Jorge Queiroz apresentou Dieta Mediterrânica em Campo Maior

CCCDietaMediterranica_2O livro “Dieta Mediterrânica – Uma herança milenar para a humanidade”, de Jorge Queiroz, foi esta tarde apresentado no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior.

O autor do livro garante que a Dieta Mediterrânica “tem uma componente de alimentação mas é muito mais que isso, é um estilo de vida”.

“Há uma componente de saúde, que depois de um estudo, nos anos 50, foi verificada que a incidência de doenças cardiovasculares e coronárias nos três países do Mediterrâneo, que por acaso eram os mais pobres, tinha valores sensacionais, inclusive a longevidade. Conviviam uns com os outros, movimentavam-se, e isso surpreendeu muito a comunidade científica”, refere o autor Jorge Queiroz, garantindo ainda que “há o factor alimentar, mas não é apenas isso, há uma cultura de partilha, de entreajuda, e é essa a cultura mediterrânica”.

“A dieta mediterrânica é nem mais nem menos aquilo que o Alentejo tem, é também pelaCCCDietaMediterranica_1 proximidade de pessoas, porque é a troca de ideias, a troca dos meios, dos produtos… A dieta aqui é a dieta dos factos, é bem diferente. As pessoas comiam aquela dieta porque era aquilo que tinham, aquilo que produziam, e eram de facto produtos ricos. Tem produtos como o pão, o vinho e o azeite que são três dos produtos mais ricos do mundo e por isso não há dúvida que esta dieta é muito bem aplicada”, revelou o Comendador Rui Nabeiro à nossa reportagem.

Já o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, também marcou presença nesta apresentação, e refere que “a dieta mediterrânica é sinónimo de Alentejo”. “Claramente o Alentejo nos últimos dez anos tem sido um destino turístico pelo seu património cultural e também pelo imaterial, onde claramente de inclui a gastronomia e tudo aquilo que os nossos antepassados deixaram, que é importante para a barriga mas também para o bem-estar do ser humano em sociedade”, garante.

No final da apresentação seguiu-se uma prova de vinhos, azeite, azeitonas e outros produtos oriundos das terras do Grupo Nabeiro, confecionados pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.