A Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo, criada no ano de 2010, está sediada em Elvas, no Estádio Municipal de Atletismo, e vai organizar nos dias 25 e 26 de julho o 9º Torneio de Paraquedismo Cidade de Elvas e a Taça de Portugal de Precisão de Aterragem.
Marciano Albuquerque, presidente da associação, e Ricardo Guerreiro, membro também desta associação, são os convidados da edição de hoje do À Conversa Com, onde falam acerca da Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo e do evento que vão organizar.
A sede desta associação está localizada no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas, embora esteja para breve uma nova sede, disponibilizada pela Câmara Municipal de Elvas, que se localiza num edifício junto à Escola Superior Agrária de Elvas, estando ainda a ser alvo de obras de reestruturação.
Esta Associação de Paraquedistas surgiu com o objetivo dos membros se reunirem e conversarem, uma vez que quase todos os sócios serviram o serviço militar nas tropas paraquedistas. Segundo Marciano Albuquerque, esta associação serve acima de tudo para recordar velhas guerras, tendo tido início num simples almoço, onde surgiu a ideia de organizar a associação e dar-lhe vida.
Hoje a Associação conta com cerca de uma centena de sócios, embora Marciano confesse que apenas metade paga as cotas, algo que considera estar ligado à crise que se sente no país. Estes cinco anos têm corrido com altos e baixos.
Para os sócios organizamos um concurso de pesca anual, já organizámos vários estágios de corrida e de orientação, reunimos pelo menos duas vezes por ano em almoços para confraternizarmos e estamos a pensar fazer uma secção de boxe, porque é um desporto que diz muito aos paraquedistas, refere ainda o presidente da associação.
Esta associação conta com sócios não só do concelho de Elvas, mas também de Campo Maior e outros concelhos limítrofes.
Este ano, depois de não se realizar há seis anos, a Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo organiza o IX Torneio de Paraquedismo Cidade de Elvas e a Taça de Portugal de Precisão de Aterragem. Segundo Ricardo Guerreiro, vão participar sete equipas, três a contar para o torneio e quatro a contar para a Taça de Portugal.
Ricardo revela em que consistem estas duas atividades: no Torneio em si conta a aterragem em praticamente todo o campo, a parte da Taça de Portugal o que vai contar é: os atletas irão aterrar em cima de um colchão, por sua vez o colchão tem um disco e os atletas quando aterram têm que aterrar com o calcanhar em cima do disco, quanto mais próximo ficar o pé do centro melhor, ou seja, é contado de 0 centímetros, que é o centro, até aos 16 centímetros.
Já estão inscritas equipas de Évora, do Tejo Norte, dos Boinas Verdes, dos Falcões Negros e outras equipas para o torneio, ainda que as inscrições terminem no início do mês de julho.
O evento decorre no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas, com início sábado, dia 25 de julho, pelas 8 horas, terminando neste dias pelas 19.30 horas, no segundo dia, domingo dia 26, recomeça pelas 9 horas, estando a entrega de prémios agendada para as 15 horas.