Ligeiros de Passageiros despista-se na estrada que liga Elvas a Campo Maior

despiste_estrada_elvas_campo_maiorUm veículo ligeiro de passageiros despistou-se na tarde desta sexta-feira, dia 21, na Estrada Nacional (EN) 373 que liga Elvas a Campo Maior.

O acidente provou danos materiais na viatura e, de acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre não foram acionados meios de socorro para o local.

No local esteve a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Elvas.

Ligeiros de Passageiros despista-se na estrada que liga Elvas a Campo Maior

despiste_estrada_elvas_campo_maiorUm veículo ligeiro de passageiros despistou-se na tarde desta sexta-feira, dia 21, na Estrada Nacional (EN) 373 que liga Elvas a Campo Maior.

O acidente provou danos materiais na viatura e, de acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre não foram acionados meios de socorro para o local.

No local esteve a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Elvas.

Telejornal da RTP em direto de Campo Maior

CampoMaiorO Telejornal da RTP, às 20 horas desta sexta-feira dia 21, vai ser emitido em direto de Campo Maior, no cruzamento das Ruas do Nordeste, Conde D’Ávila, S. Francisco, João Minas e General Magalhães.

Amanhã será a vez do Programa “Verão Total”, ser também transmitido em direto de Campo Maior, por ocasião das Festas do Povo.

Festas de Santo Aleixo (Monforte) começam hoje

FestasSantoAleixo2015A freguesia de Santo Aleixo, no concelho de Monforte, está em festa, a partir de hoje e até dia 25, terça-feira.

As grandes novidades para este ano “são a reabertura da praça de touros e o primeiro concurso regional do Cão de Serra d’Aires”, de acordo com o presidente da junta daquela freguesia, António Bagorro.

A música vai ter um papel “de destaque na animação das noites com bailes e discotecas para os mais novos. Para terminar temos o espetáculo com Ricardo e Henrique”. Os pendões das festas serão recebidos no sábado dia 22 e entregues no domingo, dia 23.

ASAE apreende mais de 80 mil euros em operação no Alentejo

ASAEMais de 80 mil euros em equipamento e dinheiro em numerário foram o resultado de apreensões na região Alentejo pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), numa operação de combate ao jogo ilícito, em estabelecimentos de restauração e bebidas.

Em comunicado, a ASAE revelou que a “Unidade Regional do Sul efetuou diversas ações de fiscalização na semana passada, entre os dias 10 e 16, abrangendo restaurantes e bares em 16 localidades no Alentejo. As ações resultaram na instauração de 12 processos-crime por exploração de jogos de fortuna ou azar fora de locais legalmente autorizados e oito processos de contraordenação por falta de autorização para a prática de modalidade afim de jogos de fortuna ou azar”.

A operação envolveu a apreensão de 32 máquinas de jogo e um cofre, num valor global que “ultrapassa 80 mil euros, do qual se destaca cerca de 2.900 em numerário, apreendido num dos estabelecimentos fiscalizados”.

O combate à exploração de jogos ilícitos de fortuna e azar enquadra-se nas atribuições da ASAE na área de fiscalização das atividades económicas.

Festas do Povo: Rádio Campo Maior em direto da noite de enramação

Festas_do_Povo_Enramao_BOs últimos preparativos para as Festas do Povo de Campo Maior, que decorrem entre os dias 22 e 30 de Agosto, já estão a ser consumados para dar início à enramação das ruas da vila.

A nossa reportagem foi falar com algumas das campomaiorenses que se encontram a dar os toques finais nas flores. Fátima revela que “esta não é a primeira vez que faz flores para as Festas do Povo. Já tinha participado há vários anos e agora regressei. Este ano tem estado a correr muito bem”.

Já Raquel Aranha confessa que “aprendeu a fazer flores com a sua avó. Estamos agora a terminar os torcidos. Já fiz franjas e flores do teto mas eu gosto de fazer tudo porque o gosto pelas festas é muito”.

Cristina Moedas “já faz flores na associação pelo quarto ano e refere-nos que o mais fácil de fazer são as flores do teto e os torcidos porque as flores mais finas são mais complicadas de fazer”.

A noite da enramação das ruas de Campo Maior é esta noite, para que amanhã os visitantes possam desfrutar das ruas enfeitadas com flores de papel.

Para que todas as ruas estejam engalanadas neste dia é necessário que toda a população trabalhe na noite da enramação, sexta-feira.

João Rosinha, presidente da Associação das Festas do Povo, deixa o apelo a “que toda a população, principalmente a masculina, ajude as ruas na enramação porque há trabalhos mais pesados que precisam ser feitos pelos homens”.

“A Associação e a Câmara não conseguem dar resposta a todas as solicitações e só com a ajuda de toda a população é que a vila pode estar preparada para receber os milhares de visitantes, no sábado”, sublinhou.

Já o Comendador Rui Nabeiro destaca “os homens e mulheres que lutaram e trabalharam para que tudo esteja pronto no sábado. Não podemos esquecer as senhoras que alongaram os seus serões em função destas festas e os homens não podem agora voltar as costas à sua patroa na hora da enramação. Eu espero que todos os campomaiorenses estejam juntos porque eu vou sempre olhando e vendo como se fazem as flores”.

“Eu gostava de fazer um apelo para que todos trabalhemos para servir a comunidade e para mostrar ao mundo o que é Campo Maior”, sublinhou.

As Festas do Povo de Campo Maior decorrem entre os dias 22 e 30 de Agosto. A Rádio Elvas vai acompanhar a edição deste ano com reportagens em direto ao longo dos nove dias de festejos.

Escola de Património vai recuperar edifícios elvenses

NunoMocinhaA Câmara Municipal de Elvas e a Associação In-Cidades celebraram um protocolo para a instalação de uma Escola de Património na cidade elvense.

Esta iniciativa tem em vista recuperar algum do património que está à guarda da câmara de Elvas.

Segundo o autarca Nuno Mocinha, “este projeto consiste na criação de uma nova escola de artes e ofícios ligados à recuperação de património”.

Esta é uma parceria entre a autarquia elvense, a associação In-Cidades, que por sua vez tem boas relações com a escola de Avignon: “A associação In-Cidades tem muito boas relações com a Escola de Avignon, com a qual a câmara, através da In-Cidades, também já colaborou nomeadamente enviando técnicos da autarquia para aprenderem novas técnicas de recuperação, que já deram os seus frutos, nomeadamente na recuperação de alguns espaços que tinham marmoreado e já conseguimos fazer”.

A escola vai funcionar da seguinte forma: “a câmara vai atribuir um edifício, neste caso um que tem à sua guarda, o antigo quartel-general, e a escola em si é uma escola prática, as aulas vão ser a recuperação desse mesmo edifício, ou seja, aproveitando o próprio edifício praticando e vamos recuperando o edifício e vamos ensinando as pessoas a fazerem essas técnicas”, revela Nuno Mocinha.

Esta é também uma forma de promover a empregabilidade no concelho, uma vez que o autarca elvense considera que “o Instituto de Emprego se irá associar a este projeto, e por outro lado, quanto mais qualificados forem as pessoas mais oportunidades de emprego têm”.

Nove incêndios esta noite nos concelhos de Elvas e Campo Maior

00Incendio_NoiteA noite passada foi bastante agitada para as corporações de bombeiros do distrito de Portalegre.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Portalegre deflagraram, no total, nove incêndios, um no concelho de Elvas e oito no concelho de Campo Maior.

O primeiro alerta surgiu por volta da meia-noite e vinte e o último por volta das 2.50 horas da manhã.

Os focos de incêndio deflagraram na Estrada Nacional 371, nas Choças, em Elvas; na Godinha, Amoreirinha, Rossas de Cima, Monte do Xévora, Oliva e Serrinha, no concelho de Campo Maior.

Os trabalhos de rescaldo decorreram até às seis da manhã e envolveram seis Corporações de Campo Maior, Elvas, Arronches, Fronteira, Portalegre e Monforte e uma patrulha da GNR, num total de 138 operacionais e 31 veículos.

Foto de arquivo

APPACDM de Elvas participa na enramação das Festas do Povo

APPACDM_FloresPapelA Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas vai marcar presença pela primeira vez na edição das Festas do Povo, que tem início já amanhã, sábado dia 22.

Os utentes têm participado ativamente nas atividades, nomeadamente com a criação de flores para uma das ruas da vila de Campo Maior.

“Esta participação é, para nós, uma atividade muito gratificante, porque é a primeira vez que fazemos isto e temos uma participação tão ativa numas festas tão conhecidas e próximas de nós, o que foi, para nós, uma grande alegria ter estabelecido um protocolo com a Associação das Festas do Povo e fazer as flores”, segundo refere Isabel Lopes, técnica de comunicação da APPACDM de Elvas.

A instituição elvense, além da enramação de uma das ruas, vai também marcar presença com um stand: “Vamos também estar com um stand no recinto das festas, mesmo em frente à Caixa Agrícola. Vamos ter um stand de exposição e venda, com exposição dos nossos produtos, venda de alguns produtos feitos no Centro de Atividades Ocupacionais e de doces e compotas”.

A enramação das cerca de 100 ruas de Campo Maior tem início ao início desta noite de sexta-feira, sendo que a edição de 2015 das Festas do Povo de Campo Maior decorrem entre os dias 22 e 30.

Notícias da manhã de sexta-feira dia 21

noticias_RCMNotícias da manhã de sexta-feira, dia 21 de agosto, na Rádio Campo Maior, com edição de Andreia Claro.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Noite de Enramação para as Festas do Povo de Campo Maior decorre hoje e a Rádio Campo Maior vai estar em direto das festas;

– APPACDM de Elvas marca presença nas Festas do Povo de Campo Maior;

– Nove incêndios deflagraram esta noite nos concelhos de Campo Maior e Elvas;

– Em quatro anos, mais de três mil médicos pediram reforma antecipada;

– Festas de Santo Aleixo, no concelho de Monforte, têm início hoje;

– Hoje há noite de fados no concelho do Crato.