Catarina Cambóias e a sua experiência em Pequim na Conversa

CatarinaCamboiasCatarina Cambóias (foto ao lado) é uma jovem elvense que, como qualquer outro jovem da sua idade, ingressou no Ensino Superior.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Há dois anos iniciou os estudos no curso de Tradução e Interpretação de Português-Chinês, no politécnico de Leiria, curso este que durante quatro anos tem o primeiro e quarto ano a ser lecionado em Leiria, mas o segundo ano é lecionado em Pequim e o terceiro em Macau.

Catarina Cambóias regressou recentemente de Pequim e hoje conta-nos como foi esta experiência na edição do “À Conversa Com”.

No que à cultura diz respeito, Catarina revela que é “completamente diferente”. Segundo relata: “o dia-a-dia era a loucura, porque Pequim é o caos, acho que é a melhor palavra, porque o trânsito é caótico, há sempre muita gente na rua e na Universidade onde eu estava havia pessoas de diferentes culturas”.

Durante o ano que esteve a estudar em Pequim, revela que o pior foi mesmo as saudades: “as saudades para mim foi a pior parte, ter saudades disto, das pessoas, dos cheiros, da comida e da minha família”.

Ainda assim, Catarina Cambóias refere que em Pequim consegue-se “encontrar um bocadinho de tudo”: “até porque Pequim tem o dobro da população de Portugal, tem muitos restaurantes, muita comida portuguesa, mas no que diz respeito às pessoas, o que talvez me conseguisse aproximar mais a casa seria o Skype”.

Dia 18 de agosto, Catarina Cambóias volta a fazer as malas, para rumar a Macau, onde fica a estudar durante mais um ano, o terceiro do curso.