As Festas do Povo de Campo Maior aproximam-se a passos largos e as iniciativas para incentivar a população à produção das famosas flores de papel multiplicam-se.
Esta manhã coube a uma turma de 3º ano da Escola do Bairro Novo percorrer algumas das instituições e locais públicos da vila, para distribuir algumas flores produzidas, com a ajuda das mães, e cantar algumas quadras.
A iniciativa, que surge de uma reunião de pais, adianta o professor da turma, Francisco Clérigo, serve, sobretudo para implementar o gosto pela tradição nos mais pequenos.
A turma, constituída por 20 alunos, deixou flores, entre outros locais, nas Lojas Alentejo, Hotel Santa Beatriz, Correios e Loja Social. O último ponto de paragem foi a Câmara Municipal. Para a vereadora Isabel Raminhas estas são pequenas iniciativas que fazem a diferença na vila, numa altura em que se prepara a candidatura da festa a património da Unesco.
Para João Rosinha, presidente da Associação das Festas do Povo, são iniciativas como a de hoje que garantem a continuidade da tradição, pela mão daqueles, que hoje, ainda são crianças. As Festas do Povo acontecem entre 22 e 30 de agosto. Até lá, ainda há muito trabalho a fazer, garante.
As últimas Festas do Povo realizaram-se há quatro anos. Conduziram a Campo Maior cerca de um milhão de pessoas.