel Raminhas assume coordenação da Comissão Política Concelhia de Campo Maior das Mulheres Socialistas;

– Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza peditório anual;

– tem início hoje, no Arraiolos Multiusos, mais uma edição da Mostra Gastronómica, Feira do Tapete de Arraiolos e Festival da Empada;

– e acesso à tarifa social da eletricidade e do gás em destaque, esta semana, na rubrica da DECO.