Comendador Rui Nabeiro dá lições de empreendedorismo

PalestraSecundariaNabeiroO comendador Rui Nabeiro encerrou, esta segunda-feira, a palestra sobre “O Empreendedorismo e a Educação Financeira” que decorreu na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas.

No final, em declarações à Rádio Campo Maior, o administrador da empresa Delta Cafés, garantiu que estas iniciativas “têm que continuar porque uma parte dos jovens são um pouco irresponsáveis e acho que isto pode ajudá-los. Nunca é tarde para começar”.

Fátima Pinto, diretora da escoa secundária, considerou esta sessão “muito enriquecedora. Foi uma aprendizagem, para os nossos alunos, vivida e presenciada com a presença de várias instituições ligada ao empreendedorismo”.PalestraSecundariaB

Esta palestra inseriu-se na 3º edição do concurso “Todos Contam”. A diretora referiu que o concurso “consistiu na elaboração de um projeto relacionado com questões financeiras em que o nosso se intitulava “De pequenino se financia o destino” e era composto por três atividades”.

A palestra decorreu no auditório da Escola Secundaria D. Sancho II, em Elvas.

BTT: atleta do Campomaiorense sobe ao pódio em Assumar

Btt_AlexandreCeiaO atleta João Alexandre Ceia, da modalidade de BTT do Sporting Clube Campomaiorense, subiu este domingo, dia 17, ao pódio em Assumar, ao ficar em terceiro lugar.

A prova 2H Resistência em Assumar decorreu num percurso rolante, tendo o atleta do Campomaiorense conquistado o terceiro lugar em juniores.

Campo Maior: Associação das Festas do Povo realiza parceria com APPACDM de Elvas

APPACDMFloresPApelA Associação das Festas do Povo de Campo Maior e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), de Elvas, assinaram hoje um protocolo de colaboração para a elaboração de flores de Papel para as festas do Povo, que se realizam entre os dias 22 e 30 de Agosto deste ano.

João Rosinha, presidente da Associação das Festas do Povo, refere que “o mais importante é o trabalho que os utentes estão a desenvolver”.

Estas flores vão engalanar “um troço da Dr. Rua Tello da Gama. Esta ajuda é muito valiosa para as pessoas que vivem naquele troço”.

Joaquim Moura Fernandes, presidente da instituição elvense, considera esta parceria “muito importante. Participarmos num acontecimento que é importante para o país é muito interessante para os nossos utentes”.APPACDMFloresPapelB

De acordo com o presidente da APPACDM, “agora estas flores não passam de folhas de papel. O emocionante, para os utentes, vai ser quando forem visitar as ruas floridas e perceberam que são as suas flores que estão ali expostas”.

Em cima da mesa está também a possibilidade da CERCI de Portalegre fazer parte desta parceria.

Presidente da Associação Empresarial de Elvas na Conversa

SandraPedrasAssociacaoEmpresarialElvasSandra Pedras (na foto) é a atual presidente da Associação Empresarial de Elvas e a convidada da edição de hoje do “À Conversa Com”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

A presidente refere que surgiu como cabeça de lista “por convite”. “Fui convidada por duas pessoas, o João Paulo Lisboa e o Marco Reis, foram as pessoas que começaram a ter esta ideia de criar uma lista, em alternativa à que existia na Associação, fomos falando de projetos, de ideias, até que começámos a juntar as pessoas que achámos que eram as indicadas. Porque nós temos uma coisa em comum, que é: porque é que Elvas não mexe mais? Não está mais dinâmico? Porque é que Elvas está tão parado? Então estamos a querer criar situações, para criar a dinâmica, para criar alternativas, para tentar ajudar a desenvolver”, refere Sandra Pedras.

Segundo Sandra, o papel da Associação Empresarial de Elvas é o de dinamizar. “Nós vamos basear essa dinamização inicialmente em três setores: vai ser basicamente no turismo, eventos e internacionalização. Vamos tentar de certa forma, entender o mais rapidamente possível as necessidades dos associados em Elvas, e então depois, através dos projetos que já temos em mente, tentar, dentro das nossas possibilidades, dinamizar ao máximo”, refere a presidente da Associação.

A nova direção que tomou posse no passado dia 11, segunda-feira, tem um mandato de três anos à frente da Associação Empresarial de Elvas.

“Modelo para o São Mateus também vai ser revisto”, diz Mocinha

SaoMateus_ELvasDepois do sucesso da Semana da Juventude, Nuno Mocinha pretende agora repensar o modelo da edição deste ano da Expo São Mateus.

“Aquilo que foi feito na Semana da Juventude foi uma experiência, ou seja, foi um teste para ver como era a reação das pessoas, porque no fundo nós governamos para as pessoas e como foi um sucesso aquilo que aqui fizemos, o modelo para o São Mateus também vai ser revisto, face aquilo que era o modelo anterior”, referiu Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, afirmando ainda que “se o Senhor Jesus da Piedade ajudar, o São Mateus também será um êxito”.

Também a possibilidade da criação de um festival de música ibérico se encontra em cima da mesa, como revela Nuno Mocinha: “o próximo repto é pensarmos que temos ao lado uma cidade que tem 200 mil habitantes, daí pensar que no âmbito da Eurocidade também se possa fazer um grande festival, neste caso transfronteiriço/ibérico, que possa trazer a Elvas outro tipo de pessoas, mais público e também com isso promover toda a restauração, economia e comércio local”.

A Semana da Juventude de Elvas foi este ano realizada em moldes diferentes de anos anteriores: com entrada paga e em espaço coberto.

Corpo de Nelson Barros chega hoje a Borba

NelsonBarrosO corpo de Nelson Barros (foto ao lado), o rapaz de 15 anos que faleceu na noite de sábado, na sequência do despiste do automóvel em que seguia no sentido Borba/Elvas, chega esta tarde à Igreja de S. Sebastião, em Borba, cerca das 16 horas.

O enterro tem lugar pelas 18 horas no cemitério de Borba. Nelson era guarda-redes no Sport Clube Borbense e tinha sido campeão distrital de Iniciados.

Na viatura ligeira de passageiros seguiam mais quatro jovens, um ficou em estado grave, os outros três foram dados como feridos ligeiros, sendo que um deles teve alta hospitalar durante o dia de ontem.

Secundária de Elvas recebe palestra sobre empreendedorismo

PalestraSanchoII18MaioO empreendedorismo e a edução financeira vão estar esta manhã em debate, na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas.

De acordo com a diretora do agrupamento, Fátima Pinto, “esta palestra está integrada na 3ª edição do concurso ‘Todos Contam’”.

“Elaborámos um projeto que se intitula “De pequenino se financia o destino”, e portanto já fizemos várias atividades neste âmbito do empreendedorismo financeiro e vai terminar com a apresentação do projeto aos alunos e vai também ter entidades convidadas”.

A sessão de encerramento desta palestra é feita pelo Comendador Rui Nabeiro, administrador da Delta Cafés.

Artesã entrega tapete de Arraiolos no Vaticano

HortenseUma artesã de Tapetes de Arraiolos tem esta quarta-feira, dia 20, uma Audiência-Geral no Vaticano para entregar um tapete ao Papa Francisco.

Hortense (na foto), proprietária da Fábrica Tapetes Hortense em Arraiolos, escreveu uma carta dirigida ao Santo Padre, e cerca de um mês depois recebeu a resposta.

“Papa Francisco” é o nome do Tapete de Arraiolos confecionado ao longo de quatro meses para homenagear o trabalho do Santo Padre.

A obra é uma réplica de um desenho persa dos finais do século XVIII confecionada, maioritariamente, em tons azul celeste e pérola.

O Tapete tem 4,20 cm de comprimento por 1,20 de largura e apresenta-se fiel ao desenho original, e vai ser entregue por Hortense, na Audiência-Geral de dia 20 de Maio, a realizar-se na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Festas do Povo e APPACDM de Elvas assinam protocolo

AssociacaoFestasPovo2015A APPACDM de Elvas recebe esta manhã o presidente da Associação de Festas do Povo de Campo Maior, João Rosinha, para a assinatura de um protocolo entre as duas Instituições.

Este protocolo surge no âmbito da participação dos utentes da APPACDM na execução de alguns trabalhos para a próxima edição das Festas do Povo de Campo Maior.

Os utentes da APPACDM “apadrinharam” uma rua de Campo Maior para a qual estão a colaborar e pretendem dar o seu contributo na noite da enramação.

A Associação das Festas do Povo, como forma de agradecimento, vai ceder um espaço no decorrer do evento para que a APPACDM posso vender os seus produtos e angariar fundos para a Instituição.

Alunos do 1º ciclo realizam prova de português

AulaMais de 200 mil alunos realizam esta semana as provas finais do 4.º e 6.º ano, que contam 30% para a nota final, começando esta segunda-feira com a prova de Português para os estudantes do 1º ciclo.

O calendário dos exames dita que amanhã, na terça-feira, os alunos do 6º ano mostram os seus conhecimentos.

Quarta-feira e quinta-feira, realizam-se as provas finais de Matemática do 4.º ano e do 6.º ano, respectivamente.