350 anos da Batalha de Montes Claros comemorados hoje

Batalha_Montes_ClarosOs 350 anos da Batalha de Montes Claros vão ser assinalados com um conjunto de iniciativas, a partir de hoje, dia 17 e até dia 24 de junho.

O programa para hoje inclui a cerimónia de homenagem aos mortos, pelas 17 horas, junto ao Padrão Comemorativo da Batalha de Montes Claros, seguindo-se, às 18 horas, a cerimónia militar comemorativa dos 350 anos da Batalha de Montes Claros, na Praça da República, às 18.45 horas serão inaugurados os bustos do Conde Shomberg e do Marquês de Marialva, no edifício dos Paços do Concelho, e às 19.15 horas será inaugurada a exposição “Guerra da Restauração ou Aclamação da Independência 1640-1668” e apresentado o vinho e o azeite comemorativos dos 350 anos da Batalha de Montes Claros, na Igreja das Servas.

No dia 18 de junho, o Salão da Misericórdia recebe a conferência sobre a Batalha de Montes Claros, com o Cor Américo Henriques. Domingo, dia 21 de junho, realiza-se uma prova de cicloturismo, com a 2ª etapa que liga o RA5, em Vendas Novas, ao Padrão Comemorativo da Batalha de Montes Claros, às 8.30 horas haverá um passeio pedestre sob o tema “Memórias de Montes Claros”, e às 21.00 horas um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército, no Largo da Fonte. As comemorações terminam no dia 24 de junho, com a apresentação da monografia sobre a Batalha de Montes Claros, da autoria do Cor Eng Berger, pelas 18.00 horas, na Igreja das Servas.

As atividades são organizadas, em conjunto, pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Exército, Escola das Armas, Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Município de Borba e Fundação da Batalha de Aljubarrota.